Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Como formatar PC sem Pendrive

A formatação de computadores é uma tarefa essencial para manter o desempenho e a integridade do sistema operacional. No entanto, muitas vezes, a formatação tradicional com o uso de um Pendrive pode ser inconveniente ou até mesmo impossível, seja devido à falta de um dispositivo de armazenamento externo ou à preferência por métodos mais eficientes. Neste artigo, mostro um método para formatar um computador sem depender de um pendrive.

Geralmente, a formatação tradicional envolve a criação de um pendrive de inicialização com os arquivos de instalação do sistema operacional, seguido pela reinicialização do computador a partir do boot no pendrive e a execução do processo de formatação.

No entanto, em algumas situações, pode ser desejável ou necessário evitar o uso de um pendrive, seja por falta de um dispositivo de armazenamento externo, por questões de segurança ou simplesmente por conveniência. Recomendamos você a assistir o vídeo tutorial para tirar todas as dúvidas.

Veja a seguir, como podemos formatar sem a necessidade de usar um pendrive para formatar o computador ou notebook!

Veja também: Windows 10 VS Windows 11: Qual é melhor para jogos?

Vídeo Tutorial (Assista)

Como formatar PC sem Pendrive

Para realizar a formatação sem precisar de um dispositivo de armazenamento externo (pendrive), é essencial possuir dois discos rígidos no computador ou ter duas partições.

Entenda sobre as partições

Partição Primária: Esta é a partição onde fica instalado o Sistema Operacional, geralmente identificado com a letra C.

Partição Secundária: Esta partição, é utilizada para armazenamento de dados, backups e outros arquivos que não serão excluídos na hora da formatação. Esta partição ou disco, pode ter letras de identificação como D, E, F ou qualquer outra letra.

Caso não possua uma segunda partição ou segundo disco rígido, você pode diminuir o HD existente e dividi-lo em duas partes. Para realizar este procedimento, entre em ‘Gerenciamento de disco’, clique com o botão direito do mouse sobre o HD existente e selecione a opção ‘Diminuir Volume’.

Exemplo: Você possui um HD de 500 GB, e este HD está com 200 GB de armazenamento sem uso. Você pode diminuir e dividir o HD utilizando 100 GB dos 200 GB disponíveis (espaço livre).

Criando uma ISO de instalação do Windows

Para realizar este tipo de formatação, você também precisará da ISO de instalação do Windows de sua preferência. Este procedimento foi testado com o Windows 10/11. Você pode fazer o Download do Windows Media Creation Tool no botão a seguir:

Download da Ferramenta de Criação do Windows Media

Ao clicar no botão Download, você será redirecionado para a página oficial da Microsoft. Nesta página, basta clicar no botão ‘Baixe a ferramenta agora’.

Exemplo

Após efetuar o download, inicie a ferramenta de criação e siga as etapas.

  1. Aceite todos os termos;
  2. Selecione a opção: Criar mídia de instalação (pen drive, DVD ou arquivo ISO) para outro computador e clique em avançar.
  3. Na tela de seleção de idioma, arquitetura e edição, apenas clique em avançar deixando as opções recomendadas marcada para o computador.
  4. Na escolha da mídia a ser usada, marque a opção ‘Arquivo ISO’ e clique em avançar.
  5. Selecione um local ou pasta para salvar o Arquivo ISO de instalação do Windows.
  6. Aguarde terminar, a ferramenta baixa a versão mais atualizada para a criação da ISO. Isso pode demorar alguns minutos.

O post Como formatar PC sem Pendrive apareceu primeiro em Canal do Shin.



This post first appeared on All About Windows 12: Release, Features And Possibilities, please read the originial post: here

Share the post

Como formatar PC sem Pendrive

×

Subscribe to All About Windows 12: Release, Features And Possibilities

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×