Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Marketing Digital: o mercado do momento em Portugal

O Marketing sempre foi uma ferramenta primordial para o desenvolvimento da humanidade e principalmente das empresas. Se antes ele era feito de uma forma muito mais regional e localizada, com o conhecido “boca a boca” em que as pessoas passavam informações de empresas ou serviços recomendáveis umas às outras, hoje o panorama mundial é bem diferente. A internet é uma enorme vitrine sem fronteiras em que milhões de produtos são anunciados diariamente. É possível observar de tudo um pouco: desde roupas, calçados e serviços até plataformas como a Caça-Níqueis que oferecem as melhores opções de jogos para os utilizadores. O que todas as empresas com presença virtual têm em comum? Todas investem, ou ao menos deveriam, investir em Marketing Digital. Acompanhe um pouco da trajetória do Marketing em Portugal e perceba por que esta ferramenta não deve ser negligenciada pelos comércios.

Afinal, o que é Marketing Digital?

De uma forma resumida, o Marketing Digital representa um conjunto de medidas que as empresas podem adoptar na internet para divulgar os seus serviços e produtos. Parece uma definição abrangente porque de facto o é. Há muitas técnicas que podem ser aproveitadas no Marketing Digital, além disso, há muitas novidades que surgem no mercado e que devem ser aproveitadas rapidamente pelas empresas — as famosas “trends” do momento. Por isso, uma boa equipa de marketing obviamente possui muitos conhecimentos prévios, no entanto, os profissionais precisam de estar abertos para que possam acompanhar as mais recentes tendências do mercado. Novas redes sociais surgem a todo o momento, e inclusive novas formas de estar na Internet, por exemplo, com a disseminação das Redes 5G, por isso, é fundamental que as empresas se adequem para que consigam “conversar” com o público através dos canais em que o público estiver.

Como o Marketing Digital pode influenciar as empresas?

De uma forma geral, pode-se dizer que uma empresa que não está presente na internet hoje em dia não pode ser reconhecida pelo público. Isso porque a maioria das pessoas recorre ao browser para pesquisar informações sobre os produtos que precisa, as empresas que quer contratar, os serviços que quer aderir.  Mesmo empresas de um ramo pouco usual, como a construção civil, por exemplo, podem se beneficiar a partir de uma presença online. Afinal de contas, sobretudo o público mais jovem, valoriza imenso as empresas que têm presença digital e sobretudo um portfólio de serviços online.

Quem são os profissionais envolvidos no marketing digital?

O Marketing Digital é feito por múltiplos profissionais, e este é exatamente um dos motivos pelo qual a área tem se desenvolvido imenso em Portugal. O país conta com profissionais capacitados e extremamente interessados pela área — o que torna as agências de marketing portuguesas um dos maiores cases de sucesso do mercado, com resultados bastante produtivos.  Cada cliente precisa adaptar o Marketing Digital à sua própria realidade, e é claro que isso demanda alguns profissionais específicos para cada caso. De um modo geral, os profissionais envolvidos no Marketing Digital são:

Produtores de conteúdo

Os produtores de conteúdo podem ser divididos em muitas categorias. Há os social media, por exemplo, que são responsáveis por criar e gerir os conteúdos das marcas nas redes sociais e os copywriters, que são responsáveis por criar landing pages e textos persuasivos, ou seja, que alimentem o desejo nos clientes.  Além disso, no que se refere ao conteúdo, pode ser necessária a contratação de tradutores para expansão do negócio e também de um gestor de conteúdo, para garantir que todos os conteúdos tenham o mesmo ADN que é necessário.

Líderes de equipas

Os líderes são sempre os profissionais que precisam de ter uma dose de paciência a mais. Isso porque eles acabam por lidar com diferentes áreas, de modo a organizar todas e fazer com que a orquestra funcione. Escusado será dizer que são profissionais essenciais para o desenvolvimento de qualquer projeto, e por isso é preciso que sejam escolhidos a dedo.

Gestores de tráfego

Os gestores de tráfego representam um dos profissionais mais importantes para o Marketing Digital. Eles fazem com que a sua empresa seja vista na internet, por um público qualificado. Ou seja, são os profissionais que redirecionam os anúncios, por exemplo, e cuidam dos dados envolvidos em todo o processo. Aquela sensação de que apareceu um produto entre os patrocinados do Instagram que você precisava mesmo de ter é fruto do trabalho árduo de um gestor!

Designers

No Marketing, a beleza é fundamental, e disso os designers entendem. Os designers são peças-chave responsáveis por implementar toda a identidade visual dos clientes. Isso envolve desde as cores escolhidas para os sites, por exemplo, até a tipografia usada, as imagens que estão presentes nas publicações das redes sociais e todo o resto que envolve “arte”. Um dos pontos principais de qualquer trabalho que envolva marketing é a consistência do que o público vê, e essa é uma tarefa para os designers.


This post first appeared on Tekimobile - Notícias Sobre Smartphones, Android,, please read the originial post: here

Share the post

Marketing Digital: o mercado do momento em Portugal

×

Subscribe to Tekimobile - Notícias Sobre Smartphones, Android,

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×