Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

O Rio visto do Parque Municipal do Penhasco Dois Irmãos

Popularmente conhecido como Mirante do Alto Leblon, a partir do Parque Municipal do Penhasco Dois Irmãos, a vista de diversos cartões postais cariocas é de tirar o fôlego. Com acesso para quem vai de carro ou a pé, vale a pena escolher um belo dia no Rio de Janeiro para conhecer o local.

Durante os séculos 16 e 17, as terras no entorno do Penhasco Dois Irmãos eram usadas para agricultura e pastagem, posteriormente, deram espaço à plantação de cana de açúcar, até o final do século 19. No final dos anos 30, a área foi subdividida para ocupação urbana, dando origem ao que é chamado hoje Alto Leblon. Criado pela Prefeitura do Rio em 1992, o parque localizado nesta área, possui uma área de 39 hectares. Com a presença do ecossistema de Mata Atlântica e costão rochoso, a fauna residual em virtude da grande intervenção humana, encontra-se em processo de recuperação graças ao Projeto Mutirão Reflorestamento.

O acesso se dá pela rua Aperana, no Alto Leblon, o que fez com que o primeiro mirante do parque ficasse conhecido como Mirante do Alto Leblon. Importante não confundir com o Mirante do Leblon, que fica no começo do acesso à Avenida Niemeyer. É possível subir de carro, já que o local conta com um pequeno estacionamento, mas é bem fácil seguir a pé pela rua Aperana, em que após alguns minutos de caminhada em ladeira, chega-se à entrada do Parque Municipal do Penhasco Dois Irmãos.

No primeiro mirante, Mirante Orla, se tem uma vista de toda orla de Ipanema e Leblon que é incrível e rende belíssimas fotos. Em meio a uma área bem arborizada, se encontra um dos monumentos em memória às vítimas do voo AF447 da AirFrance, cujo acidente se deu em 01/06/2009. Uma placa de vidro com gaivotas, representam os 228 homens, mulheres e crianças desaparecidos no acidente.

Descendo por uma escada, chegamos a uma área onde a vista da orla continua belíssima, mas de onde também podemos observar o oceano e as ilhas do arquipélago das Cagarras. Formado por sete ilhas e rochedos, o arquipélago se situa a 5km ao sul da famosa praia de Ipanema, cujo acesso é possível em passeios de barco. Nesta mesma área, um outro monumento em memória às vítimas do acidente com o voo AF447, com o nome de cada uma delas.

A partir desse ponto, continuamos por uma trilha de paralelepípedos que nos levou aos outros mirantes. A preservação da mata permite avistar com facilidade micos, pássaros, cobras e lagartos. Com vista privilegiada da cidade, a partir do Mirante Lagoa, temos uma visão do Cristo Redentor e da Lagoa Rodrigo de Freitas. Brinquedos, quadras poliesportivas, jardins e esculturas, com destaque para peças em aço desenhadas por Oscar Niemeyer, são outros atrativos do parque.

Existe também uma trilha de 1,5 km que leva ao sopé do Irmão Menor, que compõe o Morro Dois Irmãos, podendo ser feita por iniciantes, com pontos de subida de curta distância. Não fiz essa trilha e não sei informar se é segura, porém em todo o percurso que fiz, pude observar guardas florestais e seguranças. Importante ressaltar que não há qualquer ponto de venda de alimentos e bebidas. Próximo ao Mirante da Lagoa há um bebedouro e banheiros simples.

Para que o parque continue íntegro, alguns cuidados devem ser tomados pelos visitantes. Não é permitido caçar, capturar, abandonar e alimentar os animais, bem como danificar e coletar plantas ou abrir trilhas. O acesso e permanência de animais domésticos também é proibido, por motivo de proteção à fauna silvestre. É terminantemente proibido fazer fogo com material de qualquer espécie, deixar oferendas religiosas ou velas e jogar lixo fora dos coletores existentes, bem como nas trilhas. O Parque Municipal do Penhasco Dois Irmãos fica aberto de terça a domingo, das 08h às 17h.

O post O Rio visto do Parque Municipal do Penhasco Dois Irmãos apareceu primeiro em Maior Viagem.



This post first appeared on Maior Viagem, please read the originial post: here

Share the post

O Rio visto do Parque Municipal do Penhasco Dois Irmãos

×

Subscribe to Maior Viagem

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×