Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Darth Vader, a formiga ''voadora'' — Parte 2

As formigas já fazem parte da lista de animais que voam. E são obreiras. Sem asas.
Chama-se planar, ou descida aérea directa. As Cephalotes astratus usam esta característica quando se encontram em perigo, nomeadamente no alto de uma árvore. Quando ameçadas, ''saltam'' lá de cima, e ''voam'' usando o efeito similar aos planadores para chegar ao chão. Esta façanha deve-se ao facto de as patas anteriores serem maiores que as patas posteriores.
O voo das pequenas divide-se em três partes: uma queda livre de cerca de 1 metro, depois o começo da planagem, que lhes reduz a velocidade, e lhes permite controlar o voo, terminando numa queda vertical. Cerca de 85% delas conseguem encontrar a árvore de onde saltaram. A velocidade a que descem a 10 metros de altura, é de cerca de 4.3 metros por segundo, enorme para uma criatura tão pequena. Se fosse um ser humano, cairia à velocidade de 300 km/h, a uma altura de 5 km.
O rasto odorífero da colónia não lhes é de grande ajuda. Se uma formiga cair no chão e não encontre o trilho para a árvore ou para o ninho, ficará perdida para sempre.
Outras espécies usam a mesma técnica desta Cephalotes astratus: alguns largartos, cobras e sapos. Que se saiba, os porcos ainda não voam.

Para ver um video sobre as formigas voadoras, cliquem aqui. É necessário o Realplayer.


This post first appeared on A Formiga No Carreiro, please read the originial post: here

Share the post

Darth Vader, a formiga ''voadora'' — Parte 2

×

Subscribe to A Formiga No Carreiro

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×