Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Roteiro para visitar Viana do Castelo em 1 dia

Tags: viana castelo


A apenas 30 minutos de Espanha, a 60 km de Braga e a 80 km de Guimarães temos uma das cidades mais importantes de Portugal: a encantadora Viana do Castelo. Repleta de história, tradição e cultura, Viana foi erigida voltando-se para dois dos seus principais recursos: o Rio Lima e o Oceano Atlântico. 

Em Agosto realiza-se na cidade uma das maiores festas de Portugal: a Romaria da Nossa Senhora da Agonia que engloba o cortejo, o desfile da mordomia, a festa do traje, a procissão ao mar e muitos outros momentos notáveis. No desfile da mordomia, as mulheres vianenses vestem-se a rigor, envergando com orgulho os seus trajes e peças de ouro (que às vezes chegam a pesar dezenas de quilos).


Viana é amor, tal como diz o slogan, e tem muito para oferecer.

Vamos à descoberta por Viana do Castelo?


Onde dormir?

Este roteiro para visitar Viana do Castelo é para 1 dia ou 2 dias se quiseres conhecer tudo com calma. Se este for o teu caso então terás que dormir pelo menos 1 noite em Viana. Eu recomendo a Hospedaria Senhora do Carmo pois fica bem no centro da cidade, sendo que podes visitar os principais pontos de interesse a pé. Para além disto, a Hospedaria possui quartos espaçosos, limpos e com uma vista espetacular para o Santuário de Santa Luzia. 



Onde comer?

Mesmo ao lado do Jardim da Marginal encontra-se a Pizzaria LuzzoEste restaurante dispõe de uma esplanada com um bom ambiente, perfeito para comer nesta época de Covid. Com diversas opções de escolha, a comida é saborosa, especialmente as pizzas.


O que visitar?

Praça da República

A Praça da República está situada no coração de Viana do Castelo, constituindo o seu ponto central político e sociocultural desde o século XVI. Nesta praça estão dispostos três monumentos quinhentistas de grande valor histórico e arquitetónico: os Antigos Paços do Concelho, o Edifício da Misericórdia e Igreja e o Chafariz. De noite, a praça ilumina-se, encarnando uma das mais belas obras de Van Gogh: A Noite Estrelada.

Chafariz na Praça da República em Viana do Castelo

Antigos Paços do Concelho na Praça da República em Viana do Castelo

Edifício da Misericórdia e Igreja na Praça da República em Viana do Castelo


Museu do Traje

Localizado no fundo da Praça da República, em pleno centro histórico de Viana do Castelo, o Museu do Traje dá a conhecer os tradicionais trajes vianenses, todo o seu processo de confeção, a ourivesaria ostentada pelas mulheres vianenses (como a elegante filigrana) e muito mais. O preço de um bilhete normal é de 2 euros.



Sé Catedral de Santa Maria Maior (Sé de Viana)

A construção da Sé de Viana terá sido iniciada no século XV, apresentando portanto um grande vinco do estilo gótico. A sua imponente presença no pequeno largo onde se encontra, solicita uma paragem para a admirar quer por dentro quer por fora.



Navio-Hospital Gil Eanes

O Navio-Hospital Gil Eanes foi construído em 1955, em Viana do Castelo, tendo como objetivo prestar apoio à frota bacalhoeira portuguesa que pescava na Terra Nova e na Gronelândia. Para além de executar a sua principal função (a de hospital), serviu também como navio-correio, navio-rebocador, navio-capitania e quebra-gelos, fornecendo mantimentos, material de pesca e combustível aos barcos de pesca do bacalhau. 

Durante muitos anos esteve a apodrecer nas docas de Lisboa, até ser restaurado e aberto ao público, como Núcleo Museológico e Centro de Mar.



Ponte Eiffel

Construída em ferro e desenhada pelo arquiteto Gustave Eiffel, a Ponte Eiffel em Viana do Castelo ergue-se sobre o Rio Lima, consistindo num dos ícones da cidade.



