Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Principais mudanças do Android 11; confiram algumas

O Google anunciou ontem (10) o primeito beta público do Android 11. Com ele instalado, é possível ter uma ideia das novidades do sistema. Depois de testar o beta durante um bom tempo no Pixel 4, nesse artigo iremos listar as principais mudanças do novo sistema do Google. Apenas como uma prévia, já avisamos que há mudanças que são de fato novas e mais visíveis para o usuário, como um gravador de tela nativo, balões de bate-papos e um histórico de notificações. As outras mudanças, foram mais incrementais ou melhorias de funções já existentes.

Novos recursos do Android 11

  • Gravação de tela nativa: o Google tem brincado com a adição de um gravador de tela incorporado ao Android, e o Android 11 praticamente confirma que o recurso será lançado este ano. Você já podia usar no primeiro beta fechado do Android 11, mas ele está muito mais refinado nesse público.
  • Silenciar notificações durante o vídeo: Você não odeia quando está filmando seu cachorro ou seu filho e recebe uma notificação? Isso é super irritante. O Android 11 permitirá  silenciar notificações enquanto grava o vídeo..
  • Aumente a sensibilidade ao toque: Aqueles que usam protetores de tela vão adorar esse recurso. O Google adicionou uma opção de "aumentar a sensibilidade ao toque" ao menu de configurações que permite, bem, aumentar a sensibilidade da sua tela sensível ao toque. Se você usar um protetor de tela, isso deve resultar em menos toques e pressão na tela.
  • Histórico de notificação: O Android não facilita para você ver notificações anteriormente descartadas, com o Registro de Notificação do Android 10 basicamente escondido para usuários. O Android 11 DP1 insinuou uma opção de Histórico de Notificação e o beta 2  basicamente confirmou. O novo recurso parece que será muito útil.
  • Revogar automaticamente as permissões do aplicativo: O Android 11  DP3  introduziu uma nova opção para revogar automaticamente permissões como câmera, localização e muito mais, de aplicativos que não são usados há algum tempo. Esta nova configuração pode ser ativada se você acha que não vai usar ativamente um aplicativo após alguns meses.  Você pode ler mais sobre isso  aqui.

