Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Análise: Fedora 26

O Fedora, Sistema operacional desenvolvido de forma comunitária com patrocínio da RedHat, chega a sua vigésima sexta versão. Como característica, este sistema traz pacotes muito atualizados e a última versão do ambiente gráfico Gnome.

Em primeiro lugar, devemos estar atentos para o fato de que o foco da distribuição é público desenvolvedor. Mas, apesar disso, pode também ser utilizado por usuários mais básicos, claro que após de algumas customizações. Eu que não sou desenvolvedor profissional mas o estou utilizando em meu computador pessoal sem muitas dificuldades.

Falando da parte mais técnica, o sistema tem uma instalação gráfica meio confusa, mas que não torna a instalação tão difícil. Após a instalação, o ambiente Gnome 3.24 é apresentado de forma basicamente pura. Logo depois, ao instalar diversos programas, tudo ocorreu de forma simples e sem erros, mesmo possuindo diversos pacotes recentes (que por vezes podem ser instáveis).

Deve-se pontuar também que o sistema não conta com facilidades para a instalação de codecs. Torna-se necessário procurar um programa auxiliar que ajude neste ponto, como o Fedy. Esse programa traz diversas funções, como a adição de repositórios de programas de código proprietário. Creio que sem o uso destes mesmos o uso básico do computador fica quase impossível.

Internamente, o sistema traz a versão 4.11 do kernel Linux, a versão mais atual do servidor gráfico Wayland e módulos de drivers para dispositivos AMD e Intel em versões muito atualizadas. O Wayland ainda tem alguns problemas de compatibilidade com alguns programas mas de modo geral está operando satisfatoriamente (ao menos quando se utiliza os drivers open-source).

Em conclusão, posso lhe garantir que o Fedora é um bom Sistema Operacional, muito atual e também muito estável. Se o usuário não tem, pelo menos, alguma experiência em sistemas como o Ubuntu não recomendo partir diretamente ao Fedora. Caso o utilizador já tiver o mínimo de experiência com sistemas Linux ou “Unix-Based” pode o utilizar de forma muito simples, prática e sem muitos problemas.




This post first appeared on Nerdices Alheias, please read the originial post: here

Share the post

Análise: Fedora 26

×

Subscribe to Nerdices Alheias

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×