Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

13 Principais Tipos de Sais Minerais no Nosso Corpo

No contexto da nutrição, um mineral é um elemento químico que desempenha funções necessárias para a vida. Os sais minerais são originários da Terra e não podem ser criados por organismos vivos. Cada vez mais fica evidente a importância de certos sais minerais para o metabolismo humano.

Veja abaixo os Principais Tipos de Sais Minerais no Nosso Corpo:

1) Cálcio

Fortalece os ossos, atua na coagulação do sangue, na contração muscular, saúde do coração e do sistema digestivo. Sua deficiência pode causar doenças da pele, tais como, Escabiose, Eczema e doenças como Asma. Deve-se tomar 1,0 g de cálcio por dia na dieta. O cálcio compõe 920 a 1200 gramas de peso corporal adulto, com 99% nos ossos e dentes.

Fontes: Leite, queijo, ovos, peixes enlatados com ossos (salmão, sardinha), vegetais de folhas verdes, nozes, sementes, tofu, tomilho, orégano, canela, manteiga, laranja e cenoura.

2) Fósforo

Constitui o DNA. Uma pessoa deve cconsumir 0.88 mg de fósforo por dia na dieta. O fósforo compõe cerca de 1% do peso corporal de uma pessoa.

Fontes: leite, a gema de ovo, o queijo, a carne, o peixe e certos cereais e vegetais.

3) Cromo

Atua no metabolismo da glicose (açúcar no sangue).

Fontes: Brócolis, suco de uva, carne, produtos integrais.

4) Cobalto

Essencial para a síntese da Vitamina B12 e para a formação de glóbulos vermelhos.

Fontes: Comer animais e alimentos de origem animal.

5) Cobre

Produção de hemoglobina (proteína presente no sangue).

6) Iodo

Componente dos hormônios da tireoide, para evitar o bócio. As mulheres que sofrem desta doença dão à luz crianças que são mentalmente deficientes. O iodo, portanto, é extremamente útil para o funcionamento do cérebro,

Fontes: Algas, grãos, ovos, sal iodado.

7) Flúor

Fortalece os dentes e previne as cáries.

8) Selênio

Selênio é um mineral, um elemento muito importante que o Nosso Corpo precisa, pois ele tem uma alta quantidade de antioxidante, assim, podendo ajudar em algumas situações do nosso corpo, como no fortalecimento do sistema imunológico, na prevenção do câncer, entre outros. O selênio serve para proteger o organismo, formação da tireoide, manter os vasos sanguíneos saudáveis e melhorar a circulação do sangue.

Fontes: Nozes do Brasil, frutos do mar, carnes de órgãos, carnes, grãos, produtos lácteos, ovos.

9) Ferro

Constitui a hemoglobina, ajudando na prevenção da anemia. E o sangue é vermelho por causa do ferro.

Fontes: Fígado de boi, frutos do mar, nozes, feijão, chocolate escuro.

10) Zinco

O zinco tem um papel importante para o nosso organismo. Ele promove a síntese das prteínas e ajuda na regulação da produção de células do sistema imunológico do corpo. No organismo participa do metabolismo do insulina e se concentra nos músculos, nas células brancas e vermelhas do sangue, retina do olho, pele, fígado, rins, ossos e pâncreas. Alguns orgãos do nosso corpo como glândulas salivares, glândula da próstata e pâncreas secretam zinco.

Fontes: Frutos do mar, como as ostras e lagostas, nas carnes, especialmente nas vermelhas, nas gemas dos ovos e nos laticínios, feijões, amendoins, amêndoas e o chocolate escuro também possuem zinco, mas em quantidades menores.

11) Potássio

Sua deficiência leva a distúrbios nervosos, batimentos cardíacos irregulares e controle muscular fraco.

Fontes: Tomate, batata, feijão, lentilhas, produtos lácteos, frutos do mar, banana, ameixa seca, cenoura.

12) Sódio

É tecnicamente chamado Cloreto de Sódio e é o principal constituinte de vários fluidos do nosso corpo, como suor, lágrimas, sangue, plasma, urina, etc.

Sua perda é compensada pela adição de sal aos alimentos. Ele regula o fornecimento de água aos tecidos do corpo e ajuda a produzir vários sucos digestivos. Sua deficiência leva ao distúrbio nervoso.

Fontes: O sal de mesa (cloreto de sódio)

13) Enxofre

Este é também um sal mineral, que é essencial para cada célula do corpo; mantém e ajuda a manter a saúde do cérebro, cabelo e unhas.

Os sais minerais podem estar naturalmente presentes no alimento (por exemplo, cálcio no leite) ou adicionados no mesmo (por exemplo, suco de laranja fortificado com cálcio, sal fortificado com iodo). Para preservar nossa saúde sempre se deve consumir tais alimentos.

Fontes: O enxofre está disponível nos ovos, carnes, nozes, laticínios, cebola, alho, cereais, repolho, feijão, etc.

http://www.publishyourarticles.net/knowledge-hub/articles/12-important-functions-of-mineral-salts/5812/

http://www.preservearticles.com/201107309553/what-are-various-kinds-and-types-of-minerals.html

The post 13 Principais Tipos de Sais Minerais no Nosso Corpo appeared first on Biosom | Dicas e informações sobre saúde, bem estar e viagem.



This post first appeared on Biosom Blog- Saúde, Viagem E Bem Estar, please read the originial post: here

Share the post

13 Principais Tipos de Sais Minerais no Nosso Corpo

×

Subscribe to Biosom Blog- Saúde, Viagem E Bem Estar

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×