Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Cooperação EUA-China no financiamento climático é ‘crítica’: Yellen


A secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, fala durante uma reunião com o primeiro-ministro chinês Li Qiang (não mostrado) no Grande Salão do Povo em Pequim em 7 de julho de 2023. – Copyright POOL/AFP Mark Schiefelbein

Beiyi SEOW

É “crítico” que Washington e Pequim continuem trabalhando juntos no financiamento climático, disse a secretária do Tesouro Dos Eua, Janet Yellen, no sábado, pedindo uma cooperação mais profunda para lidar com a “ameaça existencial” do aquecimento global.

Seus comentários, em uma viagem de quatro dias a Pequim após a visita do secretário de Estado, Antony Blinken, ocorrem no momento em que os Estados Unidos buscam esfriar as tensões e enfatizar as áreas de colaboração entre as duas maiores economias do mundo.

“Como os dois maiores emissores de gases de efeito estufa do mundo e os maiores investidores em energia renovável, temos uma responsabilidade conjunta – e capacidade – de liderar o caminho”, disse Yellen em uma mesa redonda de especialistas na China, destacando uma área-chave de cooperação apesar das tensas relações bilaterais.

“A mudança climática está no topo da lista de desafios globais, e os Estados Unidos e a China devem trabalhar juntos para enfrentar essa ameaça existencial”, acrescentou.

Dizendo que “o financiamento climático deve ser direcionado de forma eficiente e eficaz”, ela pressionou a China a apoiar as instituições multilaterais existentes, como o Fundo Verde para o Clima, enquanto pedia a inclusão do setor privado na transição para o zero líquido.

“Ambas as nossas economias buscam apoiar parceiros em mercados emergentes e países em desenvolvimento enquanto se esforçam para atingir suas metas climáticas, e acredito que a cooperação contínua EUA-China no financiamento climático é fundamental.”

No ano passado, a China disse brevemente que estava suspendendo as negociações sobre o clima depois que Nancy Pelosi, então presidente da Câmara dos Representantes, visitou Taiwan – a democracia autogovernada reivindicada por Pequim.

Mas há sinais de que as negociações podem recomeçar em breve, com o enviado dos EUA, John Kerry, devendo viajar para a China em breve para discutir a cooperação sobre a mudança climática, disse uma autoridade dos EUA na sexta-feira.

Além de trabalharem juntos no clima, Yellen disse em uma reunião na sexta-feira com o primeiro-ministro chinês, Li Qiang, que também é fundamental que Washington e Pequim se comuniquem de perto sobre assuntos econômicos e financeiros globais – enquanto fazem esforços conjuntos em desafios internacionais, como o sobreendividamento.

– ‘Itens caros’ –

No sábado, além de se encontrar com pessoas envolvidas no financiamento climático, ela também deve falar com mulheres economistas e ver o vice-primeiro-ministro He Lifeng, uma importante autoridade econômica chinesa.

E uma questão-chave é se “itens de grande valor que estão na categoria de desafios globais”, como sobreendividamento e cooperação climática, serão colocados no topo da agenda, disse Lindsay Gorman, membro sênior de tecnologias emergentes do German Marshall Fund. dos Estados Unidos.

As conversas de Yellen no sábado seguem-se a reuniões com empresas dos EUA, que expressaram uma série de preocupações que vão desde condições de igualdade com os chineses, intercâmbios reduzidos entre pessoas e um clima de negócios incerto diante de uma repressão à segurança nacional.

“Qualquer coisa que possa ajudar a melhorar o relacionamento EUA-China, número um, ajudará as empresas aqui, o sentimento de investimento e dois, apenas nos dará mais oportunidades de cooperar”, Michael Hart, presidente da Câmara Americana de Comércio na China, disse à AFP.


Cooperação EUA-China no financiamento climático é ‘crítica’: Yellen

#Cooperação #EUAChina #financiamento #climático #crítica #Yellen



This post first appeared on Best Information For Web Designer And Web Develope, please read the originial post: here

Share the post

Cooperação EUA-China no financiamento climático é ‘crítica’: Yellen

×

Subscribe to Best Information For Web Designer And Web Develope

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×