Santuário do Sagrado Coração de Jesus (Basílica de Santa Luzia)

Popularmente conhecido como Santuário de Santa Luzia, pois localiza-se no Monte de Santa Luzia, o Santuário do Sagrado Coração de Jesus é o ícone de Viana do Castelo.  Não só detém uma vista deslumbrante sobre a cidade, a costa e a foz do Rio Lima como também a própria Basílica apresenta uma arquitetura extraordinária. A entrada é gratuita, sendo possível visitar o interior, com uma cúpula, vitrais e pinturas dignas de nota.

Arrisco-me a dizer que talvez seja a Basílica mais bonita de Portugal😲

Dica: Se não tiveres carro, podes utilizar o Funicular de Santa Luzia para chegar à Basílica, sendo este o funicular a percorrer a maior distância de todos no país (650 metros). O preço dos bilhetes é de 2€ ida e de 3€ ida e volta.

Vitrais da Basílica de Santa Luzia

Interior da Basílica de Santa Luzia


Vista a partir da Basílica de Santa Luzia



Moinhos de Montedor

A cerca de 9km do centro de Viana, ao lado do Farol de Montedor encontram-se os Moinhos de Montedor: um conjunto de moinhos com vista para o mar. É um local agradável que vale a pena fazer uma paragem.


Qual ponto acrescentarias a este roteiro para visitar Viana do Castelo num dia? Conta-me nos comentários 

Lê também estes artigos incríveis do Norte de Portugal:

  • Braga
  • Gerês
  • Guimarães
  • Montesinho 

Segue o Instagram do blog aqui.

Segue o Facebook do blog aqui.

Gostas deste post? Guarda-o para leres depois e partilha-o!

Vamos à descoberta pelo mundo?!🌏
viana do castelo o que visitar, viana do castelo mapa, viana do castelo tempo, viana do castelo hoteis, viana do castelo distrito, viana do castelo restaurantes, viana do castelo portugal, viana do castelo covid, viana do castelo alojamento, viana do castelo airbnb, viana do castelo a ponte de lima, viana do castelo apartamentos, viana do castelo alojamento local, viana do castelo autocarro, viana do castelo ao porto, porto a viana do castelo, lisboa a viana do castelo, braga a viana do castelo, hotel a viana do castelo portugal, restaurante viana do castelo, viana do castelo a braga, viana do castelo a lisboa, viana do castelo a porto, viana do castelo booking, viana do castelo barcelos, b&b viana do castelo, viana do castelo distancia, viana do castelo dormir, viana do castelo doces tradicionais, viana do castelo desfile ouro, viana do castelo distrito mapa, de viana do castelo a guimaraes, viana do castelo festas, viana do castelo ferias, viana do castelo festas 2021, viana do castelo fotos, viana do castelo fabrica de chocolate, viana do castelo flor de sal, viana do castelo gastronomia, viana do castelo geres, viana do castelo google maps, viana do castelo gil eanes, viana do castelo igreja, viana do castelo locais a visitar, viana do castelo localização, viana do castelo monumentos, viana do castelo monte de santa luzia, viana do castelo o que visitar, viana do castelo onde ficar, viana do castelo onde comer, viana do castelo o que fazer, viana do castelo onde dormir, viana do castelo o que ver, viana do castelo ouro, viana do castelo o que comer, viana do castelo o que conhecer, viana do castelo o que visitar num dia, viana do castelo airbnb, viana do castelo apartamentos, viana do castelo ourivesaria, viana do castelo comer, santa luzia viana do castelo, viana fica onde, onde fica viana do castelo, como ir para viana do castelo, como ir a viana do castelo, como ir de viana do castelo a ponte de lima, como ir de viana do castelo a santiago de compostela, o que viana significa, o que visitar viana do castelo, o que comer em viana do castelo, o que fazer em viana do castelo em 1 dia, onde dormir viana do castelo, Romaria de Nossa Senhora da Agonia, roteiro minho, roadtrip minho, conhecer o minho, amar viana, viana é amor, minho


This post first appeared on À Descoberta Pelo Mundo (Discovering The World), please read the originial post: here

Share the post

Roteiro para visitar Viana do Castelo em 1 dia

×

Subscribe to À Descoberta Pelo Mundo (discovering The World)

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×