Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Windows 10: Vale a pena? [Review]

Eu não costumo escrever sobre Windows nesse blog, mas eu não tenho NADA contra o sistema Windows, eu até brinco sobre as falhas do Windows mas é só uma brincadeira, só para deixar claro. Eu gosto de Linux, eu não odeio o Windows, ok?

Hoje vou comentar sobre o Windows 10, o mais atual sistema da Microsoft que, atualmente, ainda tem upgrade gratuito de outras versões mais antigas. Vou abordar os aspectos positivos e negativos e citar o meu “veredito” se você deve utilizar o Windows 10.

Prós:

A nova versão do sistema retorna a elas: as famosas janelas! Agora os aplicativos universais que vem do Windows Phone rodam também em janelas, não mais em fullscreen como no desafortunado Windows 8. Isso traz o Windows novamente ao desktop, não com foco no toutchscreen. Apesar disso, se você tem um dispositivo híbrido o Continuum é o recurso que fará a detecção e trará uma versão otimizada da interface gráfica para telas sensíveis ao toque.

Uma outra novidade é o “novo velho” Menu Iniciar, agora integrando os blocos dinâmicos do Windows 8 com o layout do Windows 7. Para quem não gostou da Metro, é uma boa pedida! O menu traz informações rápidas a todo o momento e atalhos intuitivos para os programas. Agora também o menu que exibe todos os softwares instalados agora são classificados em ordem alfabética e não mais por pastas e atalhos.

Para os jogadores, a nova versão da API DirectX promete um melhor acesso ao hardware pelo desenvolvedor e mais desempenho para o end-user. Ainda não foi possível ver uma melhora significativa, mas há possibilidade de que no futuro os desenvolvedores aproveitarem mais a API.

A nova interface gráfica do Windows (Que a meu ver é um fork do KDE 5) traz um design minimalista e flat , com linhas mais definidas. Para quem gosta é uma boa pedida.

Contras:

Chegando na parte podre do negócio: os bugs. O sistema mesmo após um ano de lançamento, o sistema está pior que uma beta. Nem o Ubuntu beta é tão bugado. Os drivers param de funcionar freneticamente e o uso do CPU é altíssimo sempre. O sistema promete mais desempenho, mas não mudou para melhor em relação ao Windows 7. O sistema me pareceu mais pesado que o Windows 7 de 2009.

Em quesito confiabilidade e estabilidade, o Windows 7 ainda é melhor. O Windows 10 não chega aos pés da estabilidade da versão 7. Os apps travam com frequência e não dá para contar com um sistema assim.

O pessoal da Microsoft insiste em forçar o upgrade para esta versão, para obter mais dados dos usuários para os anúncios direcionados ( e diga-se de passagem, também para a NSA). Este Windows é um crime contra a privacidade. Eu não ousaria usar isso para acessar sequer o Facebook, sequer usar em uma empresa ou em órgãos públicos, sendo que os dados digitados, audio do microfone é gravado, câmera usada até mesmo que desligada pelos botões de função.

Concluindo o meu texto, o meu veredito é: eu não recomendaria o uso desse Windows. Eu citei alguns fatores bons do Windows 10 para mostrar não só o ruim do sistema e para não dizerem que sou hater de Windows ou fanboy de Linux. Eu mostrei os dois lados, mas “colocando na balança” não vale a pena ainda. O DX12 não faz nada do que promete, e ainda não supera o 11. O Windows 10 não tem a confiabilidade e segurança do Windows 7. O sistema ainda é instável e invade a privacidade do usuário. Use por sua conta e risco. Essa é minha opinião. Uma opinião de um usuário final curioso que não é o dono da verdade, se você discorda coloque tudo que está em jogo na balança e tire suas próprias conclusões.




This post first appeared on Nerdices Alheias, please read the originial post: here

Share the post

Windows 10: Vale a pena? [Review]

×

Subscribe to Nerdices Alheias

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×