Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

10 dúvidas comuns sobre criptomoedas que todo investidor iniciante deve saber

Imagem de Anna Tarazevich / Pexels

Ainda que seja uma alternativa interessante ao sistema financeiro, é importante esclarecer as dúvidas mais comuns sobre Criptomoedas, inclusive os riscos. 

Você, sem dúvidas, já deve ter ouvido falar em criptomoedas, certo? Trata-se de uma moeda digital usada em transações rápidas e, a princípio, seguras. Por isso, atrai o interesse de investidores, sejam eles experientes ou não. Por isso, vale responder a algumas dúvidas comuns sobre criptomoedas que todo Investidor Iniciante Deve saber. 

A partir do momento em que são propagadas como alternativa atraente ao sistema financeiro tradicional, a adesão às criptomoedas cresce, sobretudo entre quem não tem experiência alguma em investimento. Mas, como qualquer tipo de transação do tipo, é importante entender os riscos e oportunidades antes mesmo de começar a investir.

Por isso, listamos algumas das dúvidas mais comuns para você saber se vale a pena investir em criptomoedas e saber tudo sobre esse mercado que está em alta. Isso inclui uma abordagem sobre o que elas são e como funcionam, bem como as mais comuns atualmente disponíveis no mercado. Além disso, como comprar e vender criptomoedas, mantê-las seguras e utilizar no pagamento de produtos e serviços. Vamos lá?

10 dúvidas mais comuns sobre criptomoedas para investidores iniciantes

1 – O que são criptomoedas e como elas funcionam?

Inicialmente, as criptomoedas são moedas digitais descentralizadas, ou seja, sem controle governamental. Seu uso se baseia em uma rede também descentralizada de computadores, a blockchain, que verifica e autoriza as transações por meio de algoritmos matemáticos. 

Para facilitar o entendimento, essa rede funciona como uma espécie de livro-razão digital, no qual todas as transações são registradas de forma imutável. Além disso, essas movimentações são validadas pela rede que opera em conjunto, confirmando a autenticidade.   

2 – Quais são as criptomoedas mais conhecidas e suas principais diferenças?

Existem diferentes tipos de criptomoedas atualmente transacionadas no mercado, cada uma com características e propósitos próprios. Porém, as mais comuns são: 

  • Bitcoin;
  • Ethereum;
  • Litecoin;
  • Ripple.

Inegavelmente, a Bitcoin é a mais conhecida e valorizada entre as criptomoedas. Porém, a Litecoin acaba se consolidando como uma alternativa mais barata e até rápida a ela. Por outro lado, a Ethereum apresenta uma plataforma descentralizada. Na prática, isso viabiliza a criação de aplicativos e contratos inteligentes. 

Por fim, a Ripple é outro tipo criptomoeda cuja principal característica são as transações internacionais rápidas e baratas.

3 – Como comprar e vender criptomoedas?

Em primeiro lugar, é preciso ter uma carteira digital para armazenar e enviar moedas. Como há diferentes wallets  disponíveis, o ideal é escolher uma que atenda às suas necessidades. Porém, você também pode comprar criptomoedas de corretoras especializadas ou exchanges, plataformas que conectam compradores a vendedores.

4 – Como manter minhas criptomoedas seguras?

Esta é, sem dúvidas, uma das principais preocupações de investidores. Por isso, a recomendação é salvar suas criptomoedas em uma carteira do tipo hardware, ou seja, um dispositivo físico. Isso impede que hackers invadam suas chaves privadas. Ademais, é fundamental que suas senhas jamais sejam compartilhadas.

5 – Como posso utilizar criptomoedas para pagar por produtos ou serviços?

Atualmente, você pode usar as criptomoedas tanto para pagar por produtos ou serviços quanto para prestadores. Ou seja, você paga um prestador de serviço em criptomoeda em vez do Pix, por exemplo. Mas, para isso, deve enviar as moedas para a carteira digital do destinatário ou escanear o QR Code. 

6 – Como funcionam as transações com criptomoedas?

Como mencionado, as operações com criptomoedas são baseadas em rede descentralizada, as blockchain. Tudo é criptografado para garantir segurança e privacidade das transações. A falsificação ou alteração dos registros é dificultada porque as transações são registradas nesta rede distribuída de computadores.

Inicialmente, as transações com criptomoedas são rápidas e seguras, além da possibilidade de realização de forma anônima. No entanto, a depender da criptomoeda e da rede utilizada, a confirmação da movimentação pode ser concluída em minutos ou horas. 

7 – As criptomoedas são regulamentadas?

A princípio, a regulamentação das criptomoedas varia conforme o país. Sendo assim, temos governos que as reconhecem como forma legal de pagamento, enquanto outros impõem restrições ou até as proíbem. 

No Brasil, a regulamentação da prestação de serviços de ativos virtuais (criptomoedas) entrou em vigor com a Lei 14.478/22.

8 – O que pode afetar o valor das criptomoedas?

Também uma das dúvidas mais comuns entre investidores iniciantes, a valorização das criptomoedas sofre influência de diversos fatores. Por exemplo, demanda do mercado, adoção de novas tecnologias, bem como eventos políticos e regulatórios.  

9 – Quais são os riscos e desvantagens de investir em criptomoedas?

Ponto importante para investidores, principalmente iniciantes. Todos devem ter em mente que se trata de um mercado volátil, logo, apresenta riscos, como perda de dinheiro. Por isso, estude bem antes de investir e avalie se é um investimento adequado ao seu perfil. 

10 – Como começar a investir em criptomoedas e quais são as melhores práticas para investidores iniciantes?

Primeiramente, é indispensável estudar o mercado antes mesmo de começar a investir. Avaliar as melhores carteiras, tipos de moedas e até a valorização. Além disso, diversifique seus investimentos e mantenha uma carteira equilibrada, de tal forma a não colocar todo o dinheiro em apenas uma moeda

Então, esclareceu todas as suas dúvidas sobre criptomoedas? Continue estudando sobre o assunto, inclusive o crescimento das NFTs no mercado atual. 

O post 10 dúvidas comuns sobre criptomoedas que todo investidor iniciante deve saber apareceu primeiro em AulaPlus - Criptoativos, Blockchain e Negócios Digitais.



This post first appeared on AulaPlus - Criptoativos, Blockchain E Negócios Digitais, please read the originial post: here

Share the post

10 dúvidas comuns sobre criptomoedas que todo investidor iniciante deve saber

×

Subscribe to Aulaplus - Criptoativos, Blockchain E Negócios Digitais

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×