Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Como Aliviar Coceira na Vagina?

Tags: coceira vagina

Não há nada mais incômodo e constrangedor do que Coceira na vagina, toda mulher já passou por esse problema e sabe que isso causa muito estresse. O pior de tudo é a preocupação que surge por não saber o motivo de tal coceira.

Abaixo segue as principais causas de coceira na vagina.

  • Vaginose bacteriana: é uma infecção causada por excesso de bactérias na vagina.
  • Doença sexualmente transmissível (DST): transmitida por relação sexual desprotegida.
  • Infecção vaginal por fungos (candidíase vaginal): normalmente um fungo cresce na vagina e provoca a inflamação.
  • Menopausa: devido a falta de estrogênio, as paredes da vagina ficam sem lubrificação e provocam a coceira na vagina.
  • Alergia: causada por substâncias químicas utilizadas por meio de sabonetes, cremes, papel higiênico, preservativo, amaciante.

Nossa primeira ação ao surgir à coceira na vagina é levar a mão para coçar, mas não faça isso em hipótese alguma. Lembrando que seu médico deverá ser procurado para maiores esclarecimentos.

A partir de agora daremos algumas dicas de como aliviar a coceira na vagina.

1) Mantenha a higiene

Não ter uma higiene correta do nosso corpo, pode ter sérias consequências. Isso se torna mais grave quando não há limpeza na área íntima, o que leva a coceira ou até há uma inflamação. O que muitas vezes acontece são mulheres que não sabem lavar corretamente a vagina, devido à falta de informação. Uma boa dica é sempre limpar num movimento de frente para trás, para não trazer a sujeira para a vagina. Nesse caso é bom ter uma conversa franca com seu ginecologista.

O mesmo princípio vale após as relações sexuais, já que as chances de ser infectada por bactérias são maiores após esse tipo de contato.

2) Evite ter relações sexuais

Se estiver sentindo coceira na vagina durante algum tempo, evite ter relação sexual. Muitas vezes essa coceira pode ser causada por algum tipo de fungo ou bactéria se essa for à situação, poderá também infectar seu parceiro sexual. Ainda podemos dizer que a coceira só aumentaria após o sexo já que as bactérias poderiam se proliferar.

Em todo caso nunca faça sexo desprotegido, sempre use preservativo.

3) Lave com água Fria

Um fato que toda mulher sabe é que a vagina é um local úmido e abafado, o que facilita a reprodução de bactérias. Então, para evitar a coceira é preciso manter a região seca e ventilada. Lave a região com água fria abundante, a água reduz o calor e diminui a coceira. Não é necessário usar sabonetes ou se preferir use os neutros.

Uma segunda sugestão é passar gelo no local onde a coceira é intensa.

4) Escolha o sabonete ideal

Saber qual seria o sabonete apropriado, gera muitas dúvidas afinal de contas existem várias opções no mercado. Para te ajudar nesse processo, separamos algumas dicas para você.

  • Prefiras os sabonetes sem perfume – ao lavar com esse tipo de produto pode acontecer de ficar resíduos, o que levaria a uma alergia.
  • Use marcas de sabão que você conhece.
  • Evite papel higiênico com cheiro, lenço umedecido ou desodorantes, esse produtos podem modificar o pH da vagina.

Para concluir procure usar sabonetes neutros e água abundante, faça isso no máximo duas vezes por dia.

5) Evite roupas apertadas

Que roupas apertadas são desconfortáveis, isso todo mundo sabe. Esse tipo de roupa não permite a ventilação na vagina, isso cria um ambiente ideal para fungos e bactérias. Para a mulher usar roupas mais largas principalmente calças e lingerie é uma questão de saúde.

6) Durma sem calcinha

Não usar calcinha a noite é ideal para permitir que a vagina respire, além de diminuir os riscos de suar durante a noite. Se optar por usar lingerie procure pelas de algodão e evite as de poliéster. O algodão retém o suor e não esquenta.

7) Fique atenta ao seu absorvente

Se a coceira iniciou durante a menstruação o culpado pode ser seu tipo de absorvente externo. Muitas mulheres são alérgicas a absorventes devido ao cheiro ou material de que é feito. Nesse caso trocar a marca do produto pode ser útil. Outra dica é usar o absorvente interno, já que não há tanto contato com a pele ou ainda pode-se usar o coletor menstrual.

Lembrando que os absorventes diários também provocam coceira.

8) Depilação

A depilação em si é um assunto polêmico para as mulheres brasileiras, ainda por cima há aquelas mulheres que sofrem com alergia a lâmina ou á cera. A explicação está no fato da depilação abrir os poros o que facilita a ter infecções.

Talvez seja necessário fazer procedimentos pré e pós depilação, mas o mais importante é não coçar essa área. Sempre use seu próprio material de higiene.

9) Evite comer açúcar

Em especial quem tem coceira provocada por uma infecção por fungos deve seguir essa dica. O açúcar provoca o aumento de levedura, muitas vezes causada por Cândida. Continuar a comer açúcar levaria a mais infecções desse tipo.

A ajuda de um nutricionista pode ser ideal para criar uma nova dieta.

10) Beba bastante água

A água limpa todas as impurezas do nosso sistema além de nos manter sempre hidratado. Se você está com uma infecção à água elimina os agentes causadores. Beba no mínimo 2 litros por dia.

11) Medicação

Esses são prescritos pelo médico depois da consulta. Eles podem ser na versão creme, pomada ou comprimidos e são comprados em farmácias. Nunca se automedique.

Fontes:

http://mytinysecrets.com/12-ways-to-stop-vaginal-itching-immediately/

http://www.webmd.com/women/vaginal-itching-burning-irritation

 

O post Como Aliviar Coceira na Vagina? apareceu primeiro em Biosom.



This post first appeared on Biosom Blog- Saúde, Viagem E Bem Estar, please read the originial post: here

Share the post

Como Aliviar Coceira na Vagina?

×

Subscribe to Biosom Blog- Saúde, Viagem E Bem Estar

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×