Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

716 x ƒ387 + 23 = √827 [-2] π 9

A Cataglyphis fortis, uma formiga do deserto do Saara, viaja centenas de metros em ziguezague, mas consegue encontar o ninho através de outro caminho.
Esta formiga tem integrado uma espécie de ''odorímetro'', que produz uma operação matemática complexa. Assim, a sua viagem é dividida em pequenos sectores, cada qual com a sua distância e direcção, sendo estes dados acrescentados ao ''odorímetro'', que fornece a direcção e a distância total de volta ao ninho.
Mas que dizer dos ''montes'' e ''vales'' que as petizas percorrem? Foi feita uma experiência em que foram colocadas formigas numa zona, para elas, bem acidentada, até a um monte de comida. A distância media 9 metros. Se o terreno fosse plano, a distância era de 5 metros. O terreno foi alisado, e as formigas (em ziguezague), percorreram a distância de 5 metros. Foi feita a experiência ao contrário (primeiro 5 metros, depois, 9) e os resultados foram similares.
Isto significa que as formigas aparentemente calculam a projecção horizontal da distância percorrida, através de um plano x-y. Para este cálculo, as formigas têm uma forma de estimar as inclinações e profundidades percorridas, multiplicando a distância percorrida, pelo coseno do ângulo de inclinação para corresponder à distância à superfície. Complicado? Muito!



This post first appeared on A Formiga No Carreiro, please read the originial post: here

Share the post

716 x ƒ387 + 23 = √827 [-2] π 9

×

Subscribe to A Formiga No Carreiro

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×