Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Tendinite no Ombro: Sintomas, Tem Cura, Fisioterapia

A Tendinite é muitas vezes uma doença silenciosa. Por começar como uma dor incômoda, porém leva, ela é pouco levada a sério até seus sintomas ficarem mais graves e insuportáveis, perigando sequelas irreversíveis. Assim é com a tendinite no ombro, uma das mais comuns, e que pode ocorrer ainda na adolescência. Identificá-la cedo permite não apenas diminuir seus sintomas, como tornar sua vida muito mais tranquila no futuro.

Embora os tipos de tendinites sejam complicadas de lidar, quando ela atinge o ombro é ainda mais perigoso. E isso ocorre tanto pelas demais juntas já estarem lesionadas, como a própria tendinite no ombro afetá-las de imediato, como consequência. Daí a importância de identificar os seus sintomas, e buscar os tratamentos de acordo.

Ao tomar esses tipos de cuidados, você evita problemas em escalas pessoais e profissionais. Vamos te mostrar em detalhes como você pode lidar com todas essas questões de forma bem prática e útil. Ao aliar práticas simples com conhecimento, sua saúde e mobilidade estarão garantidas. Mas vamos pelo básico, como de costume.

1) O que é uma Tendinite?

Ao contrário do dito popular, as tendinites não são necessariamente um problema apenas nas articulações. Na realidade, elas são inflamações ocorridas nos tendões. Estes são ligamentos, que ajudam não apenas a manter a musculatura e a estrutura óssea, como facilitam e mantém toda a movimentação do corpo. Logo, qualquer área do corpo está sujeita a sofrer com uma tendinite.

Os casos mais populares ocorrem em regiões com articulações mais visíveis, discriminadas na pequena lista a seguir.

  • Mãos
  • Pés
  • Cotovelos
  • Joelhos
  • Punhos
  • Tornozelos

Além, obviamente, dos ombros. Em todos os casos, a razão para elas ocorrem com frequência se dá pelo esforço repetitivo e constante dessas áreas, por longos períodos (na maior parte das vezes anos), sem o devido descanso ou adaptações através de exercícios e pausas.

2) Os sintomas da tendinite no ombro

Embora os ombros sejam uma das áreas mais comuns a se desenvolver tendinite, seus sintomas comuns são bem parecidos com os demais tipos. Vejamos em detalhes.

1) Edemas

É um sintoma mais avançado. Devido a inflamação agravada na região, forma-se um inchaço mais intenso por conta da retenção de líquido na região. Muitas vezes, o próprio edema pode levar a uma tendinite, dependendo da causa com a qual o problema surgiu.

2) Inchaços

Um dos primeiros sintomas para o quadro avançado de tendinite. A região do ombro, além de dolorida, possui um inchaço expressivo. Como eles são causados por vários tipos de lesões, o inchaço já é um sinal claro de que a tendinite avançou mais do que o normal no ombro.

3) Dor Localizada

É o primeiro sintoma de tendinites. Normalmente, ela costuma ser confundida com o cansaço devido ao esforço constante, ou por exercícios mal feitos, o que realmente costumam ser causas da inflamação. Porém, devido a falta de atenção, a dor constante, principalmente com os movimentos, torna o sintoma mais evidente.

4) Vermelhidão

Começa a vir depois da dor localizada, ou junto a mesma. Vermelhidões deixam mais evidente qual é a região afetada pela tendinite, além de ser uma mensagem direta para o problema. Caso perceba ambos os sintomas, é ideal buscar tanto auxílio médico e fisioterápico, como reduzir as atividades que lhe causam dores imediatamente.

5) Sensação de Fraqueza

É um sintoma um pouco mais sutil, mas ainda assim muito frequente nos casos de tendinite no ombro. A região fica mais fraca, o que tanto significa mais dificuldade para pegar pesos, como uma mobilidade mais lenta. Caso sinta um peso a mais no ombro, mesmo quando não houver algum tipo de peso, considere a possibilidade de ser tendinite.

3) As causas da Tendinite no ombro

A maior parte das causas da tendinite no ombro estão relacionadas a movimentos e lesões. Tal como os demais tipos de inflamações nos ligamentos, elas podem vir tanto de um esforço constante, ou mesmo de esforço algum. Vamos conferir em maiores detalhes.

1) Sobrecargas no ombro

Pessoas que levam  peso constantemente nos ombros, como mochilas, bolsas, ou mesmo trabalham com materiais pesados todos os dias, tendem a desenvolver inflamações na região, quando não equilibram o peso, ou quando não buscam realizar os materiais de acordo.

