Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Banco de Dados, você sabe para que serve?

A importância e motivos para utilizar Banco de Dados

Podemos resumir que o Banco de Dados é um software que possibilita o armazenamento estruturado, gerenciável e editável de todo o tipo de informação, seja uma palavra, frase, números, sons, booleano, imagens ou vídeos, todo tipo de arquivo digital pode ser armazenado sem problema algum. Mas existem alguns detalhes interessantes que estaremos abordando neste artigo.

Sem banco de dados
Com banco de dados

Antes de abordar algumas questões mais técnicas e específicas sobre o Banco de Dados, que tal conhecer um pouco sobre a sua história?

Antigamente as empresas e instituições armazenavam suas informações em pastas e arquivos físicos, muitas das vezes eram obrigados a dedicar uma sala e até mesmo um andar, apenas para as informações em papel, como em uma biblioteca por exemplo. Era extremamente confuso e caro manter toda essa infraestrutura. Graças a evolução dos computadores que marcou os anos de 1970 e 1980 surgiram alguns sistemas de gerenciamento de informações, de forma totalmente digital. Os cientistas da época já sabiam que o futuro das informações estariam presente nos meios digitais, com isso foram investido muitas horas de pesquisa e desenvolvimento para a criação de sistemas de Banco de Dados de fácil utilização, com isso surgiram os SGBD (Sistema de gerenciamento de banco de dados) que proporcionaram uma facilidade e interação de fácil acesso para as pessoas que acessam, alteram e efetuam cadastros no Banco de Dados.

Graças aos SGBDs o Banco de Dados se popularizou no mundo e recebeu uma série de melhorias e otimizações, empresas, instituições e governos passaram a utilizar ao máximo os sistemas de dados digitais, levantando algumas pautas de abolir por completo o papel para em certas questões administrativas e burocráticas, no ano de 2019 o governo de Santa Catarina se tornou um grande pioneiro, possibilitando a criação de uma empresa 100% por meios digitais, sem a utilização de papel.

Os Bancos de Dados estão presentes diariamente na indústria, abaixo podemos citar os principais exemplos de aplicação.

Batidas de Ponto dos FuncionáriosInformações de ProduçãoTodos os tipos de cadastros
Sistemas de GerenciamentoInformações do OEETransações Bancárias
Sistemas de e-mailSistemas ERPs e CRMsLOG de sistemas e dispositivos

Como funciona o Banco de Dados?

Para entender melhor o funcionamento dos Bancos de Dados, precisamos compreender um pouco sobre os dois tipos que existem atualmente, que diferenciam entre si as formas de armazenamento, organização e comunicação.

Banco de Dados Relacional – SQL

As informações são armazenadas em forma de tabelas e relações, cada tabela possui linhas e colunas de dados. Nessas linhas são armazenadas as informações e nas colunas é especificado quais os tipos de informação poderão ser recebidas. Muito semelhante ao programa de planilha Excel. Toda sua estrutura deve estar configurada conforme o tipo de dadi que estará recebendo.

Demonstração de funcionamento do banco de dados relacional

Utilizado por organizações de todos os tamanhos e também por uma grande variedade de informações distintas. Normalmente aplicados em sistemas de rastreio de inventários, transações eletrônicas, grande quantidade de dados específicos, entre outras aplicações. Gerenciado de maneira segura e consistente, totalmente regrado conforme a configuração e uma ótima gestão de informação. Utiliza a linguagem SQL para inserir e alterar todos os dados presentes no banco de dados.

Banco de Dados Não Relacional – NOSQL

Oferece uma maior estrutura de escalabilidade entre os dados inseridos, foi desenvolvido com o objetivo de ser mais otimizado e possuir uma melhor performance, diferente do Relacional, não precisa estar configurado totalmente para estar recebendo as informações pois todas as informações estarão presentes no mesmo registro e pode receber outros tipos de informação. No Relacional só podemos inserir as informações definidas pelo sistema, caso precise inserir um novo tipo de informação é necessário alterar alguns campos na configuração do Banco de Dados, já no Não Relacional, não existe esse problema.

Foram desenvolvidos para suprir algumas necessidades que os Bancos Relacionais não possuem, como por exemplo a escalabilidade horizontal. Ao decorrer da evolução da informática, mais e mais dados estão passando a ser armazenados nos servidores, com isso foi percebendo que a metodologia de Banco de Dados Relacional não possibilita uma boa otimização e velocidade ao trabalhar com grande nível de dados, por conta disso diversas empresas estão investindo e utilizando o método Não Relacional. Seu nome NOSQL (Not Only Structured Query Language) significa que não utilizam somente a linguagem SQL para inserção, mas que em grande maioria não utilizam o SQL. Atualmente existem quatro modelos de Bancos Não Relacionais, abaixo podemos conhecer quais são:

Colunas

Chave-valor

Documento

Grafos

Qual banco de dados utilizar?

A resposta dessa pergunta depende de uma única questão, qual a sua aplicação? O Relacional e Não Relacional possuem seus prós e contras que são mais eficazes em certas formas e fluxos de trabalho que podem variar conforme as aplicações utilizadas. Sendo mais utilizado em ocasiões que utilizam grande quantidade de armazenamento os tipos Não Relacionais.

Relacional

  • Aplicações que exigem o máximo de consistência em seus dados e total segurança de informação.
  • Dados em formato tabular, por exemplo planilhas eletrônicas do Excel.
  • Seguir um padrão para as informações inseridas.
  • Possui uma facilidade maior em comparação ao Não Relacional quando abordamos as questões de mão de obra.

Não Relacional

  • Flexibilidade de inserção na aplicação.
  • Maior poder de processamento.
  • Dados escaláveis.
  • Rapidez na leitura das informações.
  • Não é recomendado em aplicações que possuem informações extremamente “sensíveis” que não possam ocorrer erros.

Banco de dados é essencial para as aplicações modernas

Não utilizar Banco de Dados pode prejudicar a aplicação de alguns sistemas e dispositivos, fica extremamente complexo e em certos casos até impossível armazenar informações de forma organizada e estruturada.

Hoje em dia por mais simples que seja a aplicação para computadores ou celulares é possível perceber que utilizam sistemas de Banco de Dados, dos mais básicos até aos mais complexos. Se você precisa armazenar informações você estará utilizando Banco de Dados, por esse motivo ele é considerado uma tecnologia indispensável para os dias atuais. Os dados são extremamente importantes para uma empresa ou organização, visto que por meio deles podemos planejar novas metodologias, acompanhar o andamento da produção e conseguir compreender quais os erros e quais locais precisam de melhorias. Alguns anos atrás o recurso mais valioso era o petróleo, hoje são os dados.

O conteúdo Banco de Dados, você sabe para que serve? aparece primeiro em LMLogix Automação.



This post first appeared on LMLogix Automação Industrial, please read the originial post: here

Share the post

Banco de Dados, você sabe para que serve?

×

Subscribe to Lmlogix Automação Industrial

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×