Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Carnaval 2018: Conheça os blocos tradicionais do Rio

blocos-tradicionais-do-rio

O Carnaval de Rua do Rio de Janeiro voltou a crescer nos últimos anos, com uma verdadeira explosão de blocos que arrastam multidões pela cidade. Até mesmo nomes famosos como Anitta, Preta Gil e Carol Sampaio criaram os seus e carregam uma quantidade de turistas e cariocas para se divertir. Mas o carnaval de rua da cidade é tradicional, até mesmo o desfile das escolas de samba começou na rua, e por isso muita gente opta em curtir os tradicionais. Na matéria de hoje contamos um pouco da histórias e falamos da agenda de 2018 de blocos tradicionais do Rio.

Criado em 1919, o Cordão da Bola Preta encabeça a lista dos blocos tradicionais do Rio, sendo o mais antigo que ainda continua em atividade. O nome surgiu por uma linda mulher que passava quando da sua criação com um vestido de bolas pretas. Até hoje o Bola Preta arrasta multidões em seu desfile no sábado de carnaval, pelo cento do Rio. Um milhão e meio de pessoas são esperadas para 2018, quando a partir das 09h do dia 10/02 os músicos puxarão a folia com tradicionais marchinhas de carnaval.

Também no sábado de carnaval (10/02), a partir das 16h, é a vez da Banda Sá Ferreira desfilar pela orla de Copacabana. Criada em 1971, a banda espera receber duas mil pessoas neste ano e promete distribuir em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, durante suas quatro horas de desfile, preservativos aos foliões.

Afoxé mais antigo e tradicional do Rio de Janeiro, o Afoxé Filhos de Gandhi Rio foi fundado em 1951 por trabalhadores do Cais do Porto do Rio de Janeiro, moradores dos bairros  da Saúde e Gamboa, integrantes de religiões de matrizes africanas e pelos próprios Filhos de Gandhy de Salvador, que havia sido criado um ano antes. Em 2018 desfilam no domingo de carnaval (11/02), às 18h na Gamboa, e na segunda de carnaval (12/01), às 17 em Copacabana.

No mais famosos bairro do Rio para os turistas, Copacabana, o carnaval é presença garantida. Em 1961 foi criada a Banda do Lido, que desde então anima foliões com marchinhas e sambas enredo tradicionais. Assim como todo ano, a sexta anterior ao carnaval é a data do desfile, em 2018 no dia 09/02 (17h). A banda foi criada por um grupo de moradores do bairro que queriam manter a tradição do carnaval carioca.

Grandes estrelas do samba carioca são fundadores do Cacique de Ramos, fundado em 1961. Para ser ter uma ideia da sua importância, esse que é um dos blocos tradicionais do Rio já foi tema de homenagem de outro bloco tradicional, a banda de Ipanema, e enredo do desfile da Mangueira em 2012. O bloco sai no domingo (11/02), segunda (12/02) e terça (13/02) de Carnaval, às 17hs. Pular carnaval nele é garantia de encontrar muitos sambistas famosos.

Em 1965 nasceu a Banda de Ipanema. Considerada o mais boêmia de todos os blocos tradicionais do Rio é marcado pela diversidade desde o início. Tem sua importância histórica por ter sido usada para fazer críticas políticas ao período do regime militar, já que fui fundada no mesmo ano do golpe militar. Em 2018 as datas de saída serão 10/02 (17h30), 12/02 (16h) – versão infantil, 13/02 (17h30) e 17/02 (17h30).

Outro bloco criado em meio a um cenário político brasileiro importante é o Simpatia é Quase Amor, que nasceu em 1985 durante a Campanha Diretas Já. Suas cores amarelo e lilás foram escolhidas por conta do remédio Engov, que ajuda a evitar a ressaca. Seu nome é inspirado em um personagem do compositor Aldir Blanc que, assim como o bloco, é um fanfarrão conquistador. O desfile acontecerá nos dias 03/02 e 11/02, às 16h.

Apesar de ser mais novo, criado em 1986, o Suvaco de Cristo já é considerado um dos blocos tradicionais do Rio. O nome é porque foi criado no bairro do Jardim Botânico, logo abaixo do Cristo Redentor. Oriundo da praia, como um bloco para reunir os amigos o Suvaco cresceu, se tornando um dos mais populares blocos da Zona Sul do Rio. Para 2018 deverá reunir trinta e cinco mil pessoas no desfile do dia 04/02, às 10h.

O post Carnaval 2018: Conheça os blocos tradicionais do Rio apareceu primeiro em Maior Viagem.



This post first appeared on Maior Viagem, please read the originial post: here

Share the post

Carnaval 2018: Conheça os blocos tradicionais do Rio

×

Subscribe to Maior Viagem

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×