Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Teste de fim de ano

Vamos a experiências. As Formigas são seres extraordinários. Os projectos científicos com formigas podem ajudar-nos a compreender mais acerca delas e como vivem no nosso planeta. Como é que se demonstram certas características das formigas? Como interagem? ''A formiga no carreiro'' preparou um pacote de experiências muito simples e básico para os leitores mais entusiastas deste blog. Em frente, portanto.

Antes de mais, alguns pontos prévios. Nunca, mas nunca mexer nas formigas. Não pode, nem deve existir nenhuma influência exterior que condicione a experiência efectuada. Se forem crianças a fazê-la, aconselho a supervisão de um adulto.


EXPERIÊNCIA # 1

Testem o efeito da mudança de temperatura nas formigas. Precisam de um observatório (um copo grande de plástico transparente, com tampa, em alguma terra lá dentro) e algumas formigas. Também precisam de espaço num frigorífico para colocar lá dentro o observatório.
Anotem a actividade das formigas quando se deslocam à temperatura ambiente. Verifiquem a temperatura existente. Agora coloquem o observatório no frigorífico durante 10 minutos. Depois desses 10 minutos, retirem o observatório e anotem o quanto devagar as formigas se deslocam. As formigas andam mais devagar a temperaturas mais baixas. Quanto mais alta a temperatura, mais actividade têm as pequenas.

Esta experiência responde às seguintes questões: Quais os efeitos da mudança de temperatura nas formigas? Porque é que acontece?


EXPERIÊNCIA # 2
Testem o efeito da luz e da escuridão nas formigas. Precisam agora de 2 observatórios para esta experiência. Disponham 25 formigas em cada observatório. Coloquem um dos observatórios na escuridão durante um determinado espaço de tempo. Coloquem o outro observatório à luz do dia durante o mesmo espaço de tempo. Anotem as diferenças de qual foi a quantidade de trabalho produzido (túneis, montes, escavações, etc.). Desenhem as conclusões da experiência.

Esta experiência responde às seguintes questões: Quais os efeitos da luz e da sombra nas formigas?


EXPERIÊNCIA # 3
Esta experiência, que se pode tornar morosa, serve para testar a habilidade das formigas de construir túneis em terra seca e húmida. Também podemos querer verificar a consistência dos túneis construídos. Coloquem algumas formigas no observatório com terra húmida e cronometrem o tempo. Quando terminarem de construir um túnel com 3 cm, anotem o tempo que as formigas demoraram a construí-lo. Agitem o observatório lentamente, para verificar a consistência do túnel. Agora disponham as formigas num observatório com terra seca. Repitam o processo de cronometragem. Comparem os resultados e tirem conclusões da vossa experiência.

Esta experiência responde às seguintes questões: Para as formigas, qual é a melhor terra para a construção de túneis?


EXPERIÊNCIA # 4
A última experiência permite verificar a reacção das formigas aos diferentes tipos de comida.
Coloquem diversos tipos de comida no observatório (carne, sal, açúcar, citrinos e vegetais verdes) e verifiquem como as formigas se comportam. Preferem certos tipos de comida? Tirem conclusões baseados no resultado das vossas observações.

Esta experiência responde às seguintes questões: Que tipo de comida gostam as formigas? Qual a que menos gostam?

Aguardo com expectativa os vossos resultados.


This post first appeared on A Formiga No Carreiro, please read the originial post: here

Share the post

Teste de fim de ano

×

Subscribe to A Formiga No Carreiro

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×