Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Como tirar titulo de eleitor pela Internet passo a passo

Você sabia que desde o ano passado é possível tirar o título de eleitor de maneira online? Como em 2022 é ano de eleições no Brasil, se você precisa tirar seu título pela primeira vez, saiba que dá para fazer tudo de maneira online e é exatamente isso que iremos ensinar nesse tutorial.

  • Como criar figurinhas do WhatsApp sem nenhum app
  • 4 formas de transformar Word em PDF

Como tirar titulo de eleitor online

[caption id="attachment_137543" align="aligncenter" width="800"] Aprenda como tirar titulo de eleitor (Imagem: Divulgação/Extrema)[/caption]

Para votar e exercer direitos políticos é necessário fazer o alistamento eleitoral, ou seja aprender como Tirar Titulo de eleitor. Segundo o artigo 14 da Constituição Federal, o voto é facultativo para jovens de 16 e 17 anos, mas passa a ser obrigatório a partir dos 18 anos.

A bona notícia é que já é possível fazer todo o processo de maneira totalmente online. Como foi dito, desde o ano passado, como forma de prevenir o contágio pelo novo coronavírus, é possível aprender como tirar titulo de eleitor de maneira online.

Tudo isso com o sistema TituloNet, você pode fazer todo o processo, por meio do computador, tablet ou celular. Para isso clique aqui, e acesse o sistema. Faça o requerimento, preenchendo os campos indicados com dados pessoais como nome completo, e-mail, número do RG e local de nascimento.

[caption id="attachment_137544" align="aligncenter" width="800"] Evite filas com o processo de como tirar titulo de eleitor (Imagem:Divulgação/Flickr)[/caption]

Além dessas informações é necessário anexar pelo menos quatro fotografias ao requerimento para comprovação da identidade. A primeira pode ser uma selfie segurando um documento oficial de identificação. As duas seguintes são da própria documentação utilizada para comprovar a identificação da primeira foto.

Junto com as fotos e informações, é necessário um comprovante de residência. Homens com idade entre 18 e 45 anos devem enviar ainda o comprovante de quitação com o serviço militar. As imagens devem estar totalmente legíveis. Caso contrário, a solicitação pode ser negada pela Justiça Eleitoral.

Assim que finalizar, será possível acompanhar o processo do requerimento. Tudo de maneira online, para fazer isso, basta informar o número do protocolo que foi informado no inicio do processo. Para facilitar mais ainda, ao fim de tudo, você pode baixar o aplicativo e-titulo, e ter sempre seu titulo de eleitor na palma da sua mão. 

Escolha seu sistema operacional (Android/iOS) e faça o download do aplicativo no seu celular. Atualmente é possível fazer muitos processos online, o que tem facilitado mais ainda o dia a dia das pessoas. Vamos ver abaixo, sobre um outro documento muito importante que também é possível ter no seu celular.

CNH-e agora pode ser emitida pelo aplicativo Detran Digital

[caption id="attachment_137545" align="aligncenter" width="800"] Tenha a CNH no celular (Imagem: Divulgação/Click)[/caption]

Assim como tirar titulo de eleitor online é bem fácil, também é possível, os condutores emitirem a Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e) pelo aplicativo do Departamento de Trânsito do Distrito Federal, o Detran Digital.

Antes a solicitação do documento gerava confusão, e muitas pessoas não conseguiam emitir ele corretamente. De acordo com o próprio comunicado fica claro o objetivo de simplificar o processo. "Nós buscamos essa parceria com a Senatran para facilitar a vida do nosso usuário, que agora emite todos os documentos digitais em uma mesma ferramenta”, explica o diretor-geral do Detran-DF, Zélio Maia.

De acordo com dados do próprio Detran, apenas neste ano, a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico (CRLV-e) pelo aplicativo já ultrapassou a marca de um milhão. Já foram emitidos mais de um milhão de documentos. E nos últimos três meses, a quantidade de CRLV-e e ATPV-e emitidos pelas plataformas digitais também foi muito grande, passando a marca de meio milhão de documentos.

Os serviços mais usados nas plataformas digitais foram consultas a débitos de veículos e a habilitação, que ultrapassaram a marca de três milhões. Veja em baixo, os detalhes de cada solicitação e consulta:

  • Consulta a débitos de veículo pelo Portal de Serviços: 1.053.992
  • Consulta a habilitação pelo App: 1.005.714
  • Consulta a habilitação pelo Portal de Serviços: 692.971
  • Consulta a débitos de veículos pelo App: 342.585

Por causa da pandemia, os serviços foram obrigados a se digitalizar e assim se adequar. O aplicativo Detran Digital foi lançado em agosto de 2020 e há 700 mil usuários utilizando regularmente os serviços disponibilizados. Você pode baixar ele facilmente escolhendo o sistema operacional (Android/iOS) e realizando o download. 

[caption id="attachment_137546" align="aligncenter" width="800"] Faça o processo facilmente (Imagem: Divulgação/Guarulhos Hoje)[/caption]

Depois de instalar o aplicativo você terá a CNH no seu celular sem nenhuma dificuldade. Além dela, vimos os passos de como tirar titulo de eleitor online. Com todos esses passos com certeza será mais fácil ter os documentos essenciais na palma da sua mão.

Agora diga para nós, você já sabia que é possível ter esses documentos de maneira digital, e fazer o processo facilmente? Conseguiu seguir todos os passos e aprendeu como tirar titulo de eleitor em poucos passos? Diga para nós nos comentários abaixo.



This post first appeared on Tekimobile - Notícias Sobre Smartphones, Android,, please read the originial post: here

Share the post

Como tirar titulo de eleitor pela Internet passo a passo

×

Subscribe to Tekimobile - Notícias Sobre Smartphones, Android,

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×