Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

“Se você gosta de aprender e criar coisas novas, com certeza a área de tecnologia é um bom caminho a seguir. “

Estou de volta com um bate-papo que tive com a Cynthia Zanoni, ela é idealizadora do WoMakersCode,  um projeto livre, sem fins lucrativos, criado e mantido por voluntários, que almejam o empoderamento feminino, em especial na área de tecnologia, e além disso, a Cynthia agora é do time de evangelismo técnico, na Microsoft Brasil.

 

Mulheres na computação: Duas perguntas básicas -Por que seguir carreira na área tecnológica e você já sofreu preconceito por ser mulher e atuar em TI?

Se você gosta de aprender e criar coisas novas, com certeza a área de tecnologia é um bom caminho a seguir. Desde criança sempre gostei de games e tecnologia e a vontade de saber o que tinha por trás de tudo aquilo que eu conhecia, jogava e acessava só cresceu com o passar do tempo e comecei a estudar desenvolvimento sozinha. Quando iniciei meus estudos em TI, oficialmente, percebi que haviam poucas meninas, da mesma forma que aconteceu em meu primeiro trabalho. Assim como muitas, não foi fácil, enfrentei situações bem difíceis, mas nunca pensei em desistir, pois sempre tive o exemplo de mulheres muito fortes na minha vida, como a minha mãe. Acredito que o segredo seja você buscar seus propósitos e correr atrás de tudo que você quer aprender e fazer, sempre com humildade e respeito e quando menos você esperar, verá que você se tornou quem você desejou ser.

 

Mulheres na computação:Qual a ligação do WoMakersCode com a Cynthia Zanoni?

Cynthia: O WoMakersCode é a concretização de um grande sonho meu: criar um ambiente de igualdade e respeito para todas as pessoas, sem restrições. Trabalho há pouco mais de 6 anos na área e já ouvi relatos de muitas mulheres sobre preconceito, desvalorização profissional e algumas vezes até humana. Nunca aceitei ouvir essa triste realidade e ver pessoas desistirem de seus sonhos e projetos. Por algum tempo participei de alguns projetos até o momento que decidi criar o WoMakersCode e com ele levar um pouco do que sou e sei para outras mulheres e minorias, priorizando sempre o respeito e a igualdade entre as pessoas. Durante o ano de 2015, realizei atividades em algumas cidades do Rio Grande do Sul e puder perceber em muitas mulheres que participavam o processo de transformação de uma borboleta. Muitas chegavam por curiosidade, querendo aprender a fazer algo, com um pouco de medo de errar ou pensar que não seriam capazes de aprender, mas ainda sim a vontade de criar. A possibilidade de ajudar elas a obter o conhecimento necessário para fazer e ver a felicidade delas com cada página web, aplicativo ou mockup, é algo incrível, faz tudo valer a pena. Acredito que isso seja o empoderamento.

Mulheres na computação: De que forma o  WoMakersCode vem atuando? Existem encontros mensais?

Cynthia: O WoMakersCode atuou com oficinas, ocorrendo mensalmente no primeiro semestre de 2015 e depois bimestralmente, pois até então eu trabalhava sozinha no projeto e estava me formando na faculdade. No início deste ano, convidei dois grandes amigos aceitaram vir trabalhar no projeto, o Geraldo Barros e a Cynthia Pereira, e com eles vieram outras pessoas próximas, que já conheciam meu trabalho como coordenadora na WoMoz Brasil. Essa parceria foi essencial para que eu me sentisse segura e com eles, trabalhamos para crescer e expandir o projeto pelo país. Para oficializar esse crescimento, criamos a Maratona #WMC16, percorrendo algumas cidades com palestras e oficinas de diversas áreas, que contabilizaram mais de 50 atividades realizadas. A ideia é seguir realizando atividades como a Maratona a cada semestre e nos dedicar a meetups e oficinas mensais ou bimestrais, contando com a ajuda do nosso time de voluntários.

Mulheres na computação: Como faço para participar WoMakersCode?

Cynthia: Você pode participar como ouvinte e/ou voluntárias nas atividades. Como nosso projeto possui uma variedade de conteúdos (front-end, back-end, mobile, ux, carreira, entre outros), buscamos sempre pessoas dispostas a compartilhar seus conhecimentos e suas histórias de vida. Se você no momento não tem interesse em participar ministrando alguma atividade, pode ajudar nos times de organizações, garantindo e criando oportunidades para levar o projeto para sua cidade e neste tópico, o único requisito é que já tenha algum conhecimento sobre organização de oficinas ou que tenha disposição para aprender a organizar. Para se candidatar, basta acessar nosso site: womakerscode.org 

Mulheres na computação:Como é o dia a dia no seu trabalho?

Até pouco tempo eu trabalhava como desenvolvedora em uma software house em Porto Alegre e recentemente ingressei no time de evangelismo técnico, na Microsoft Brasil. Meu primeiro dia – que foi na véspera do dia das mulheres – foi muito bacana, fui super bem recebida pelo time e diariamente aprendo coisas novas sobre as tecnologias e projetos da empresa. Como evangelista técnica, meu papel é apresentar as pessoas tecnologias que podem lhes auxiliar a criar suas soluções. Estou conhecendo e aprendendo muitas coisas e algo que tem me deixado feliz é o fato de descobrir o quanto a Microsoft apoia e desenvolve projetos open-source, que é o meu background de carreira.

Mulheres na computação: Cynthia, então a Microsoft tem projetos para empoderar as mulheres?

Cynthia: A Microsoft possui projetos para empoderar mulheres, como o #Eupossoprogramar em parceria com a Code.org e o blog Mulheres em Tecnologia. Além disso, há o Microsoft Virtual Academy (MVA), que é um portal com cursos de diversas áreas e tecnologias, gratuito e com certificado de conclusão e um ponto legal é que existem várias opções em Português, ou seja, é uma boa opção para quem quer aprender.

Do Mulheres na Computação : Que tenhamos mais mulheres como a Cynthia trabalhando em TI para melhorar o mundo empoderar outras mulheres.




This post first appeared on Mulheres Na Computação, please read the originial post: here

Share the post

“Se você gosta de aprender e criar coisas novas, com certeza a área de tecnologia é um bom caminho a seguir. “

×

Subscribe to Mulheres Na Computação

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×