Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

10 Benefícios Incríveis da Alface para Saúde

Tags: alface

Nessa onda fitness, consumir Alface se tornou parte da vida de várias pessoas, mas ainda há muita gente que insiste em não comer. O que essas pessoas esquecem é das propriedades benéficas desse vegetal que vão desde um sono melhor a cuidados para o coração.

Então, vamos conhecer alguns dados sobre esse vegetal: foi cultivada pelos egípcios, onde era considerada sagrada. Seu nome científico é Lactuca Sativa. Seus nutrientes incluem proteínas, fibras, vitaminas A, B, E e K, minerais e antioxidantes.

Não podemos falar de alface sem falar dos seus vários tipos, segue abaixo os principais:

  • Alface Romana: suas folhas parecem os dedos da mão.
  • Alface Crespa: muito indicada para melhorar o funcionamento do sistema digestivo.
  • Alface Lisa: é a mais fácil de encontrar no mercado e possui um sabor suave.
  • Alface Americana: são usadas principalmente em lanches.

Curiosidades:

  • Alface fazia parte do cardápio dos reis persas. É, pode acreditar!
  • Já existiu uma estátua em homenagem à alface, feita pelo Imperador César Augusto.
  • Alface faz parte da família Asteraceae.

Veja abaixo os 10 incríveis benefícios de alface:

1- Auxilia no emagrecimento

Que ela possui pouca caloria todo mundo já sabe, cerca de 12 por copo, mas não é só isso que a faz ser tão importante para quem está de dieta. Suas fibras também ajudam nesse processo, além de facilitar a digestão e manter o peso ideal.

2- Previne o câncer

Estudos mostraram a ação de alface sobre as células cancerígenas, e comprovaram sua eficácia. Pode ser usada como tratamento natural para o câncer, onde se percebe a destruição dessas células. Também a presença de vitamina C conhecida por suas propriedades antioxidantes eliminam os radicais livres causadores de tumores.

3- Combate a insônia

Super conhecida por suas capacidades calmantes a alface, é indicada para quem não tem boas noites de sono. A explicação está naquele líquido esbranquiçado que sai da folha quando cortamos, chamado letucarium, que tem o poder de relaxar a mente eliminando a ansiedade e estresse. Uma boa dica é tomar suco de alface com laranja antes de dormir.

4- Melhora o fluxo sanguíneo

As boas quantidades de vitamina C encontrada na alface é capaz de prevenir doenças cardíacas. Mas o destaque da vez é a vitamina K, que diminui as chances de ocorrer aterosclerose melhorando o fluxo sanguíneo pelas artérias. Então, para quem tem histórico de doenças do coração na família, passe a consumir este vegetal pelo menos 2 vezes na semana.

5. Remove as toxinas

Os minerais existentes no alface ajuda na remoção das toxinas e equilibra o nível de ácido alcalino. Uma vez que o nível está equilibrado, poderá trazer uma série de benefícios como energia no corpo, clareza no pensamento, sono pesado e uma pele rejuvenecida.

6- Rejuvenesce a pele

Nós somos o que comemos e essa é a mais pura verdade. E o vegetal é rico em vitamina A que para quem não conhece, é a vitamina responsável pela renovação das células. Também, as vitaminas C e E protegem contra a ação de células que danificam o organismo deixando a pele sempre macia.

7- Facilita a digestão

Suas fibras facilitam o percurso feito pelo alimento no trato digestivo. A fibra pectina em especial se destaca pela forma como atua. Ela é uma fibra solúvel, ou seja, é diluída em água onde se transforma em um gel que ajuda na passagem da comida pelo sistema digestivo.

8- Aumenta a massa muscular

Sim gente, a alface é rica em proteínas que recupera os músculos e evita inflamações. É claro que comer apenas alface não fará milagre, ela tem de ser combinada com exercícios físicos destinados ao fortalecimento dos músculos.

9- Trata artrite e alzheimer

Essas boas gorduras são os ácidos graxos mais conhecidos pelas incríveis propriedades para o corpo, inclusive eles ajudam no tratamento de artrite e da doença de Alzheimer. Ainda podemos dizer que essas gorduras potencializam a função cerebral.

10- Controla a glicose no sangue

O principal motivo está no baixo índice glicêmico, que ajuda a controlar a glicose devido o aumento na produção de insulina. Uma dica é comer alface após consumir uma comida muito açucarada.

Como consumir?

Sua principal forma de consumo é ao natural ou crua, pois no cozimento perdem-se os nutrientes. Para isso procure sempre comprar em mercados orgânicos.

Na hora de escolher, observe se as folhas estão crocantes ou de cor viva e fuja das manchadas ou murchas.

Para preparar, lave suas folhas em água com sal para total remoção de parasitas. E depois lave novamente em água abundante. Agora é só fazer seus pratos preferidos.

Veja o vídeo sobre os benefícios da alface (0:48)

Fontes:

http://www.care2.com/greenliving/10-powerful-advantages-of-eating-lettuce.html

http://www.nutrition-and-you.com/lettuce.html

https://www.organicfacts.net/health-benefits/vegetable/health-benefits-of-lettuce.html

 

O post 10 Benefícios Incríveis da Alface para Saúde apareceu primeiro em Biosom.



This post first appeared on Biosom Blog- Saúde, Viagem E Bem Estar, please read the originial post: here

Share the post

10 Benefícios Incríveis da Alface para Saúde

×

Subscribe to Biosom Blog- Saúde, Viagem E Bem Estar

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×