2) Traumas

Pancadas e acidentes não levam imediatamente a tendinites – é mais comum que sejam lesões leves ou luxações. Mas sem o tratamento adequado, com fisioterapia ou medicamentos, a possibilidade de desenvolver uma inflamação é bem grande, mesmo que não haja algum tipo de esforço repetitivo.

3) Exercícios físicos

Atividades físicas, por si só, não causam tendinite no ombro. O que pode levar ao problema é o mau direcionamento desses exercícios. Quando a região não é trabalhada de maneira correta, a tendência, ao invés de um fortalecimento dos músculos e tendões, é a deterioração deles. Daí a importância de se realizar atividades físicas com acompanhamento profissional.

4) Movimentos repetitivos

É uma das principais causas da tendinite, se não for a principal de fato. Ao realizar os mesmos movimentos diariamente, que podem ser desde o levantamento de pesos em locais de trabalho, digitação (seja em smartphones ou computadores), bem como trabalhos repetitivos em alguns tipos de máquinas, como as de costurar, por exemplo, é muito provável que se desenvolva uma tendinite.

5) Tendinite Calcificante

É um tipo específico de tendinite nos ombros. Aqui, ocorre a calcificação do fosfato de cálcio nas articulações, que causam uma dor ainda maior do que nos casos mais regulares de tendinite. Como o diagnóstico da mesma é feita por alguns exames físicos e raio-x, é muito importante que, ao ser identificado uma quantidade incomum de fosfato de cálcio nos ombros, seja feito um tratamento adequado, antes que seu depósito entre na fase de reabsorção, causando os efeitos mais drásticos.

4) Quais as complicações da tendinite no ombro sem tratamento?

A calcificação é o problema mais comum e também o mais preocupante quando se desenvolve uma tendinite no ombro. Além de dificultar uma possível resolução, ela causa dores constantes e em um determinado momento insuportáveis.

Mas a consequência mais grave, sem dúvidas, é a ruptura do tendão. Uma vez que a inflamação ocorre em um ligamento, órgão que está constantemente em uso para manter suas atividades, o rompimento do mesmo acarreta na diminuição ou mesmo na perda dos movimentos no ombro, o que por consequência também ocorre no braço. Nesse caso, apenas um procedimento cirúrgico pode resolver o problema.

5) Bursite e tendinite no ombro tem cura?

Sim, antes ou depois do agravamento do quadro. Além de medicamentos e fisioterapia, a tendinite também pode ser tratada com exercícios físicos simples e direcionados, uma boa alimentação, e um repouso indispensável. O uso de medicamentos é raro, porém podem surgir com antiinflamatórios para alguns casos de dor mais intensa, e apenas para aliviar os sintomas enquanto o tratamento físico é realizado.

6) Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico de tendinite é feito através de exames de ultrassonografia ou de raio-x, ou ainda de ressonância magnética, dependendo do quadro em que se encontra a tendinite. Antes dos exames, o médico capacitado, que no nosso caso é um ortopedista, realizará outros exames para descartar outras possibilidades relacionadas aos sintomas.

Apenas com os resultados dos exames é possível saber qual a gravidade da inflamação, e quais exercícios devem ser feitos. Nesta última parte, todo o tratamento é feito com o acompanhamento de um fisioterapeuta, que indicará exercícios e alongamentos específicos. Nunca comece o tratamento por conta própria sem saber exatamente qual o grau da tendinite no ombro.

7) Como são os exercícios para tendinite no ombro?

Como mencionado antes, apenas um fisioterapeuta indicado pode realizar os exercícios específicos para recuperação da tendinite no ombro. Para tanto, ele possui todos os aparatos para realizar técnicas precisas, que vão desde ultrassom, até massagem miofascial e aplicação de laser para retirar a calcificação.

Em casa, o repouso é o mais indicado, e não apenas evitando movimentos bruscos ou pegando pesos. Dependendo do caso, é necessário utilizar aparatos que prendam o ombro, como cintas, correias, ou ainda tipoias.

Por fim, quando há casos de alongamentos em casa, estes também são indicados pelos profissionais de fisioterapia. Há quem indique sessões de acupuntura para agilizar a recuperação do ombro, mas essa é uma saída estritamente opcional.

8) Quais são os tratamentos caseiros para tendinite no ombro?

