Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

IA de Elon Musk cria falsa notícia sobre o eclipse solar

A xAI, empresa detida por Elon Musk, encontra-se a incentivar ao uso do Grok como uma alternativa a plataformas como o ChatGPT da OpenAI. Uma das vantagens destacadas encontra-se no facto do Grok ser capaz de recolher informações em tempo real de várias fontes.

Isto tornam o sistema consideravelmente mais informativo, com a capacidade de obter dados sobre Eventos Recentes ou a decorrer. No entanto, os testes parecem demonstrar o contrário sobre esta ideia, e alguns utilizadores relatam agora que o sistema encontra-se mesmo a propagar falsas notícias para eventos recentes.

De forma recente, vários utilizadores verificaram que o Grok encontrava-se a criar uma notícia de tom satírico, onde afirmava que os especialistas estavam confusos com o desaparecimento do sol. Em causa encontra-se o recente eclipse solar, que se registou em algumas zonas do mundo com maior intensidade, sobretudo nos EUA.

Embora o fenómeno fosse conhecido e previsto, o Grok criou artigos falsos, afirmando que os cientistas estavam incrédulos com o “desaparecimento” do sol, e que a população se encontrava preocupada e confusa. A mensagem chegou mesmo a ser propagada como alvo verdadeiro por vários utilizadores, que incorretamente acreditavam tratar-se de um artigo de notícias.

O Grok terá criado este artigo tendo como base as informações que foram partilhadas por utilizadores na X, que relatavam o “desaparecimento” do sol, mas em forma de piada. Como modelo de IA, o Grok não teve a capacidade de reconhecer estas mensagens como tal, e terá usado a informação para criar o “falso artigo”.

A notícia terá mesmo surgido por algumas horas na nova secção de “Explorar” da X, onde se encontram conteúdos promovidos dentro da plataforma.



This post first appeared on TugaTech - Fórum De Tecnologia E Informática, please read the originial post: here

Share the post

IA de Elon Musk cria falsa notícia sobre o eclipse solar

×

Subscribe to Tugatech - Fórum De Tecnologia E Informática

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×