Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Tesla levanta preocupações para o governo da China sobre possível espionagem

A Tesla encontra-se a tornar uma das maiores marcas de veículos elétricos na China, o que tem vindo a levantar algumas questões por várias partes.

Apesar de fabricantes automóveis de outros países venderem os seus produtos na China faz anos, cada vez mais as viaturas agora possuem capacidade de se interligar com a Internet, o que levanta novas questões a nível da privacidade de dados e da recolha dos mesmos por parte das autoridades.

E recentemente, uma nova atualização das leis de proteção de espionagem do pais, pode ter alargado as medidas contra empresas estrangeiras e a forma como estas podem usar dados de cidadãos na China – ou de permitir o controlo dos mesmos por parte das autoridades locais. Em causa, a nova lei pretende evitar que produtos estrangeiros possam ser usados para espionagem, e que possam colocar em causa a segurança nacional.

Durante a semana passada, vários meios de imprensa na China apontam que os donos de veículos da Tesla terão sido barrados de estacionar os mesmos em vários aeroportos. Em causa encontra-se algumas questões a nível da confiança e segurança de dados com os veículos por perto. Alguns funcionários dos aeroportos locais afirmam que regras similares encontram-se a ser aplicadas a nível geral no pais.

Acredita-se que estas novas medidas estejam a ser aplicadas devido ao “sentry mode”, uma funcionalidade dos Tesla que monitoriza as atividades em redor do veículo quando o mesmo se encontra estacionado – mas que, ao mesmo tempo, pode ser usado para a recolha de dados.

Estas notícias forçaram mesmo a Tesla a deixar um raro comunicado nas redes sociais, indicando que os dados do Sentry Mode apenas se encontram guardados no interior dos veículos, e que nenhuma filmagem é enviada para terceiros. Ao mesmo tempo, a Tesla afirma ainda que, ao contrário de outros fabricantes, nem mesmo os donos dos veículos podem ver o ambiente em redor através da Internet.

É importante ter em conta que esta não é a primeira vez que veículos da Tesla são barrados de locais públicos na China. Em 2021, os veículos foram barrados de entrar em algumas instalações de entidades associadas ao governo da China.

No entanto, estas medidas podem também demonstrar alguns dos problemas que a empresa pode vir a ter no futuro, sobretudo quando ativar a funcionalidade Full Self-Driving para os utilizadores na China. Com a recolha de dados que este sistema realiza, antecipa-se que o mesmo venha a causar ainda mais preocupações para as autoridades chinesas.

De relembrar que os rumores indicam que a Tesla encontra-se a preparar para fornecer o Full Self-Driving na China em meados de 2023.



This post first appeared on TugaTech - Fórum De Tecnologia E Informática, please read the originial post: here

Share the post

Tesla levanta preocupações para o governo da China sobre possível espionagem

×

Subscribe to Tugatech - Fórum De Tecnologia E Informática

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×