A bolsa de gelo é o melhor tratamento para reduzir a inflamação no ombro, seja nos estágios iniciais dos sintomas, seja para o período de recuperação. Com suas propriedades anti-inflamatórias naturais, ele pode agilizar o processo de recuperação, com o tempo e a quantidade de vezes ao dia prescrito pelo fisioterapeuta.

Medicamentos são indicados apenas em casos de dores constantes e agudas, para diminuir imediatamente os efeitos nocivos da tendinite no ombro. Quanto a alimentação, opções que agilizem o processo de recuperação são fundamentais.

Alimentos à base de Vitamina C, Vitamina E e magnésio são ideais, bem como bioflavonóides. A relação de cada um deles pode ser encontrada a seguir.

Alimentos ricos em Magnésio

  • Cacau em Pó
  • Banana
  • Granola
  • Nozes
  • Grão de Bico
  • Uva

Alimentos ricos em Bioflavonóides

  • Morango
  • Romã
  • Cebola
  • Espinafre
  • Alho
  • Soja

Alimentos ricos em Vitamina C

  • Cítricos (Limão, laranja, abacaxi, entre outros)
  • Morango
  • Pimentão
  • Néctar de Abacaxi
  • Acerola
  • Salsinha

Alimentos ricos em Vitamina E

  • Aspargo
  • Óleo de Girassol
  • Espinafre
  • Tomate
  • Amora
  • Damasco

9) Práticas simples para cuidar da Tendinite no ombro em casa

Tão importante quanto alimentação e seguir o encaminhamento dos médicos, os pacientes devem seguir uma série de práticas importantes para evitar novas crises relacionadas a tendinite no ombro. Elas servem mais como uma reeducação do enfermo, porém mais importante do que se recuperar, é evitar que novas inflamações surjam, seja no ombro como em outras áreas.

Para facilitar sua aplicação, selecionamos algumas delas que podem ser realizadas facilmente todos os dias.

1) Exercícios físicos controlados

Apesar de uma das causas da tendinite no ombro ser justamente exercícios mal direcionados, a prática sadia dos mesmos é um dos melhores remédios contra esses problemas de saúde. A começar pelo fato de não expor os músculos aos efeitos repetitivos do dia a dia.

Antes de apostar na iniciativa caseira, procure personal trainners ou ao menos exercícios simples de alongamento. Com o apoio de um profissional, os riscos de novos acidentes são minimizados ou mesmo anulados.

2) Pausas para descanso

A tendinite no ombro é basicamente isso, um esforço repetitivo constante causado pelo simples fato dos seus enfermos não terem pausas constantes em suas atividades. Isso vai desde longos períodos sentado no computador até realizar o mesmo movimento ininterruptamente.

Dedicar pausas de ao menos 10 minutos a cada 1 hora de trabalho, ou de 15 a 20 minutos para cada 2 horas de trabalho, vai evitar que os tendões sejam sobrecarregados. Nesse período, faça alongamentos simples, e relaxe o ombro de qualquer coisa que estava fazendo antes.

3) Trabalhe a postura

Muitas vezes pode não parecer, mas a postura causa enorme diferença na formação de tendinites no ombro. O exemplo mais clássico é usar a mochila pesada em apenas uma das alças, causando uma mudança drástica na postura à longo prazo. A melhor forma de lidar com aspectos do tipo é realizar exercícios que corrija sua postura no dia a dia.

Isso vale não apenas quando estiver levantado ou caminhando, como para atividades específicas e paradas. O segredo é sempre manter os ombros relaxados,  distribuindo melhor o peso tanto do próprio corpo, como daquilo que carrega. Uma boa referência nesse sentido são os militares, pois são treinados para estarem sempre em equilíbrio.

Com essas dicas, fica bem mais fácil identificar e cuidar da tendinite no ombro, certo? Com boas atividades físicas, exercícios simples para lesões leves, e bons cuidados na alimentação, você terá uma saúde mais equilibrada e livre dos riscos de inflamações, sobretudo em idades mais avançadas. Não deixe de cuidar da própria saúde, e até a próxima!

The post Tendinite no Ombro: Sintomas, Tem Cura, Fisioterapia appeared first on Biosom.



This post first appeared on Biosom Blog- Saúde, Viagem E Bem Estar, please read the originial post: here

Share the post

Tendinite no Ombro: Sintomas, Tem Cura, Fisioterapia

×

Subscribe to Biosom Blog- Saúde, Viagem E Bem Estar

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×