Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

O que é Javascript e como a linguagem funciona?

Quando o assunto é programação, o leque de linguagens é bem grande. Algumas pessoas, preferem aprender especificamente somente algumas dessas linguagens. Nesse artigo, vamos aprender o que é Javascript e como ela funciona.

  • O que é Android? Quais as diferenças para o iPhone?
  • 6 cursos de programação gratuitos para começar hoje

O que é JavaScript?

[caption id="attachment_165203" align="alignnone" width="1100"] O que é JavaScript e como funciona (Imagem: Wikipedia)[/caption]

O JavaScript é uma Linguagem de programação de alto nível. Ela foi criada, para ser executada a principio somente em navegadores e manipular comportamentos de páginas na web.

Para a Mozilla Foundation, empresa criadora da linguagem, a resposta para o que é JavaScript é que se trata de uma linguagem é leve, interpretada, orientada a objetos, baseada em protótipos e em first-class functions (funções de primeira classe), mais conhecida como a linguagem de script da Internet.

Com os scripts é possível incluir, em uma página estática vários elementos dinâmicos como mapas, formulários, operações numéricas, animações, infográficos interativos e muito mais.

A linguagem de programação JavaScript, é uma das importantes linguagens voltadas para o front-end, e trabalha em conjunto com outros códigos, que são o HTML, CSS e PHP. Todas trabalhando em conjunto abrangem praticamente todas as exigências do desenvolvimento de uma página completa, dinâmica e com boa performance.

Desde o final dos anos 90, até os anos 2000, o JavaScript já se popularizou bastante. Ele atualmente é utilizado por grandes empresas, como o próprio Facebook. Outros sites, usam a linguagem somente em front end, ou em back-end.

Dentre essas empresas, podemos encontrar Ebay, LinkedIn e Yahoo. O JavaScript, não se restringe apenas páginas e navegadores, mesmo que a princípio isso tenha ocorrido.

Atualmente, a linguagem é utilizado em frameworks, APIs, melhorias e criação de centenas de funções, hoje já é possível utilizar JavaScript em aplicativos mobile, softwares para desktop e até mesmo em back-end.

Agora que entendemos mais, sobre o que é JavaScript, vamos nos aprofundar um pouco mais e entender como ele funciona.

Como o JavaScript funciona?

[caption id="attachment_165204" align="alignnone" width="1100"] (Imagem: Dev por ai)[/caption]

O JavaScript é uma linguagem de programação client-side, ou seja, é executada do lado do usuário, mais especificamente pelo navegador utilizado por este usuário.

Ou seja, isso significa que todas as suas ações são processadas na máquina de quem as utiliza, sem a necessidade de enviá-las a nenhum outro ambiente.

Como nada é enviado a nenhum servidor externo para processamento, as respostas são imediatas.

Por exemplo imagine que, ao fazer a compra de dois ou mais produtos em um e-commerce, você seja direcionado à página de checkout e, lá, veja um resumo dos seus itens e o valor total a ser pago por eles.

O pequeno box onde é feito o cálculo do total da sua compra, e que se modifica quando um item é incluído ou excluído, ou ainda quando é ativado um cupom de desconto, pode ser desenvolvido com JavaScript.

Então a linguagem, é utilizada em muitos lugares que talvez você nem imagine. O desenvolvimento web é a primeira e mais básica utilidade para o JavaScript.

Criado para rodar no antigo navegador Netscape, sua popularidade se consolidou um ano depois, quando a Microsoft passou a rodar JS em seu browser da época.

Além disso, dentro do ecossistema de expansão das utilizações do JavaScript, entraram diversas bibliotecas e frameworks que permitem sua aplicação no desenvolvimento de aplicativos mobile, seja em front ou back-end.

A chegada do Node.js, o mais popular ambiente de execução server-side para JS, finalmente deu ao JavaScript a possibilidade de ser utilizado no back-end.

Com isso, a criação de sistemas com JavaScript tornou-se muito comum. E por último, o JavaScript também já foi usado no desenvolvimento de jogos.

Agora que vimos o que é JavaScript, e entendemos seu funcionamento, vamos aprender as vantagens e desvantagens dele.

Vantagens

[caption id="attachment_165205" align="alignnone" width="1100"] (Imagem: EuCapacito)[/caption]

O JavaScript é  uma ótima linguagem para um primeiro contato com a programação e, por consequência, para se estudar lógica de programação. Entre os benefícios temos:

  • Versatilidade da linguagem
  • Rapidez de leitura e, portanto, rapidez de execução
  • Sintaxe acessível
  • Não precisa ser compilada ou seja, os navegadores são capazes de interpretá-la por conta própria
  • Ótima linguagem para iniciantes em programação
  • Compatível com uma grande variedade de navegadores e plataformas
  • Código leve
  • Curva de aprendizagem rápida
  • Grande comunidade ao redor do mundo

Desvantagens

Já as desvantagens são:

  • Poucos recursos voltados à segurança
  • Pode conter brechas para a execução de ações maliciosas
  • O Node.js está propenso a mais vazamento de memória em processos de execução longa

Agora que aprendemos o que é JavaScript e entendemos tudo sobre a linguagem diga para nós. Você já sabia o que é JavaScript? Já desenvolveu o código alguma vez? Diga para nós abaixo.



This post first appeared on Tekimobile - Notícias Sobre Smartphones, Android,, please read the originial post: here

Share the post

O que é Javascript e como a linguagem funciona?

×

Subscribe to Tekimobile - Notícias Sobre Smartphones, Android,

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×