Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Todos a bordo: ônibus de mercearia atende aldeias alemãs isoladas


Uma vez por semana, o ônibus do supermercado REWE chega à vila alemã de Lohne – Copyright AFP ANDRE PAIN

Jean-Philippe LACOUR

No vilarejo de Lohne, no oeste da Alemanha, onde a única mercearia fechou as portas no início deste ano, os moradores agora fazem suas compras a bordo de um ônibus vermelho e verde do supermercado que entra na praça principal uma vez por semana.

Durante 90 minutos, os moradores têm a chance de comprar o essencial sem precisar entrar no carro para ir até a loja mais próxima.

O supermercado sobre rodas é um projeto piloto entre o terceiro maior varejista de alimentos da Alemanha, REWE, e a companhia ferroviária e de transporte Deutsche Bahn.

O ônibus começou a fazer sua rota em março, atendendo a vilas rurais no estado de Hesse, onde lojas físicas se tornaram uma visão cada vez mais rara, transformando algumas áreas nos chamados desertos alimentares.

Para os cerca de 600 habitantes de Lohne, onde as varandas são pontilhadas de gerânios coloridos, a chegada do ônibus comercial REWE é uma visão bem-vinda depois que o único minimercado da vila fechou definitivamente na primavera.

“Posso aprender o básico aqui”, disse Inge Nehreng, de 90 anos, que andou em seu triciclo elétrico por três quilômetros (1,8 milhas) para se juntar ao encontro semanal de ônibus.

“Se preciso de algo especial, vou a uma loja de departamentos”, acrescentou.

Estacionado na praça da vila, o ônibus curvo de 18 metros transporta mais de 950 produtos do dia a dia.

Frutas e legumes frescos estão expostos do lado de fora do ônibus, enquanto no interior a escolha varia de alimentos a cigarros, jornais, sabonetes e preservativos.

“As únicas coisas que faltam são fraldas e lenços umedecidos”, disse Yasmine Schneider, 34, que estava fazendo compras com seu filho Felix.

O supermercado móvel também se tornou um ponto de encontro popular, uma chance para os residentes frequentemente idosos se atualizarem enquanto fazem suas compras semanais.

“Depois das compras, sentamos em um banco e conversamos um pouco”, disse Ursula Sauer, de 85 anos, que mora sozinha.

– Mantendo as aldeias conectadas –

De segunda a sábado, o ônibus do supermercado faz um percurso de 600 quilômetros, parando em 23 aldeias.

Os preços a bordo “são os mesmos” dos supermercados REWE, disse Joern Berszinski, que administra o ônibus do supermercado.

A Deutsche Bahn fornece o motorista para o projeto, enquanto o caixa a bordo é empregado da REWE.

Apesar de seu apelo, resta saber o quão lucrativo será o serviço de ônibus.

“Leva três anos para uma papelaria dar lucro, o ônibus também pode levar alguns anos”, disse Berszinski, que administra franquias sob a bandeira REWE há 30 anos.

Um ponto de venda importante para o supermercado móvel é que a REWE pode atingir mais clientes com uma única equipe de vendas.

“Numa época em que há escassez de trabalhadores qualificados, isso é uma vantagem”, disse Frank Klingenhoefer, responsável pelos serviços de mobilidade da Deutsche Bahn Regio.

O projeto de ônibus não passou despercebido na Alemanha, onde cerca de 2.000 supermercados com menos de 400 metros quadrados (4.300 pés quadrados) fecharam na última década, de acordo com o grupo de pesquisa de varejo EHI.

“Muitas comunidades em outras regiões manifestaram interesse”, disse Klingenhoefer.

O grupo de supermercados REWE planeja esperar até o final do projeto piloto em março de 2025 antes de decidir se expande.

A Deutsche Bahn já tem oito “ônibus médicos” cruzando o interior para atender a população idosa da Alemanha em áreas remotas.

Também tem planos para um ônibus que oferece serviços bancários.

Klingenhoefer disse que poderia imaginar serviços como conserto de calçados e roupas sobre rodas também, qualquer coisa “onde as necessidades de uma única aldeia são muito pequenas” para justificar um investimento de tijolo e argamassa.


Todos a bordo: ônibus de Mercearia Atende Aldeias alemãs isoladas

#Todos #bordo #ônibus #mercearia #atende #aldeias #alemãs #isoladas



This post first appeared on Best Information For Web Designer And Web Develope, please read the originial post: here

Share the post

Todos a bordo: ônibus de mercearia atende aldeias alemãs isoladas

×

Subscribe to Best Information For Web Designer And Web Develope

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×