Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Extensões do Chrome com milhares de downloads removidas por conterem conteúdo malicioso

Uma das características mais usadas do Chrome encontra-se no facto de permitir usar extensões, que basicamente aumentam as capacidades do navegador e ajudam os utilizadores no dia a dia.

No entanto, este género de “extras” podem também ser a porta de entrada para possíveis ataques. Foi exatamente isso o descoberto recentemente, onde um conjunto de 32 extensões maliciosas foram identificadas na Chrome Web Store, com mais de 75 milhões de downloads, estariam a realizar atividades maliciosas nos sistemas das vítimas.

A Chrome Web Store e as extensões do Chrome têm vindo a ser cada vez mais o foco de malware, sendo que temos vindo a verificar um aumento considerável no número de extensões maliciosas disponíveis na plataforma.

Em meados de Maio, o investigador Wladimir Palant revelou ter descoberto que a extensão PDF Toolbox, com mais de 2 milhões de downloads, estaria a esconder atividades maliciosas na mesma, que poderia injetar código javascript em todos os sites Visitados Pelos Utilizadores.

Na altura, o investigador afirmava que o foco era, sobretudo, em injetar ou adulterar a publicidade existente nos sites. No entanto, o caso alastrou-se recentemente para um valor ainda mais elevado.

Palant afirma ter descoberto outras 18 extensões na Chrome Web Store, faz apenas alguns dias, que também continham o mesmo género de atividades. Estas extensões terão sido descarregadas mais de 55 milhões de vezes.

Apesar de uma parte das extensões terem sido removidas da plataforma da Google, ainda existem algumas que se encontram ativas, e podem manter as suas atividades nos sistemas das vítimas.

No entanto, como se a situação não fosse grave o suficiente, durante o dia de hoje, a empresa de segurança Avast revelou ter descoberto um novo conjunto de extensões igualmente maliciosas, elevando o número total para 32. No total, estas extensões contam com mais de 75 milhões de downloads.

Estas também teriam a capacidade de injetar código nos sites visitados pelos utilizadores, sendo que o foco seria adulterar a publicidade dos mesmos para proveito dos criadores. As extensões realizavam as funcionalidades a que se prometiam apesar das segundas intenções.

A ter em conta que as extensões maliciosas removidas da Chrome Web Store não são automaticamente removidas dos navegadores dos utilizadores, portanto ainda existe a necessidade de os mesmos eliminarem qualquer extensão que considerem não ser benéfica para o uso no dia a dia.

Como prática de segurança, também se deve evitar usar extensões desnecessárias no navegador, mantendo apenas as que sejam consideradas importantes e tenham uma boa reputação dentro da comunidade.



This post first appeared on TugaTech - Fórum De Tecnologia E Informática, please read the originial post: here

Share the post

Extensões do Chrome com milhares de downloads removidas por conterem conteúdo malicioso

×

Subscribe to Tugatech - Fórum De Tecnologia E Informática

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×