Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Como andar de metrô no Porto usando o Andante

Uma forma eficaz de se deslocar em cidades grandes é o metrô e no Porto não é diferente, já que a malha atende boa parte da cidade, desde o centro histórico a áreas mais afastadas, incluindo a travessia até Vila Nova de Gaia. Andar de metrô no Porto é fácil, basta comprar o bilhete recarregável Andante, como explico em seguida.

A rede de metrô no Porto é recente, datada de 2002, divida em seis linhas que recebem denominação em letras (A a F) e cores diferentes, totalizando 82 estações, sendo 14 subterrâneas. A malha ferroviária atende oito regiões da área metropolitana: Porto, Maia, Matosinhos, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia e Gondomar, e ainda uma linha de funicular, o Funicular dos Guindais, no Porto. Ou seja, deslocar-se pelo Porto usando o metrô é uma ótima forma de explorar a cidade, sem gastar muito.

É fácil também comprar o bilhete do metrô nas máquinas de auto-atendimento em português ou nos idiomas: inglês, francês ou espanhol. Se você ainda não tem o cartão Andante, deve clicar em Comprar e será acrescido o valor do cartão à tarifa do transporte. Esse cartão é recarregável e válido por 1 ano, então guarde-o para usar em novas viagens. Se já tiver o cartão, escolha a opção Recarregar e coloque o cartão como indicado na foto abaixo. Cada pessoa deve ter o seu próprio Andante. Um cartão não pode ser usado por mais do que uma pessoa na mesma viagem.

Será necessário saber qual tipo de título você quer a recarga. Para isso, basta consultar na lista de estações, para qual você quer ir e ver qual título – no meu caso usei basicamente o z2 que atendia todas as estações que circulei. Acrescente a quantidade de títulos, que seria o equivalente ao número de viagens que você fará. Eu fui incluindo uma por vez, para evitar de sobrar no cartão. Na tela seguinte, você deve selecionar fatura sem contribuinte, caso você seja turista. Finalizando, procedemos para o pagamento que pode ser feito em moedas de 0,05 centavos a 2 euros ou em notas de 5 a 50 euros. A tarifa para o título z2, em agosto de 2018, custava 1,20€. Pronto! Você terá recarregado seu cartão Andante e poderá usar o metrô no Porto.

Vale lembrar que dependendo do título, o seu cartão tem validade de pelo menos 1 hora, ou seja, você pode usar o mesmo “crédito” por 1 hora se estiver no título z2 e z3, por exemplo. Antes de viajar, é obrigatório validar o seu título de transporte. Em todas as estações há validadores no acesso à plataforma. Valide no máximo com 10 minutos de antecedência e na estação onde vai embarcar, sempre que mudar de veículo. Para validar, basta aproximar o cartão Andante a menos de 10 cm do círculo preto do validador.

O metrô é limpo, seguro – ao menos durante o dia – e confortável. À medida que o trem se aproxima da estação, é feito aviso sonoro e em letreiro dentro do vagão. Vale a pena utilizar o metrô no Porto e, dessa forma, conhecer mais atrações da cidade, em menos tempo. No Porto fomos recebidos pelo hotel Infante Sagres membro da Small Luxury Hotels of the World e nos mantivemos conectados com o chip internacional Mysimtravel, que inclusive utilizamos para localizar no Google Maps as estações de metrô mais próximas das atrações que tínhamos interesse em conhecer.

O post Como andar de metrô no Porto usando o Andante apareceu primeiro em Maior Viagem.



This post first appeared on Maior Viagem, please read the originial post: here

Share the post

Como andar de metrô no Porto usando o Andante

×

Subscribe to Maior Viagem

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×