Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Lançada nova versão da Gnome Shell: 3.24 “Portland”

Foi lançado oficialmente no dia 22 de março de 2017 a Nova versão da interface gráfica Gnome: a versão 3.24. A atualização trouxe melhorias simples nas aplicações da interface e algumas novidades no “Wayland”, novo servidor gráfico para Linux criado pelo pelo próprio projeto. Confira as novidades!

A nova versão da Gnome Shell vem sendo desenvolvida desde outubro de 2016 e finalmente foi lançada em sua versão estável. O Gnome é uma das interfaces mais utilizadas nos sistemas Linux e uma das mais completas também. O projeto Gnome estende seu produto também a um conjunto de aplicações embarcadas na interface e criadas por eles mesmos.
Segundo o Projeto Gnome, o principal foco dos desenvolvedores foi a modernização da “Gnome Control Center”, o painel de configurações da interface. Diversas áreas do programa receberam atualizações de funcionalidade. O “Painel de Usuários”, o “Painel de Contas On-line” e o “Painel de Impressoras” foram redesenhados e reescritos. O resultado são painéis com muito mais intuitividade e facilidade.

O “Painel de Monitores” ganhou uma nova função: regulagem de luz conforme horas do dia. A função basicamente é um programador para diminuir o brilho da tela à noite. Creio que não seja compatível com sensores de luminosidade presentes em alguns monitores.

Existem também novidades para quem trabalha com artes gráficas usando tablets de desenho. Agora esses dispositivos são suportados pelo Wayland e o “Painel de Tablets” tem novas configurações para esse tipo de equipamento.

O aplicativo “Web”, também conhecido pelo codinome “Epiphany”, tem a opção de proteção contra rastreamentos habilitada por padrão, garantindo mais segurança na internet. O programa também ganhou um novo sistema de “Favoritos”.

A “Agenda”, aplicativo do Gnome para organização de tarefas, tem uma nova visão que mostra os eventos por semanas. Aditivo que permite melhor gestão do tempo para realização de tarefas.
Um novo aplicativo vem para complementar o conjunto de aplicações Gnome: O “Receitas”. Ele é bem simples e traz algumas receitas para ajudar o usuário no momento das refeições.

Para os desenvolvedores, a principal novidade é a adição de várias opções de compiladores no “Gnome Builder”. Outras melhorias também foram realizadas, melhorando principalmente o empacotamento usando o “FlatPack”, um projeto apoiado pela comunidade Gnome que visa substituir os tradicionais DEB e RPM para instalação de programas.
As novidades agradam muito, e particularmente eu gosto muito da interface Gnome. Esta nova versão ver deve chegar logo às distribuições de lançamento continuo (“rolling-release”) como Arch e Debian SID. Mas creio que a melhor opção para utilizá-lo seja no Fedora 26, com lançamento previsto para junho deste ano (2017).

Se encontrou algum erro na postagem, por favor reporte em [email protected].




This post first appeared on Nerdices Alheias, please read the originial post: here

Share the post

Lançada nova versão da Gnome Shell: 3.24 “Portland”

×

Subscribe to Nerdices Alheias

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×