Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Op-Ed: A Suécia parece clara para se juntar à OTAN – Outro desastre para a estratégia russa


OTAN, — © Stephane de Sakutin, AFP/Arquivo

O país mais visivelmente neutro do mundo está se juntando a uma aliança militar. Parece que a Turquia e a Hungria agora concordam com a adesão da Suécia à Otan. Os dois países tinham reservas, mas depois de 12 meses de diplomacia, essas questões estão aparentemente resolvidas.

A Rússia está mais uma vez do lado perdedor de uma situação estratégica crucial que ela criou desnecessariamente para si mesma. A OTAN era a grande “ameaça existencial” para a Rússia. As próprias ações da Rússia ao invadir a Ucrânia causaram a expansão da OTAN. A Finlândia e agora a Suécia agora são adicionadas à OTAN.

Isso também adiciona milhares de quilômetros de possível área de combate às fronteiras da Rússia com os países da OTAN. Isso cria um enorme catálogo de logística mais difícil e problemas militares fundamentais para a Rússia no Báltico e no Ártico.

Para as enfraquecidas forças armadas da Rússia, esses problemas são praticamente insolúveis. A Rússia parece não entender que não é a União Soviética e que este é um ambiente estratégico completamente diferente.

A Rússia também não parece compreender que ninguém tem ou nunca teve nenhum interesse particular em atacá-la. A lógica russa parece incapaz de escapar da década de 1950. O mundo ficou bastante feliz com a normalização das relações. A Guerra Fria acabou; ninguém estava reclamando disso.

O presidente turco Tayyip Erdogan tem bloqueado as aspirações da Suécia à OTAN — © AFP Lillian SUWANRUMPHA

A Rússia reinventou a Guerra Fria por algum motivo, sensato ou não. A Ucrânia de alguma forma se tornou uma ameaça conveniente pelas mesmas razões irracionais. O resultado líquido foi reiniciar a OTAN e antagonizar a maior parte do mundo com ameaças nucleares.

É discutível se até Stalin teria considerado seriamente qualquer situação que colocasse a Rússia em uma posição estratégica tão inútil e tão longe de sua profundidade. A Rússia agora está jogando com os pontos fortes de todos, não os seus. A credibilidade da Rússia foi destruída por esses movimentos muito ruins. A macroeconomia é péssima e a economia está visivelmente encolhendo. A guerra na Ucrânia está perdida. Existem forças rebeldes ativas operando dentro da Rússia.

Para Putin, as coisas são realmente piores. Quando a rebelião de Prigozhin começou, ninguém na Rússia fez absolutamente nada. Alguns telefonemas eram tudo o que era necessário. O exército russo no local não se mexeu. Nem piscou. Nem ninguém.

OTAN. — © AFP/Arquivo Kerem Yücel

Um ponto estava sendo feito. Putin precisava de ajuda para administrar Prigozhin, e essa ajuda provavelmente teve um preço. Não importa a atual campanha de mídia sobre os dois resolvendo suas diferenças. O mundo viu o que aconteceu e o que não aconteceu.

Quando uma liderança política tem que depender de favores, está perdendo feio. Você não pode ser um “líder forte” e depender totalmente de todos para governar. Você pode apertar um botão, mas o botão pode não funcionar. Pelo menos, não trabalhando para você.

Você pode ver o anúncio Craigslist agora:

Desejado: Liderança política para a Rússia. Deve ser capaz de dizer as horas e ver o óbvio. Candidatos anteriores não precisam se inscrever.

____________________________________________________

Isenção de responsabilidade
As opiniões expressas neste Op-Ed são as do autor. Eles não pretendem refletir as opiniões ou pontos de vista do Jornal Digital ou de seus membros.


Op-Ed: A Suécia parece clara para se juntar à OTAN – Outro desastre para a estratégia russa

#OpEd #Suécia #parece #clara #para #juntar #OTAN #Outro #desastre #para #estratégia #russa



This post first appeared on Best Information For Web Designer And Web Develope, please read the originial post: here

Share the post

Op-Ed: A Suécia parece clara para se juntar à OTAN – Outro desastre para a estratégia russa

×

Subscribe to Best Information For Web Designer And Web Develope

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×