Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Espondiloartrose – Causas, Sintomas e Tratamentos

A Espondiloartrose, também conhecida como artrose na coluna, é um tipo de doença em que a cartilagem das articulações e principalmente dos discos do pescoço e da região lombar entram em colapso. Muitas vezes esse tipo de artrose, que costuma atingir ossos e ligamentos, causa fraqueza e muitas dores nos braços, pernas e coluna.

Essa doença piora conforme o tempo passa, já que os ossos podem quebrar e desenvolver esporas (tumores).

Causas da espondiloartrose

Não há uma causa única para a doença. A principal causa desse tipo de artrose é a idade. Quanto mais idade, mais fácil para a doença se desenvolver, devido a fragilidade que é adquirida conforme o tempo. As mulheres acima de 45 anos são as maiores atingidas, abaixo dessa idade os mais atingidos são os homens.

Os mais jovens podem desenvolver a doença, devido:

  • Lesão ou pequenos traumas que contribuem para o aparecimento da doença
  • Junta com defeito genético

Um dos principais fatores de risco para a doença é a obesidade, já que a movimentação do corpo se torna mais difícil e as chances de desenvolver a doença é maior. Outro fator de risco está relacionado as pessoas que possuem trabalhos repetitivos e que forçam constantemente as articulações, como por exemplo, os esportistas.

Outra característica que pode facilitar o surgimento da doença são os genes. Alterações genéricas podem tornar uma pessoa mais propensa para o desenvolvimento da Espondiloartrose, uma alteração que seria válida para a doença é de um defeito na produção de colágeno, uma proteína que compõe a cartilagem. Pessoas com essa alteração podem adquirir a doença com menos de 20 anos de idade.

Sintomas da espondiloartrose

A osteoartrite da coluna vertebral, ou a espondiloartrose, pode apresentar sinais e Sintomas de acordo com cada articulação afetada. Alguns sintomas, porém, são comuns em todos os tipos, tais como:

  • Rigidez ´
  • Inchaço nas articulações afetadas
  • dor no pescoço ou nas costas
  • fraqueza
  • dormência nas pernas ou braços
  • dor nas costas
  • Zumbido nos ouvidos
  • Dificudade em movimentar o pescoço
  • Tontura ao virar a cabeça rapidamente

Outro sintoma está ligado à saúde mental do diagnosticado, já que ele se sente impotente e, muitas vezes, deprimido, por não conseguir realizar atividades cotidianas.

Diagnóstico

A osteoartrite em geral, o que inclui a espondiloartrose, é melhor diagnosticada por raio-X. Muitas vezes o médico identifica uma maior sensibilidade em algum osso ou cartilagem na parte do pescoço ou na parte das costas e encaminha o paciente para o raio-X.

Os raios-X são usados para para identificar os danos nos ossos e osteófitos. Outros métodos bastante usados são o exame de sangue e a ressonância magnética, que pode encontrar danos nos discos ou estreitamento de áreas da culna vertebral.

Existe tratamento?

A espondioartose não tem cura, desse modo os tratamentos são usados para diminuir os sintomas e assim, aliviar as dores. A chave para a diminuição dos sintomas é ter um estilo de vida saudável.

No início, o melhor para o paciente é perder peso e em seguida mantê-lo saudável. Para isso é necessário a prática do exercício físico, já que ele além do auxilio na perda de peso, aumenta a flexibilidade e melhora no fortalecimento dos movimentos.

Os exercícios mais recomendados são a natação, a hidroginástica e a caminhada. Esses exercícios fortalecem os músculos e deixam as articulações mais fortes.

Alguns outros tratamentos encontrados são: a estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS), que nada mais é do que um pequeno dispositivo que quando colocado junto da área afetada emite pulsos elétricos que estimulam a região, a acupuntura, a colocação de compressas frias ou aquecidas na articulação afetada. É sempre importante lembrar que um médico sempre deverá ser consultado.

 

Fonte:

http://www.webmd.com/osteoarthritis/guide/spinal-osteoarthritis-degenerative-arthritis-of-the-spine?page=3

http://www.arthritis.org/about-arthritis/types/osteoarthritis/symptoms.php

http://www.dgabc.com.br/Noticia/863759/espondiloartrose-cervical

Gostou do conteúdo? não esqueça de curtir, compartilhar ou deixar comentários. Contamos com você para melhorarmos ainda mais a qualidade. 

O post Espondiloartrose – Causas, Sintomas e Tratamentos apareceu primeiro em Biosom.



This post first appeared on Biosom Blog- Saúde, Viagem E Bem Estar, please read the originial post: here

Share the post

Espondiloartrose – Causas, Sintomas e Tratamentos

×

Subscribe to Biosom Blog- Saúde, Viagem E Bem Estar

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×