Recursos atualizados ou renovados

  • Menu de energia renovado: o Android 11 terá um menu de energia extremamente renovado que lhe dá acesso rápido a controles domésticos inteligentes, seus cartões Google Wallet e (obviamente) opções de energia.
  • Menu de visão geral renovado, atalhos de captura de tela: No Android 11 Developer Preview 3, o Google renovou o menu de visão geral  (tela de aplicativos recentes) para mostrar cartões maiores, bem como dois novos atalhos de captura de tela. No entanto, também removeu a capacidade de acessar a gaveta de aplicativos do menu visão geral.
  • Novo modo de seleção de texto no menu de visão geral: No quarto Android 11 Developer Preview, o Google adicionou um botão "Selecionar"  ao menu de visão geral. Tocá-lo permite selecionar rapidamente o texto dentro de um aplicativo e colá-lo em outro aplicativo.
  • Os jogadores de mídia agora vão para configurações rápidas: Se você está ouvindo música em seu telefone, você está acostumado a encontrar um media player em sua sombra de notificação. No Android 11, o jogador se moverá para a área de configurações rápidas e obterá mais algumas ferramentas, incluindo a capacidade de escolher facilmente um dispositivo de saída. No entanto, mesmo no primeiro beta, esse recurso é desligado em opções de desenvolvimento.
  • Desfazendo aplicativos recentemente limpos: Falando no menu de visão geral renovado, agora você também pode desfazer um aplicativo acidentalmente limpo,  deslizando rapidamente para baixo na tela.
    • Atualização: Com o quarto Android 11 Developer Preview, o Google removeu  a capacidade de desfazer aplicativos recentemente limpos no menu multitarefa.
  • Capacidade de descartar notificações persistentes de aplicativos: Se você já usou o Android, provavelmente você já se depara com uma notificação persistente (uma que você não pode facilmente deslizar para longe). No Android 11 Developer Preview 3, o Google permite que você  limpe  todas as  notificações. Não se preocupe - você pode trazer rapidamente notificações persistentes de volta se você roubou-as por acidente.
    • Atualização: Este recurso foi  removido no Android 11 Developer Preview 4.
  • Ajustes mais granulares de gestos traseiros: O gesto traseiro pode ser um pouco frustrante às vezes, pois você realiza um gesto semelhante para ativar menus de hambúrguer. Felizmente, o Android 11 tem dois controles deslizantes para permitir que você controle a sensibilidade do gesto traseiro — um para o lado esquerdo da tela e outro para a direita. Esta é uma mudança bem-vinda do controle deslizante de sensibilidade única no Android 10.
  • Modo avião não mata Bluetooth: Anteriormente, ligar o modo avião também mataria Bluetooth no seu telefone, o que não faz muito sentido. As pessoas que usam o modo avião podem ter fones de ouvido Bluetooth conectados, resultando em ter que ligar o Bluetooth novamente. No Android 11,  o Bluetooth fica ligado quando o modo avião é ativado.
  • Pixel Themes recebe ajustes no relógio: Na seção de configurações de temas Pixel, você provavelmente será capaz de  personalizar como seu relógio fica na tela AOD e lock. No entanto, no primeiro beta, há apenas uma opção de relógio disponível.
  • Nova opção Motion Sense para Pixel 4: Temos reclamado há alguns meses que  o Google parece estar negligenciando o Motion Sense no Pixel 4. No Android 11, a empresa está adicionando uma nova maneira de controlar seu telefone sem tocá-lo. No Android 11, você pode  tocar no ar acima do telefone para pausar sua música.
  • O Pixel 4 Face Unlock exigirá que você abra os olhos: Falando do Pixel 4, parece que o Android 11 oferecerá aos usuários a capacidade de exigir que seus olhos estejam abertos parao Face Unlock funcionar. Isso pode tornar os desbloqueios menos eficientes, mas certamente tornará seu telefone mais seguro.
  • Fixação de aplicativos no menu de compartilhamento: o Android costumava permitir que você fixasse seus aplicativos mais usados na folha de compartilhamento, mas essa opção foi removida no Android 10. Agora está de volta..
  • Conversas aprimoradas de sombra de notificação: Quando você recebe um texto, você pode ver a mensagem mais recente em sua sombra de notificação em uma nova guia Conversas. Você não só poderá ver mais do segmento, mas também terá maneiras mais ricas de compor mensagens, incluindo uma maneira de enviar mensagens de imagem apenas a partir da notificação. As notificações também parecerão muito mais organizadas graças a  uma renovação de sua aparência..
  • Recursos atualizados de acesso à voz: Anteriormente, o Acesso de Voz do Android rotulou todas as ações na tela com um número, permitindo que você chamasse o número para executar essa ação. Agora, o Android 11 pode ler o que está na sua tela e deixar você dizer a ação em vez disso, sendo um upgrade de acessibilidade bastante legal. Um exemplo mostrado por  Dieter Bohn, do  The Verge, inclui dizer "Instagram" para lançar o aplicativo em vez de dizer o número correspondente.
  • Bolhas de conversação: Este foi realmente um recurso que o Google lançou no Android 10. No entanto,  o Google está incluindo-o dentro de seu próprio wrap-up de recursos do Android 11,o que nos leva a acreditar que o Google vai pressionar mais para que isso seja adotado por maisdesenvolvedores e OEMs.
  • Modo escuro com reconhecimento de contexto: O modo escuro em todo o sistema lançado com o Android 10 receberá um "novo" truque com o Android 11:  a capacidade de ativar ou desativar automaticamente dependendo da hora do dia. Como visto pelo  Android Police,este é realmente um recurso OEMs como a Samsung já integraram por conta própria, mas agora ele será assado apenas no Android.
  • Permissões únicas aprimoradas: Você sabe como no Android 10 você pode dizer aos aplicativos para pegar seus dados de localização, microfone ou câmera somente enquanto o aplicativo estiver aberto? Agora, o SO pode permitir que você aprove essas permissões apenas uma vez e revogará a permissão mais tarde.
  • Capturas de tela de rolagem podem estar chegando: Ele não está ativo no primeiro beta do Android 11, mas parece que o Google finalmente trará suporte a captura de tela para  Android!
  • Carregamento sem fio reverso para o Pixel 5? Nas configurações do Android 11, você encontrará  um recurso chamado Battery Share. Isso pode significar que o Google está preparando carregamento sem fio reverso para o Pixel 5.
  • Ícones de Configurações rápidas multicoloridos: Através de alguns comandos ADB, acontece que você pode alterar as cores dos ícones individuais de Configurações Rápidas. Isso pode ser apenas um aspecto estranho do Android 11 ou pode ser um sinal de que o Google está testando uma maneira baseada em interface do usuário para fazer isso.

