Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Pseudoarqueologia


A Pseudoarqueologia (tipo de pseudociência) ou também conhecida como Arqueologia Fantástica é um apanhado de suposições e achismos completamente desconectados que distorcem, interpretam mal e deturpam a pesquisa arqueológica de uma forma totalmente não científica e absolutamente especulativa. Estas suposições e achismos incluem: alguns exemplos de Arqueologia Bíblica, Pirâmides na Amazônia, Fenícios no Brasil, Atlântida, Mu, entre outros... Sendo praticada principalmente por pessoal leigo e não treinado em arqueologia, como escritores de ficção-científica, gurus esotéricos, e fanáticos religiosos.


O principal argumento do pseudo-cientista é a "teoria da conspiração", onde o conhecimento científico e politicamente manipulado pelos governos para que a sociedade não tenha acesso a uma "verdade escondida", com esta lógica o pseudo-arqueólogo acredita que: 1) todos os cientistas no mundo são conspiracionistas, 2) que só uns poucos "escolhidos" tem total acesso ao conhecimento, 3) papai noel e coelhinho da páscoa não são contos infantis...


O método investigativo deste tipo de construção se baseia na ausência de provas "negativas", ou seja , para o pseudo-cientista a ausência de provas de que algum Fato não exista é sua confirmação de que este "possa" existir, assim a imaginação é o limite. Pois se diferentes provas científicas mostram que determinado fato X não pode ter acontecido - pois aconteceram os fatos Y e Z em seu lugar - para o pseudo-arqueólogo isto não importa pois a prova não é sobre o fato X e assim seu argumento se sustenta, porém para a ciência isto importa pois as provas cientificas de terem acontecido o fato Y e Z em lugar do fato X automaticamente anulam o fato X. Desta forma este tipo de raciocínio pseudo-arqueológico não é cientifico, já que, não é o caso de negar a possibilidade de que algo venha a existir, exista ou existiu, mas sim de (eu ainda utopicamente acredito) querer desconhecer o que cientificamente já se sabe.



This post first appeared on ArqueoBlog, please read the originial post: here

Share the post

Pseudoarqueologia

×

Subscribe to Arqueoblog

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×