Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

10 Principais Causas da Boca Seca

A xerostomia se caracteriza pela diminuição ou interrupção da produção de saliva. E apesar de atingir com mais frequência as mulheres idosas, pode ocorrer com qualquer pessoa e em qualquer idade. Existem diversos fatores que podem ser causadores deste mal. Se você acorda todos os dias com a Boca Seca, por exemplo, pode ser sinal de desidratação e por isso é recomendado que você passe a beber mais água, entretanto, em alguns casos o sintoma continua persistindo, e se isso estiver ocorrendo com você é necessário consultar um médico.

O tratamento para casos de Boca seca não possui muito mistério nem complicação, só irá variar um pouco dependendo do fator causador do problema. Se a boca seca for causada pelo uso de medicamentos, por exemplo, o médico poderá trocá-lo ou promover alterações na dosagem; se as suas glândulas responsáveis pela produção de saliva não estiverem funcionando bem, seu médico ou dentista poderá receitar o uso de algum medicamento de uso livre ou que estimule a produção de saliva; ou ainda ele poderá sugerir que você use saliva artificial para manter a boca úmida.

Desse modo, é importantíssimo consultar algum profissional da área, para que ele saiba o que precisa ser feito para solucionar essa condição que em alguns casos pode ser bastante incômoda. E se você está achando que está com a boca seca, a seguir iremos lhe mostrar as principais causas que podem promover essa condição, mas lembre-se: Não deixe de consultar um médico para tomar as devidas providências.

Confira Abaixo as 10 Principais Causas da Boca Seca:

1) DESIDRATAÇÃO:

Quando uma pessoa deixa de consumir bastante líquido pode acabar sofrendo de desidratação. Entretanto, este problema não surge apenas com a escassez de água no corpo, existem outras condições que também podem promover o seu desenvolvimento, tais como a febre, a diarréia, vômitos excessivos, sudorese excessiva, perda de sangue ou queimaduras, que consequentemente também podem levar à boca seca. Independentemente do motivo te levou a se desidratar ou sofrer com a sensação de boca seca, não deixe de começar a beber muito mais líquidos diariamente. É extremamente importante beber bastante água não só para evitar a ocorrência das condições citadas anteriormente, mas para prevenir o aparecimento de diversos outros problemas que podem prejudicar a sua saúde.

2) PROBLEMAS EMOCIONAIS OU DESORDENS PSICOLÓGICAS

Acredite: As alterações emocionais é um problema que vem se tornando cada vez mais comum entre pessoas de diversas idades, classe sociais e inclusive distintas religiões. Em decorrência da agitação do dia-a-dia, onde a maldade, a competitividade e a velocidade das informações colaboram para que surjam inúmeros problemas causadores de desordens emocionais, os mesmos acabam comprometendo a produção salivar. E dentre estas alterações, encontramos desde estresse altíssimo, até depressão, cansaço físico e mental, desordens afetivas e a desnutrição que pode ser causada tanto pela Bulimia como pela Anemia.

3) O ENVELHECIMENTO

Como já foi citado anteriormente, a boca seca atinge com mais frequência a parcela de idosos e isso ocorre visto que é nessa fase da vida que ocorre uma diminuição significativa da produção de saliva. E na maioria das vezes, o problema se justifica pelo efeito de remédios, que nesse momento da vida, geralmente são utilizados com maior constância. E o efeito colateral das doenças e dos remédios, que são os maiores causadores da xerostomia, principalmente durante a velhice, são os fatores responsáveis pelo surgimento da sensação de boca seca em mulheres e homens idosos.

4) EFEITO COLATERAL DE VARIADAS DOENÇAS

Existem diversas doenças que apresentam como efeito colateral a boca seca e dentre as mais comuns destacamos: Diabetes Miellitus, Hipertensão arterial, as doenças autoimunes, Síndrome de Down, Alcoolismo, Sarcoidose, Tuberculose, AIDS, Hepatite C, Fibrose cística, Paralisia de Bell, Amiloidose, Doença de Parkinson, AVC e Caxumba.

5) ESTILO DE VIDA

A forma de vida que uma pessoa leva, pode interferir diretamente na questão da boca seca. E esse aspecto serve de aviso, principalmente para fumantes, que possuem mais chance de apresentar uma diminuição da produção de saliva na boca. Em vista disso, o ideal é cessar com tais hábitos ruins, não só para evitar a xerostomia, como também diversos outros males a sua saúde que afetam diretamente a sua qualidade de vida.

6) RESPIRAÇÃO BUCAL E RONCO

Respirar pela boca ou roncar, podem propiciar o surgimento da sensação de boca seca em um indivíduo. Além disso, podem agravar essa sensação, sem necessariamente diminuir a produção salivar de uma pessoa. E se esse for o seu caso, não se assuste, pois, o seu médico com certeza irá lhe indicar o melhor tratamento para o seu caso.

7) BAIXA INGESTÃO DE LÍQUIDOS

Como vimos no item sobre desidratação, ingerir pouco líquido pode causar problemas no funcionamento das glândulas salivares, fazendo com que a produção normal da mesma diminua e em vista disso, também é responsável pelo surgimento da xerostomia. Além disso, é fundamental que se saiba o quão importante é a ingestão equilibrada de líquidos diariamente, portanto lembre-se: beba bastante água, que a sua saúde agradece!

8) EFEITO COLATERAL DE CERTAS MEDICAÇÕES

Se você está tomando algum medicamento, talvez o seu problema com boca seca se encaixe nessa situação. Acontece que alguns tratamentos médicos como a Radioterapia de cabeça e pescoço e a Quimioterapia, podem causar danos às glândulas salivares, que podem levar à redução da produção salivar. Nesse caso, ao prejudicar a produção de saliva, esses medicamentos acabam apresentando um efeito adverso em comum: a sensação de boca seca.

9) LESÃO NOS NERVOS

Para quem nunca imaginou, sim, qualquer lesão ocasionada no nervo da região da cabeça ou pescoço, decorrente de uma cirurgia ou de algum ferimento, é capaz de produzir os sintomas de boca seca e isso ocorre porque a lesão altera a produção eficaz das glândulas salivares do indivíduo.

10) AUSÊNCIA DE DENTES

O que pode ocorrer nesse caso, é que quando uma pessoa por algum motivo apresenta uma certa ausência de dentes, seja ela total ou parcial, consequentemente começa a enfrentar dificuldades para mastigar os alimentos. Uma vez que o indivíduo não mastiga corretamente os alimentos, isso pode influir em uma diminuição da produção de saliva, promovendo, portanto, o surgimento do problema.

The post 10 Principais Causas da Boca Seca appeared first on Biosom | Dicas e informações sobre saúde, bem estar e viagem.



This post first appeared on Biosom Blog- Saúde, Viagem E Bem Estar, please read the originial post: here

Share the post

10 Principais Causas da Boca Seca

×

Subscribe to Biosom Blog- Saúde, Viagem E Bem Estar

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×