Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

O que é Blockchain e como funciona a tecnologia? Saiba mais

Se você já ouviu a palavra Blockchain e não faz a menor ideia sobre o que é isso, fique tranquilo pois você não é a única pessoa. Vamos entender nesse guia completo o que é essa tecnologia e para que ela serve.

  • É 2022 um ano perfeito para investir em Bitcoin?
  • O que é NFT ou Token não fungível? Guia definitivo

O que é a blockchain?

[caption id="attachment_154915" align="alignnone" width="1100"] Tire suas dúvidas e saiba o que é a Blockchain (Imagem: Pixabay)[/caption]

Blockchain é um grande banco de dados compartilhado que realiza o registro das transações dos usuários. Um dos exemplos é a rede do Bitcoin que guarda informações, como quantidade de criptomoedas transferidas entre os usuários, identificação dos usuários e data e hora das transações.

A diferença entre blockchains como a do Bitcoin e outros bancos de dados tradicionais, é que ela não é controlada por autoridades como bancos, governos, empresas ou grupos. O sistema do Blockchain é criado de uma maneira que os participantes são controladores e auditores de tudo, tomando todas as decisões sobre a rede.

Os envolvidos possuem cópias do blockchain espalhados pelo mundo, como um método de garantir mais proteção. Nenhuma alteração pode ser feita sem a aprovação de todos os usuários. Os dados também são imutáveis, ou seja quando as transferências são feitas elas não podem ser mais alteradas.

Nesses bancos de dados, são utilizados alguns algoritmos, o mais usado é o Proof of Work. Ele estabelece alguns passos, como o que fazer quando se recebe uma informação, como estruturá-la em determinado formato e como deve ser a validação e a organização. Tudo isso é cuidado por um sistema.

Como funciona a blockchain?

Hoje em dia, existem diversos modelos de blockchain diferentes no mercado, a primeira delas como já falado aqui, chegou junto com o Bitcoin em 2008. Todo o sistema funciona como uma espécie de registro e assim vários blocos de informação são criados. Para cada uma das transferências realizadas, é criado uma corrente de blocos das informações.

Para ficar mais fácil de entender, imagine uma estrutura criada por quadrados, preenchidos com data, hora, números e letras  conectados um ao outro por meio de correntes.

No meio de toda estrutura existem os mineradores, que validam as transações dos usuários. Para realizar a autenticação, eles competem um com o outro resolvendo problemas matemáticos complexos.

Depois que finalizam o cálculo, eles apresentam o resultado para toda a rede, e se os outros membros disserem “ok, está correto”, o novo bloco é adicionado à cadeia, e então começa uma nova competição pela verificação do bloco seguinte. O trabalho de mineração é bem concorrido, com muitas opções existentes.

Como surgiu a tecnologia blockchain?

O blockcahin surgiu em 31 de outubro de 2008. Nesse dia Satoshi Nakamoto, publicou uma espécie de guia chamado "Bitcoin: Um Sistema de Dinheiro Eletrônico Peer-to-Peer". Nesse documento ele não usa a palavra blockchain em si, mas se refere a ele com palavras diferentes, como block e chain.

Discussões sobre essa tecnologia existem desde 1991. Nesse ano o matemático Stuart Haber e o físico W. Scott Stornetta publicaram um artigo sobre o assunto. O trabalho dos dois pesquisadores inclusive é citado por Nakamoto.

O Bitcoin foi a primeira grande aplicação do blockchain. O primeiro bloco foi minerado no dia 3 de janeiro de 2009. Chamado de Gênese, ele contém uma mensagem criptografada deixada por Nakamoto, que diz o seguinte: Chanceler à beira do segundo resgate aos bancos.

A mensagem faz alusão à manchete do jornal britânico The Times daquele dia. Naquele período, a economia mundial sofria com a crise financeira dos Estados Unidos, uma das piores da história.

Quais são os tipos de blockchain

Existem muitos tipos de blockchain diferentes, mas as maiores são as as públicas e as privadas. Nas  públicas, obviamente qualquer um pode entrar.

Além disso, todos podem ver as movimentações, e não há algo como empresa, banco ou governo que controle tudo ali. As redes do Bitcoin e do Ethereum se enquadram nessa categoria.

Já as  blockchains privadas, possui uma empresa, banco ou governo controlando quem pode participar, bem como as informações e as regras.

Esse modelo, portanto, faz mais sentido para aqueles que querem utilizar parte dos benefícios da tecnologia, mas precisam de privacidade. Normalmente essas são mais usadas pelas empresas.

Riscos da blockchain

[caption id="attachment_154918" align="alignnone" width="1100"] Bitcoin está unida com a tecnologia há algum tempo (Imagem: Max Pixel)[/caption]

A Blockchain possui um estrutura descentralizada o que dificulta o trabalho de hackers. Porém, existem tipos de ataque contra essas tecnologias. A mais comum ocorre quando alguma organização consegue o controle de mais da metade do sistema.

Ao fazer isso, os invasores conseguem modificar as transações deles próprios. Apesar disso, os malfeitores não teriam poder suficiente para modificar as transações de outras pessoas, ou mesmo criar novas criptomoedas.

O Bitcoin é uma das opções mais protegidas, mas mesmo assim já sofreu um ataque. No final rópria rede conseguiu se reorganizar, marcando as cadeias de blocos fraudulentas e reconhecendo apenas uma como verdadeira. O ataque, no entanto, mostrou que alguns sistemas não são infalíveis.

Agora diga para nós, você conseguiu entender o que é uma blockchain? O que acha da tecnologia? Diga para nós nos comentários abaixo.



This post first appeared on Tekimobile - Notícias Sobre Smartphones, Android,, please read the originial post: here

Share the post

O que é Blockchain e como funciona a tecnologia? Saiba mais

×

Subscribe to Tekimobile - Notícias Sobre Smartphones, Android,

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×