Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Irã mantém repressão e execuções por causa de protestos: investigação da ONU


O Conselho de Direitos Humanos da ONU se reúne no Palais des Nations em Genebra – Copyright AFP/Arquivo Philip FONG

Robin MILLARD

O Irã ainda está aplicando punições severas a pessoas suspeitas de envolvimento em Protestos em massa, incluindo execuções “arrepiantes”, disse uma missão de investigação das Nações Unidas na quarta-feira.

O Irã foi abalado por manifestações provocadas pela morte em 16 de setembro de Mahsa Amini, um curdo iraniano de 22 anos que havia sido preso por supostamente violar a estrita regra de vestuário para mulheres com base na lei islâmica da sharia.

Em uma sessão especial em novembro, o Conselho de Direitos Humanos da ONU votou para criar uma investigação de alto nível sobre a repressão mortal.

Reportando-se ao conselho, Sara Hossain, presidente da missão internacional independente de apuração de fatos, disse que, 10 meses depois, o “direito à verdade e à justiça da família Amini continua não cumprido”.

“A falta de transparência em torno das investigações sobre sua morte é ainda mais evidenciada pela prisão e detenção contínua de duas mulheres jornalistas, Nilufar Hamedi e Elahe Mohammadi, que primeiro noticiaram o evento”, acrescentou ela.

O Irã disse que 22.000 pessoas foram perdoadas em conexão com os protestos – o que “sugere que muitos mais foram detidos ou acusados”, disse Hossain.

Não existem dados oficiais sobre a natureza das acusações contra eles, ou sobre os condenados, detidos ou acusados ​​em conexão com os protestos, disse ela.

Hossain disse que os manifestantes perdoados foram supostamente obrigados a expressar remorso – “para efetivamente admitir a culpa” ao assinar compromissos por escrito de não cometer “crimes semelhantes” no futuro.

“Punições severas continuam a ser impostas aos envolvidos nos protestos, inclusive por exercer direitos protegidos pela lei internacional de direitos humanos”, disse ela.

“O mais assustador é que sete homens já foram executados após procedimentos precipitados marcados por graves alegações de violações de julgamentos justos, incluindo confissões extraídas sob tortura.”

A missão de investigação pediu a Teerã que pare as execuções de indivíduos condenados à morte em conexão com os protestos e instou o Irã a libertar todos os detidos para reuniões pacíficas e relatórios sobre os protestos.

Hossain também instou Teerã a cooperar com a investigação.

– Irã culpa o Ocidente –

Em resposta, Kazem Gharib Abadi, secretário-geral do Alto Conselho de Direitos Humanos do Irã, disse que os países ocidentais fomentaram os protestos e que “terroristas entraram em cena”.

“Mais de 75 policiais e pessoas foram martirizados pelos manifestantes, e mais de 7.000 policiais também ficaram feridos”, disse ele.

“A política do Irã em relação aos distúrbios era usar os poderes legais mínimos”, insistiu ele, enquanto classificava o estabelecimento da investigação da ONU como “motivado politicamente e inaceitável”.

Ele afirmou que um canal de mídia social “ensinou como fazer bombas” e outro “criou mais de 50.000 contas farsi falsas para agir contra o Irã”, enquanto canais de TV estrangeiros “anti-iranianos” “dedicaram suas capacidades a notórios terroristas para entrevistas” .

Ele também destacou os recentes distúrbios contra a violência policial na França, que, segundo ele, “testemunharam o uso de força excessiva contra manifestantes pacíficos, prisões arbitrárias generalizadas e restrições na internet e nas mídias sociais”.

“Seria prudente que o Conselho de Direitos Humanos convocasse uma sessão especial para examinar a situação na França”, disse ele.


Irã mantém repressão e execuções por causa de protestos: investigação da ONU

#Irã #mantém #repressão #execuções #por #causa #protestos #investigação #ONU



This post first appeared on Best Information For Web Designer And Web Develope, please read the originial post: here

Share the post

Irã mantém repressão e execuções por causa de protestos: investigação da ONU

×

Subscribe to Best Information For Web Designer And Web Develope

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×