Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Orange IPdio Mini Internet Radio [Teste RD]

A Orange tem vindo a ganhar cada vez mais notoriedade no mercado Português ao vender alguns acessórios e smartphones bem interessantes. Recentemente recebemos para teste o Ipdio Mini, um rádio que não é FM mas sim WiFi e que permite também ouvirmos a nossa música por UPnP.

O panorama do consumo de conteúdos multimédia tem vindo a mudar muito nos últimos anos. Depois do auge do CD começaram a aparecer os leitores de MP3 e agora mais recentemente os serviços de streaming online que tanto jeito dão.

Também ao nível da radiofonia as coisas têm vindo a mudar com cada vez mais gente a recorrer às emissões online para ouvir as suas estações de rádio preferidas.

Uma das vantagens da escuta de rádio através da internet sobre os tradicionais rádios FM é que conseguimos, literalmente, ter acesso às estações de rádio de todo o mundo.

Partindo destes pressupostos a Orange comercializa então o Ipdio, uma pequena caixa que nos permite ouvir de forma muito fácil rádio através da internet, assim como ter acesso a milhares de estações espalhadas pelo mundo.

Design do Ipdio da Orange

O design do Ipdio é muito simples e sóbrio. Trata-se de uma caixa toda pintada de preto que vai alternando entre o plástico mate, sem brilho, e inserções de plástico mais brilhante.

Se nas partes laterais não há nada de relevante, na traseira encontramos apenas as ligações do Ipdio: a entrada para a alimentação externa, uma saída de som de 3,5mm para o caso de querermos ligar este rádio a umas colunas externas (e de melhor qualidade) e outra saída para auscultadores.

Já na frente encontramos, do lado esquerdo, a grelha que esconde o altifalante. Ao lado destas temos a parte dos controlos do Ipdio e que incluem um ecrã LCD, o controlador de volume e um conjunto de botões.

O controlador de volume, que é clicável no centro, permite ajustar o volume assim como navegar pelos menus do Ipdio.

Juntamente com o Ipdio há também um prático controlo remoto que nos permite controlar à distância o rádio.

Estás a gostar deste artigo? Regista-te na nossa newsletter gratuita e sê o primeiro a receber os nossos Testes RD no teu email!
[hcshort id=”6″]

Utilização e Qualidade de som

O Ipdio liga-se a uma rede WiFi para conseguir aceder às rádios e reproduzir as suas emissões online. A instalação e configuração do Ipdio é bastante simples e não tive qualquer dificuldade em ligá-lo à minha rede WiFi passando a ouvir rádio num par de minutos.

O acesso às rádios é também muito simples pois o equipamento vem já com uma extensa lista de estações ordenadas de várias formas, entre as quais países.

Ao seleccionar a estação que queremos ouvir o Ipdio faz apenas um pequeno compasso de espera para o sempre necessário buffering e num instante estamos a ouvir o que queremos.

Para não ter que procurar sempre pelas estações que mais gostamos podemos também definir favoritos que facilitam ainda mais a nossa vida.

Mas não é só de rádio que o IPdio vive pois este também permite a reprodução de música através da nossa rede. Para isso basta termos um equipamento na mesma rede que armazene as músicas e permita a partilha de ficheiros por UPnP.

Pena é que a qualidade de som não acompanhe toda esta facilidade de utilização: o som sai um pouco abafado, com pouca definição. É certo que não se poderia esperar muita coisa de um equipamento com apenas um altifalante mas ainda assim há margem para que o resultado final fosse um pouco melhor.

Estás a gostar deste artigo? Regista-te na nossa newsletter gratuita e sê o primeiro a receber os nossos Testes RD no teu email!
[hcshort id=”6″]

Resumindo e Concluindo

Para quem não dispensa ouvir rádio ou a sua música o Ipdio é um acessório interessante que, de forma muito fácil e prática, nos permite ligar a milhares de estações espalhadas pelo mundo.

Com uma construção satisfatória e uma grande facilidade de utilização, o Ipdio apenas peca por uma qualidade de som que poderia ser um pouco melhor para usufruirmos dos conteúdos com mais conforto e qualidade.

Em Portugal o Ipdio é comercializado pela Orange, através desta página, e tem um preço de venda de 64,99 euros.



This post first appeared on Revolução Digital - Tecnologia Em Português!, please read the originial post: here

Share the post

Orange IPdio Mini Internet Radio [Teste RD]

×

Subscribe to Revolução Digital - Tecnologia Em Português!

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×