Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Panama Papers é uma das maiores fugas de informação da história

As altas figuras de topo, celebridades e milionários encontram-se a ser abalados com o recente caso “Panama Papers”. Este é já considerada uma Das Maiores Fugas de informação de sempre, com consequências que poderão ser desastrosas para vários nomes.

O caso divulgado pelo jornal alemão Süddeutsche Zeitung recai sobre a empresa Mossack Fonseca, sediada no Panamá, a qual possui um esquema de funcionamento bastante simples, permitindo que milionários possam manter a sua fortuna segura.

A empresa estaria a vender entidades fictícias a diversas figuras mediáticas, com o objetivo de estas poderem preservar os seus ganhos em diversos paraísos fiscais, evitando o pagamento de impostos e encobrindo atividades ilícitas.

Os Dados constantes na fuga revelam vários nomes e informações sobre um vasto conjunto de políticos, celebridades e desportistas que estaria a utilizar os serviços da empresa. Apesar da informação valiosa presente nestes dados, o que impressiona é mesmo a quantidade desta fuga: mais de 2,6 terabytes de dados, o que correspondem a 11,5 milhões de ficheiros.

Os dados foram divulgados ao jornal alemão por mais de um ano, tendo a origem dos mesmos permanecido anónima. Todos os dados eram enviados de forma encriptada e sem qualquer contacto presencial.

Para se perceber melhor a escala desta fuga de informações, é possível comparar-se com outros casos similares, como o do Wikileaks:

No total, a análise e interpretação dos dados demorou cerca de um ano, onde estiveram envolvidos mais de 400 jornalistas, e sobre mais de 100 entidades em 80 países. A organização deste esforço conjunto foi idealizada pela International Consortium of Investigative Journalists (ICIJ), que também já tinha realizado tarefas similares no passado, com o Offshore Leaks, Lux Leaks e o Swiss Leaks.

Entre os dados obtidos encontram-se mais de 11.5 milhões de ficheiros, compostos por e-mails, ficheiros pdf, fotografias e excertos da base dados da empresa. Os dados dizem igualmente respeito a um período alargado: entre 1970 e a Primavera de 2016.

Com a disponibilização pública desta informação, começa-se a relacionar vários nomes conhecidos a nível mundial, assim como algumas operações sobre o funcionamento do esquema e como este permitia aos mais ricos “fugir” do pagamento de taxas e contribuições. Mas ainda deverá demorar algum tempo até que toda a informação seja processada.

Fonte Süddeutsche Zeitung



This post first appeared on TugaTech - Fórum De Tecnologia E Informática, please read the originial post: here

Share the post

Panama Papers é uma das maiores fugas de informação da história

×

Subscribe to Tugatech - Fórum De Tecnologia E Informática

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×