Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Projeto Tamar

Tamar/RN
Base Experimental do Rio Grande do Norte


Fundado em 1980, o Projeto TAMAR tem como finalidade o restabelecimento do ciclo reprodutivo das tartarugas marinhas, interrompido pela ação do homem.

No mundo existem sete espécies delas. Todas ameaçadas de extinção e protegidas por leis nacionais e internacionais. Cinco ocorrem e se reproduzem no Brasil, são elas: tartaruga verde, tartaruga de couro, tartaruga de pente, tartaruga oliva e tartaruga cabeçuda.

No Rio Grande do Norte o Projeto Tamar mantém uma base experimental há 03 anos no município de Tibau do Sul/Pipa para monitorar uma área de reprodução de tartarugas de pente (Eretmochelys imbricata). Nos últimos anos vem crescendo o número de desovas nessas praias, sendo que na última temporada foram registrados mais de 200 ninhos num trecho de 08 kilometros de praia (Praia de Cacimbinha e Praia das Minas/Sibaúma).

O período de postura no litoral do Rio Grande do Norte vai de dezembro a maio, sendo que nesse época as praias são sinalizadas e além do monitoramento dos ninhos, são realizadas palestras e atividades educativas nas respectivas comunidades. A Base do Tamar/RN também apóia o trabalho científico de marcação de tartarugas na Reserva Biológica do Atol das Rocas.

Fonte: Ibama/Rn



This post first appeared on Natal- RN, please read the originial post: here

Share the post

Projeto Tamar

×

Subscribe to Natal- Rn

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×