Atualizações focadas em desenvolvedores

  • Razões de saída do aplicativo atualizações: o Google atualizou as razões de saída da API, permitindo que os desenvolvedores solicitassem detalhes em torno das saídas recentes de seu aplicativo. Os aplicativos podem sair por muitas razões, incluindo acidentes. Esta atualização ajuda os desenvolvedores a entender melhor a estabilidade de seu aplicativo e como melhorar seu desempenho.
  • Instalações incrementais ADB: Instalar APKs grandes (2GB ou maiores) usando ADB pode ser um processo lento. No Android 11, os desenvolvedores podem carregar esses APKs em dispositivos até 10x mais rápido graças às instalações de APK incrementais. Ele funciona instalando o suficiente do APK para lançar o aplicativo enquanto transmite os dados restantes em segundo plano. Isso é particularmente útil para desenvolvedores que trabalham em jogos mobile. Ele só funciona em dispositivos Pixel 4 a partir de DP3, mas os aparelhos que lançam com o Android 11 também divulgarão esse recurso.
  • Melhorias de depuração sem fio: A depuração de ADB via Wi-Fi foi completamente renovada. Os desenvolvedores não precisam de um cabo para configurar o Depuração Sem Fio, e ele se lembra de conexões anteriores para fluxos de trabalho mais rápidos. Os desenvolvedores podem usar um código de emparelhamento para começar com o Depuração Sem Fio, mas o Google planeja adicionar sincronização de código QR em uma próxima versão do Android Studio.
  • Uma nova ferramenta de segurança de memória: o Google adicionou o GWP-ASan como outra maneira de ajudar os desenvolvedores a encontrar e corrigir problemas de segurança de memória. GWP-ASan é uma ferramenta de alocação de amostragem que detecta erros de memória de pilha com impacto mínimo no desempenho. Ele é executado por padrão em binários de plataforma e aplicativos do sistema, e os desenvolvedores podem habilitá-lo para seus próprios aplicativos também.
  • Auditoria aprimorada de acesso a dados: a auditoria de acesso a dados permite que os desenvolvedores entendam melhor como seus aplicativos acessam as informações dos usuários. O Google renomeou várias das APIs para isso, então os desenvolvedores precisarão ficar atentos a essas mudanças se já as usarem.
  • Melhor suporte para displays curvos/cachoeiras: telas curvas ficam ótimas, mas muitas vezes podem ser um pouco irritantes de usar. Isso ocorre porque aplicativos e coisas como teclados derramam sobre as bordas, tornando difícil interagir com esses elementos. Agora, o Google está oferecendo uma API (semelhante à API notch/recorte), permitindo que os desenvolvedores  especifiquem a área interativa de uma tela.
  • Novas tecnologias: O Android 11 vai ser muito melhor quando se trata de trabalhar com novas tecnologias, incluindo 5G, displays dobráveis e decodificação de vídeo de baixa latência para serviços de streaming de jogos como o Google Stadia. Haverá também melhor suporte de triagem de chamadas, integração mais profunda de formatos de imagem, como HEIF, e suporte para a API de redes neurais do próprio Google.
  • Armazenamento escopo: No interesse de uma melhor segurança, os aplicativos agora só terão acesso a determinadas partes do seu sistema de arquivos. Isso essencialmente irá "silo" aplicativos para proteger melhor seus dados privados. Esta é uma grande mudança para o Android e está causando um grande rebuliço na comunidade de desenvolvimento. O Google reconhece esses problemas em seu post no blog sobre o Android 11, dizendo que dará mais tempo aos desenvolvedores para a transição completa para o novo sistema.
  • Aprimoramentos para Project Mainline: O Android 10 introduziu a capacidade de atualizar partes do Android através da Play Store. O Android 11 vai levar isso ainda mais longe, permitindo ainda mais partes do Android para obter atualizações sem precisar enviar um OTA completo.
  • API do estado 5G: Os desenvolvedores agora podem verificar rapidamente se um usuário está conectado atualmente em uma rede 5G New Radio ou Non-Standalone.
  • Melhorias no serviço de rastreamento de chamadas: o Google está adicionando novas APIs para permitir que aplicativos de triagem de chamadas façam mais para evitar que as chamadas invoquem os usuários. Esses aplicativos agora poderão relatar uma razão de rejeição de chamadas, bem como ver se uma chamada está sendo feita para ou a partir de um número nos contatos do usuário.
  • Transições sincronizadas do IME: o Google está introduzindo um novo conjunto de APIs que permitem sincronizar o conteúdo do seu aplicativo com as barras de teclado e sistema na tela enquanto elas se animam dentro e fora da tela. Espera-se que isso permita que os devs criem transições IME mais naturais, intuitivas e "livres de jank".
  • Taxa de atualização variável: No Android 11, aplicativos e jogos agora podem definir uma taxa de quadros preferencial para cada janela. Em dispositivos com taxas de atualização variáveis, o sistema agora usará a taxa de quadros preferida do aplicativo para escolher a melhor taxa de atualização para o aplicativo. Você pode ler mais sobre esta nova API  aqui.
  • Currículo na reinicialização: Atualizações programadas de software OTA durante a noite podem ser uma coisa complicada, mas o Android 11 está melhorando o processo. Na Visualização do Desenvolvedor 2, o currículo na reinicialização permite que os aplicativos acessem o armazenamento credencial criptografado (CE) após a reinicialização do OTA sem que o usuário precise desbloquear o dispositivo primeiro. Isso significa que os aplicativos podem retomar a funcionalidade normal e receber mensagens imediatamente.
Tenha em mente que há toneladas de outras atualizações por aí que são muito mais técnicas de natureza que o usuário em geral nunca verá. No entanto, muitos novos recursos provavelmente aparecerão em futuras versões beta entre agora e o lançamento estável do Android 11. Fique ligado!  

O post Principais mudanças do Android 11; confiram algumas apareceu primeiro em Tekimobile.



This post first appeared on Tekimobile - Notícias Sobre Smartphones, Android,, please read the originial post: here

Share the post

Principais mudanças do Android 11; confiram algumas

×

Subscribe to Tekimobile - Notícias Sobre Smartphones, Android,

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×