Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Autoridades espanholas detiveram grupo que enganou 4 milhões de pessoas

As Autoridades em Espanha desmantelaram recentemente uma rede de criminosos, que durante os últimos anos, terão roubado dados de quase 4 milhões de pessoas.

De acordo com o comunicado das autoridades, estas realizaram mais de 16 rusgas em várias cidades em Espanha, e detiveram 34 membros do alegado Grupo. Foram ainda confiscadas armas, dinheiro e vários materiais informáticos, que terão sido usados para a prática dos crimes.

As autoridades afirmam que o grupo estaria associado com vários esquemas de phishing, nos quais eram enviadas mensagens SMS e emails em nome de empresas de transporte e de eletricidade, levando as potenciais vítimas a realizarem pagamentos avultados.

Foi ainda referido que o grupo terá usado técnicas de chantagem, sobretudo sobre alegadas mensagens enviadas para pais, em como os seus filhos tinham sido raptados e que, para reaver os mesmos, era necessário realizar um pagamento urgente. Alguns dos membros do grupo teriam ainda acesso a informações privilegiadas dentro de empresas de transporte, que terão sido usadas para reencaminhar algumas encomendas para outros destinos.

O grupo não teria um género de “ataque”, sendo que explorava diferentes meios de obter dinheiro de forma ilícita, a maioria usando esquemas online ou fraudes.

As investigações a este grupo terão começado no início de 2023, quando as autoridades começaram a receber notificações sobre alegadas burlas. O número de vítimas foi aumentando ao longo dos meses, assim como o acesso a dados sensíveis que os membros do grupo teriam – entre dados bancários, a dados pessoais – que eram, usados posteriormente para os esquemas.

Estima-se que o grupo tenha feito mais de 3 milhões de euros dos esquemas nos mais variados formatos. Estes fundos eram depois convertidos em criptomoedas, de forma a tentar dificultar o rasto do dinheiro roubado.



This post first appeared on TugaTech - Fórum De Tecnologia E Informática, please read the originial post: here

Share the post

Autoridades espanholas detiveram grupo que enganou 4 milhões de pessoas

×

Subscribe to Tugatech - Fórum De Tecnologia E Informática

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×