Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Dia da Limpeza Digital incentiva a ajudar o meio ambiente de forma virtual

Qualquer utilizador da internet, quer queira, quer não, acaba por criar “lixo digital”. Seja em emails desnecessários, ou em fotos duplicadas e mantidas desnecessariamente nos seus sistemas. Existem várias formas de “lixo digital”, mas a realidade é que, por mais inocentes que pareçam, estes ficheiros possuem um impacto real.

Todos os conteúdos da internet geram uma pegada para o ambiente, com emissões de carbono. Na realidade, as estimativas mais recentes apontam que 3.7% das emissões globais de CO2 passam exatamente devido à Internet – e isto deve aumentar nos próximos anos.

A pensar nisso, desde 2020 que se celebra o “Digital Cleanup Day”, ou “Dia Internacional da Limpeza Digital”, a 18 de Março. Apesar disso, o evento costuma-se conjugar também com o “World Cleanup Day“, focado de forma mais abrangente na limpeza do meio ambiente em geral, e que se vai realizar a 16 de Setembro. Este evento foi criado para sensibilizar o mundo para o impacto ambiental da indústria digital, enquanto tenta incentivar as pessoas a tomarem medidas concretas, limpando os seus dados digitais e/ou dando uma segunda vida ao seu equipamento informático inutilizado que se encontra nas gavetas.

O dia foca-se em incentivar os consumidores a tomarem pequenas medidas para ajudarem a reduzir o seu impacto de “lixo digital”. Entre estas encontram-se pequenas ações que podem ajudar a reduzir o impacto no meio ambiente, e, ao mesmo tempo, também ajuda a organizar os conteúdos virtuais dos utilizadores.

Pequenas tarefas como limpar os smartphones de conteúdos antigos e desnecessários – como fotos e vídeos – ou eliminar apps que não se usam. A limpeza da caixa de entrada do email é igualmente um ponto importante, sobretudo para quem tenha a tendência de manter dados antigos.

O evento incentiva ainda a que seja feita a remoção de listas de email que não sejam usadas – para garantir que esse conteúdo não volta a surgir no futuro.

Ao mesmo tempo, incentiva-se ainda práticas que podem ser aplicadas no dia a dia para reduzir o uso do virtual para tarefas desnecessárias. Por exemplo, enviar um email simplesmente a dizer “ok” ou “Obrigado” pode parecer inocente, mas é uma mensagem que vai eventualmente terminar na caixa de entrada de forma desnecessária – e a ocupar espaço.

O site do evento, em Inglês, fornece algumas dicas que os utilizadores, e também empresas, podem adotar para ajudar na limpeza. E se é daqueles que gosta de guardar todas as mensagens de email, talvez seja bom aproveitar o dia para fazer uma limpeza da caixa de entrada – o espaço disponível de armazenamento nunca é ilimitado, e o meio ambiente agradece.



This post first appeared on TugaTech - Fórum De Tecnologia E Informática, please read the originial post: here

Share the post

Dia da Limpeza Digital incentiva a ajudar o meio ambiente de forma virtual

×

Subscribe to Tugatech - Fórum De Tecnologia E Informática

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×