Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Nigerianos marcam as festividades do Eid navegando em problemas econômicos


Muçulmanos nigerianos celebraram as orações do Eid el-Adha em todo o país, embora muitos lutem contra o alto custo de vida – Copyright AFP PIUS UTOMI EKPEI

Os Nigerianos marcaram o festival muçulmano de Eid al-Adha na quarta-feira com orações, celebrações e jantares familiares, enquanto muitos navegavam pela alta inflação, uma forte desvalorização da moeda e crescentes custos de transporte.

A nação mais populosa da África está quase igualmente dividida entre o norte predominantemente muçulmano e o sul cristão, embora muitos sulistas sejam muçulmanos, incluindo o novo presidente Bola Ahmed Tinubu.

Desde que assumiu o cargo no final de maio, Tinubu tomou decisões rápidas para ajudar os investimentos, pondo fim a um caro subsídio ao combustível e flutuando a moeda naira, mas atingindo os nigerianos com um aumento de curto prazo no custo de vida.

Em Kano, a segunda maior cidade da Nigéria e capital de fato do norte de maioria muçulmana, mercados de gado improvisados ​​surgiram esta semana enquanto os moradores se preparavam para comprar carneiros, vacas e camelos como sacrifício para as festividades do Eid.

Para Usman Muhammad, uma enfermeira de 58 anos, o carneiro agora estava fora de seu orçamento. Mas o pai de sete filhos Disse que o frango teria que servir para a celebração familiar deste ano.

“Depois de comprar comida para o mês com meu salário, o que sobra não é suficiente para comprar um carneiro e me sustentar durante o mês”, Disse Ele.

“Nós temos que ser realistas. Esta é a primeira vez que pulo um sacrifício de carneiro como um homem de família.”

Eid al-Adha é uma das duas maiores celebrações muçulmanas e destina-se a marcar a peregrinação anual a Meca.

Em sua mensagem no Eid, Tinubu reconheceu os desafios econômicos e de segurança enfrentados pela Nigéria, onde as forças armadas estão enfrentando um conflito jihadista, gangues armadas e tensões separatistas.

“Embora eu reconheça tudo isso, quero garantir a vocês que eles não são intransponíveis”, disse sua declaração.

– Altos preços –

O chefe dos comerciantes de gado de Kano, Ibrahim Sani, disse que os preços do carneiro subiram com um aumento nos custos da alimentação animal e o aumento nos preços da gasolina após o fim dos subsídios.

“Esses fatores afetam o preço dos carneiros e de outros animais”, disse ele, segurando um pedaço de pau que usava para cutucar os animais para potenciais compradores.

Um saco de ração animal custava agora 9.500 nairas (US$ 12), contra 4.500 nairas no ano passado.

“A desvalorização do naira também teve um sério impacto nos preços do carneiro porque compramos alguns animais dos vizinhos Níger, Chade e Camarões. Então, o baixo valor do naira significa que compramos carneiros a um preço mais alto por lá.”

Os preços mais altos também significaram que as vendas de carneiros caíram. Para algumas famílias, isso significava juntar recursos para a carne do Eid para comprar uma vaca, disse ele.

Em Lagos, o centro financeiro da maior economia da África, o empresário Durojaiye Adeosun disse que costumava comprar dois carneiros para o Eid, mas este ano ele está procurando o melhor preço por apenas um.

“Este ano, mesmo para pagar por um agora, ainda estou subindo e descendo”, disse ele.

O comerciante de gado Harun Muhammad, que estava em Lagos vendendo animais comprados no Chade em francos CFA da África Ocidental, a desvalorização do naira foi uma luta.

Mas Muhammed Olawale, que estava comprando gado no mercado de Lagos, não fazia sentido comparar os preços anteriores com as comemorações do Eid do ano passado.

“Existe inflação atualmente na Nigéria, portanto, devemos entender que não será barato”, disse ele.

“Sinceramente, carneiro é muito caro este ano. Então, rezamos para que, antes do ano que vem, as coisas voltem ao normal”.


Nigerianos marcam as festividades do Eid navegando em problemas econômicos

#Nigerianos #marcam #festividades #Eid #navegando #problemas #econômicos



This post first appeared on Best Information For Web Designer And Web Develope, please read the originial post: here

Share the post

Nigerianos marcam as festividades do Eid navegando em problemas econômicos

×

Subscribe to Best Information For Web Designer And Web Develope

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×