Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Ilhasoft e a crise dos refugiados venezuelanos

A Ilhasoft participou, no início do julho deste ano, de uma missão conjunta em Bogotá, na Colômbia, para construir soluções de comunicação e promover a integração de refugiados Venezuelanos. Essa reunião, convocada pela ONU (Organização das Nações Unidas) e pelo UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), contou com representantes das agências da organização e parceiros internacionais. 

Aqui, você vai saber mais sobre a nossa participação nesse evento!

Para entender antes: a situação da Venezuela

As crises econômicas e políticas acompanham a Venezuela há muitos anos. A queda do PIB desde 2013, ocorrida pela redução do preço dos barris de petróleo – principal produto de exportação e cuja receita financiava programas sociais -, gerou uma forte crise humanitária causada pela falta de remédios e alimentos.

No Brasil, venezuelanos caminham por estradas até Boa Vista, capital de Roraima. Quem não pode pagar o transporte, viaja por mais de 200km a pé. Foto: ACNUR/Reynesson Damasceno

De acordo com a ONU, foram mais de três milhões de venezuelanos que saíram do país e estima-se que, até o fim de de 2019, haverá mais de 5,3 milhões de refugiados em países vizinhos e além. 

Não apenas a oferta de abrigos, alimentação e saúde nas áreas fronteiriças tem preocupado a ONU, mas também as estratégias de comunicação nas comunidades.

Como a tecnologia na comunicação tem ajudado até aqui?

O êxodo de venezuelanos já é o maior da história moderna da América Latina e do Caribe. 

Grupos de Whatsapp e redes sociais até têm se popularizado entre os refugiados  para a troca de informações sobre abrigos e acessos a serviços essenciais, mas as fake news e boatos ainda são um problema.

Como tantos desafios de comunicação podem ser solucionados? Junto com a ONU, essa é uma das preocupações da Ilhasoft na solução do problema durante a reunião.

As estratégias da ONU e a participação da Ilhasoft

A ferramenta U-Report foi criada para capacitar as populações, focada, mas não limitada, aos jovens. Aqueles que se registraram no U-Report, os “U-Reporters”, trocam mensagens sobre desenvolvimento, direitos da criança e melhorias nas comunidades. 

O U-Report usa o RapidPro, uma ferramenta de mensagens desenvolvida pelo UNICEF da qual a Ilhasoft é mantenedora e contribuidora.

O U-Report On The Move é um projeto piloto a ser implementado em quatro países importantes do Plano de Resposta a Refugiados e Migrantes (RMRP). Sendo esses países: Brasil, Colômbia, Equador e Peru. Os refugiados e migrantes venezuelanos serão os maiores beneficiados. 

As comunidades são solicitadas a registrar usando seus próprios canais e, em seguida, anonimamente, enviar e receber informações, bem como responder a questões.

Mas como podemos garantir mais ideias para ampliar a comunicação e melhorar a vida dessas pessoas?

Durante os três dias de reunião, estivemos ao lado de representantes de agências da ONU, organizações e parceiros internacionais para identificar desafios e oportunidades e ainda envolver potenciais parceiros a nível nacional. 

Participamos de oficinas e workshops para discutirmos e construirmos um plano de ações que possibilitem melhorias na qualidade de vida dessas pessoas. Da travessia ao dia a dia nos países onde buscaram refúgio. 

Nas atividades, grupos foram formados para desenvolver as soluções de comunicação para os venezuelanos. Ao lado dos parceiros, fomos estimulados a responder perguntas sobre como é o processo de comunicação e as trocas de informações entre os refugiados.

Embarcamos nas oficinas para sugerir o chatbot como uma das estratégias para a disseminação e troca de informações básicas sobre bem-estar, oportunidades de emprego e acesso à saúde, por exemplo. 

A Ilhasoft é parceira do UNICEF e preocupa-se com a proteção dos mais vulneráveis!

Agora, nossos próximos passos serão para entender os principais tópicos de interesse e alinhar com os parceiros as estratégias para envolver os venezuelanos.

O post Ilhasoft e a Crise Dos Refugiados venezuelanos apareceu primeiro em Ilhasoft.



This post first appeared on Blog - Criação De Aplicativos, please read the originial post: here

Share the post

Ilhasoft e a crise dos refugiados venezuelanos

×

Subscribe to Blog - Criação De Aplicativos

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×