Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Instagram nega partilhar localização exata dos utilizadores

O Instagram encontra-se sobre um conjunto de novas acusações sobre diferentes plataformas sociais, desta vez por alegadamente a plataforma partilhar, de forma não autorizada, a localização dos utilizadores.

A ideia começou a surgir de uma publicação que se tornou viral dentro do próprio Instagram. Na mesma, que é deixada como alerta para os utilizadores do Instagram no iOS, é referido que a plataforma encontra-se a enviar para os seguidores a localização exata quando é feita uma menção ou referido um local numa publicação ou Stories.

Por exemplo, as Stories permitem que os utilizadores usem a tag de localização para referirem o local onde se encontram. No entanto, esta tag apenas indica a localização geográfica aproximada ou geral – não os dados exatos de onde o utilizador se encontra.

O que a publicação viral alega será que esses dados estão a ser enviados para o Instagram quando a publicação é feita, e que com as ferramentas certas, qualquer pessoa os pode extrair.

Tendo em conta a popularidade da publicação, o Instagram foi forçado a deixar uma resposta sobre o caso. De acordo com a rede social, os dados exatos do utilizador não são partilhados, e na verdade existem ferramentas de proteção nos próprios sistemas operativos que impedem que isso aconteça.

Adam Mosseri, chefe do Instagram, afirma que as tags de localização não são algo novo na plataforma, e que apenas servem para identificar o local generalista onde o utilizador se encontre – os dados exatos do utilizador não são enviados nem estão acessíveis para os utilizadores.

Além disso, o próprio sistema operativo, tanto o iOS como Android, limitam a partilha dessa informação, sendo que as mais recentes versões do Android, como exemplo, permitem que os utilizadores forneçam por base a localização aproximada – e não real – de onde se encontre.

De notar também que todas as publicações enviadas para o Instagram, nomeadamente fotos e vídeos, possuem as suas informações de EXIF removidas quando o envio é processador pela app, exatamente para garantir a privacidade dos utilizadores.



This post first appeared on TugaTech - Fórum De Tecnologia E Informática, please read the originial post: here

Share the post

Instagram nega partilhar localização exata dos utilizadores

×

Subscribe to Tugatech - Fórum De Tecnologia E Informática

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×