Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Plano Director Municipal

As rainhas das colónias são as únicas responsáveis pela sobrevivência da espécie, assim como também regulam o tamanho da colónia e colocam os ovos consoante as necessidades da mesma.
Após se enterrar, e seis semanas depois, a rainha coloca pupas. Pequenas obreiras emergem do primeiro parto da rainha. Estas são fracas e pequenas, mas aptas a arranjar comida, e a cuidar da segunda postura da rainha. Nesta segunda postura, as obreiras já se assemelham em tamanho, ao que seria de esperar numa formiga-bebé. Estas segundas obreiras nascem no Outono. A nova colónia não se torna uma presença notada na vizinhança até à próxima Primavera, quando nessa altura, o formigueiro já terá cerca de 500 habitantes.
No final de 2 anos, a colónia terá alguns milhares de formigas, um ninho subterrâneo bem estruturado, e um pequeno número de formigas fora do formigueiro, à procura de comida. Quando uma colónia sobrevive aos primeiros 2 anos de vida com a rainha viva, esta poderá, na maior parte das vezes, viver até aos 15 anos. A taxa de mortalidade das rainhas no primeiro ano de vida é de 99%. A taxa de mortalidade das rainhas em formigueiros com mais de 2 anos é apenas de 5%.
A colónia começa a reproduzir-se, nascem os primeiros machos e fêmeas virgens, preparando-se para o voo nupcial, que ocorre ao final de 5 anos. Nesta altura, o formigueiro terá cerca de 10.000 insectos. A colónia manterá sensivelmente este número nos próximos 10 a 15 anos, até à morte da rainha (ver figura em baixo).
Grande parte do sucesso de uma colónia deve-se à sua localização no espaço que a rodeia, sendo evidente que a rainha escolhe o melhor possível essa localização. A vizinhança da colónia, especialmente as idades e tamanhos dos vizinhos, determinam se a colónia sobrevive em todo o seu tempo de vida.


Quanto mais velha a colónia, mais formigas ela tem. No final de 5 anos terá cerca de 10.000 formigas e mantém este tamanho até ao fim da vida da rainha. Nessa altura, a colónia morre.



This post first appeared on A Formiga No Carreiro, please read the originial post: here

Share the post

Plano Director Municipal

×

Subscribe to A Formiga No Carreiro

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×