Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Mercado de Tecnologia em 2023: Resiliência e Estabilização

Quando o ano de 2023 começou, o Mercado de recrutamento de tecnologia estava cheio de incertezas. Após dois anos de crescimento acelerado devido à demanda reprimida durante a pandemia, surgiam dúvidas sobre a sustentabilidade desse ritmo. Com o aumento dos custos, inflação elevada e taxas de juros em ascensão, os bons tempos continuariam?

Confiamos em nossa intuição e previmos que o mercado seria resiliente, especialmente porque a tecnologia é considerada um setor “protegido”. A transformação digital se tornou um imperativo para as organizações continuarem a crescer, o que significa que elas precisam de pessoas com habilidades técnicas.

Um mercado em estabilização

Agora, seis meses depois, temos o prazer de confirmar que nossas previsões estavam corretas. De fato, no primeiro trimestre deste ano, os volumes de contratação permanente estavam no mesmo nível de 2022, um ano pós-pandemia marcado pelo crescimento.

No entanto, ao longo deste ano, a atividade no mercado diminuiu. Isso não é necessariamente ruim, pois o mercado estava se movendo a uma velocidade frenética anteriormente. Agora, as coisas se estabilizaram, tornando-se menos agitadas e mais avaliadas. Podemos dizer que estamos retornando aos níveis observados antes da pandemia, quando a economia estava em pleno curso. As empresas estão considerando com mais cautela antes de contratar e estão mais avaliativas antes de fazer uma oferta. Não é mais um ambiente competitivo tão frenético como antes.

Os candidatos também se tornaram mais cautelosos. Em um mercado e economia mais restritos, eles estão analisando com cuidado os benefícios e riscos de uma mudança de emprego.

Variações em diferentes setores

O mercado de tecnologia apresenta diferenças perceptíveis entre os setores. As grandes empresas de tecnologia vêm passando por ajustes em sua força de trabalho, o que infelizmente resultou em algumas demissões significativas. No entanto, esse tipo de ajuste diminuiu e, na verdade, estamos começando a observar sinais de uma retomada em algumas áreas.

As pequenas e médias empresas (PMEs) também foram afetadas no mercado de tecnologia. Com o financiamento para startups e empresas em crescimento mais difícil de ser obtido (houve uma queda de 55% no financiamento para startups de tecnologia nos EUA no primeiro trimestre), suas contratações foram impactadas e as empresas estão sendo mais seletivas e focadas em metas específicas ao contratar. Por outro lado, setores fortemente dependentes da demanda do consumidor, como varejo e bens de consumo, têm mostrado menos atividade no mercado de contratação.

No entanto, outros setores se mantiveram resilientes e praticamente sem mudanças. Organizações do setor público e instituições de ensino superior, por exemplo, têm programas e necessidades estratégicas fundamentais para a transformação digital, o que faz com que continuem a contratar. O setor de serviços financeiros também permaneceu ativo, com grandes empresas expandindo seus negócios principais, embora enfrentando alguns desafios no final do período.

Leia também: Nova tecnologia de bateria de Zinco é mais eficiente e produz hidrogênio verde

Quatro tendências importantes

Existem quatro tendências notáveis que merecem destaque:

  1. Aumento de trabalhadores contratados

Uma das características que identificamos seis meses atrás foi uma tendência de aumento em contratações de trabalhadores contratados, em relação às contratações permanentes. Agora, estamos começando a ver os primeiros indícios dessa mudança, o que demonstra a resiliência do mercado. No entanto, o que temos observado é que os empregadores estão contratando recursos para tarefas específicas e, quando essas tarefas são concluídas, estão mais propensos a encerrar o contrato, em vez de encontrar novas atividades para esses profissionais.

  1. Demanda por novos líderes digitais

Uma área de alta demanda é por líderes e executivos digitais. Especialmente para grandes empresas corporativas, existe a necessidade de uma nova geração de líderes digitais que possam impulsionar o negócio em sua jornada de transformação digital, migrando para ambientes baseados em nuvem e liderando com produtos inovadores. As organizações estão buscando líderes com agilidade e habilidades adaptativas para navegar por mudanças operacionais, disrupções tecnológicas, desafios econômicos e eventos globais imprevisíveis. Precisamos encontrar os “Ted Lassos” da tecnologia em um mundo onde a única constante é a mudança.

  1. Disrupção generativa da IA?

Falando de mudanças e disrupção, não podemos deixar de mencionar a inteligência artificial generativa, como o ChatGPT. O impacto que ela poderá ter na forma como as pessoas trabalham com as máquinas, e consequentemente nas necessidades de contratação, ainda é uma incógnita. No entanto, é certo que será um fator disruptivo. Encorajamos todos os executivos de TI a explorarem completamente a inteligência artificial generativa e avaliarem seu potencial para os negócios. Um estudo realizado pelo GitHub, Microsoft e Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) descobriu que o Copilot do GitHub aumentou a produtividade dos desenvolvedores em impressionantes 55,8%.

  1. Moderação nos salários

Outra tendência forte tem sido o aumento dos salários. Esse é um tema quente atualmente no cenário macroeconômico, com o Banco da Inglaterra destacando que o aumento dos salários é um dos principais impulsionadores da inflação nacional. No Relatório de Liderança Digital do ano passado, mais da metade dos líderes digitais expressou preocupação de que os aumentos salariais na área de tecnologia fossem insustentáveis.

Há seis meses, compartilhamos a perspectiva de que os salários de tecnologia provavelmente começariam a se estabilizar. Agora, podemos ver sinais de que isso está acontecendo, mesmo com uma tendência geral de aumento dos salários. Os salários e taxas contratuais não estão aumentando no ritmo vertiginoso de alguns anos atrás. Essa moderação é uma boa notícia para os empregadores, que precisam administrar seus orçamentos e despesas com maior cautela.

Um mercado promissor

Em suma, o mercado de tecnologia está em uma posição bastante saudável e esperamos que essa tendência continue no segundo semestre de 2023. Com a esperança de uma queda na inflação e uma redução nas pressões de custos, podemos antecipar uma aceleração renovada na atividade, à medida que o otimismo aumenta.

Embora a escassez de habilidades continue sendo um desafio, principalmente em áreas como nuvem/DevOps, engenharia, análise de dados e especialização em produtos, o mercado oferece oportunidades tanto para recrutadores quanto para candidatos.

O post Mercado de Tecnologia em 2023: Resiliência e Estabilização apareceu primeiro em TecStudio.



This post first appeared on TecStudio, please read the originial post: here

Share the post

Mercado de Tecnologia em 2023: Resiliência e Estabilização

×

Subscribe to Tecstudio

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×