Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

As barragens hidrelétricas emitem um bilhão de toneladas de gases de efeito estufa por ano, aponta estudo

Hidrelétricas fora do normal

As hidrelétricas contribuem com mais aquecimento global do que o estimado anteriormente, de acordo com um estudo publicado em BioScience.

Parece que o boom atual e planejado de projetos hidrelétricos dobraria a cobertura atual de Barragens no mundo e agravará o problema.

Os pesquisadores descobriram que a vegetação podre na água significa que as Barragens Emitem Cerca de um bilhão de toneladas de gases de efeito estufa a cada ano. Isso representa 1,3% das emissões antropogênicas anuais globais (causadas por humanos).

Quando considerados ao longo de uma escala de tempo de 100 anos, as barragens produzem mais Metano do que plantações de arroz e biomassa, o estudo mostrou.

“Nós estimamos que as barragens emitem cerca de 25% mais de metano por unidade de superfície do que o estimado anteriormente”, disse Bridget Deemer, da Escola de Meio Ambiente da Universidade Estadual de Washington, em Vancouver, e principal autor do estudo.

“O metano permanece na atmosfera por apenas cerca de uma década, enquanto o CO2 permanece vários séculos, mas, ao longo de 20 anos, o metano contribui quase três vezes mais para o aquecimento global do que o CO2, um período relevante para os formuladores de políticas”, acrescentou.

O metano é produzido no fundo dos reservatórios, onde o oxigênio é baixo e as bactérias decompor o material orgânico, como árvores e gramíneas, que já está presente ou transportado pelo curso de água. Parte do metano torna-se CO2; o resto é levado à superfície como bolhas.

Analisando mais de 250 barragens e incluindo emissões à base de bolhas, os pesquisadores descobriram que as barragens também emitem mais metano do que lagos e zonas húmidas.

Emily Stanley, professora em linguologia e ciências marinhas na Universidade de Wisconsin-Madison, disse que o estudo é “muito relevante”, pois oferece a melhor informação disponível sobre emissões de gases de efeito estufa de barragens. Isso mostra que as altas emissões de metano não estão ligadas à localização ou antiguidade dos reservatórios, como sugerem outros pesquisadores, mas à quantidade de material orgânico.

De acordo com o estudo, as algas que proliferam em represas a jusante podem receber mais nutrientes, como nitrogênio ou fosfato, e, portanto, produzir mais metano.

Deemer está entusiasmado com as possibilidades que esta pesquisa apresenta para projetar, situar e operar barragens que emitem menos gases.

Os pesquisadores sugeriram que o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas considere essas emissões de metano em futuros orçamentos.

Este artigo apareceu originalmente naSciDev.Net

O post As barragens hidrelétricas emitem um bilhão de toneladas de gases de efeito estufa por ano, aponta estudo aparece primeiro no TecStudio.



This post first appeared on TecStudio, please read the originial post: here

Share the post

As barragens hidrelétricas emitem um bilhão de toneladas de gases de efeito estufa por ano, aponta estudo

×

Subscribe to Tecstudio

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×