Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Putin acusa Ocidente de querer que os russos ‘se matem’ em motim


O presidente russo, Vladimir Putin, se reúne com as principais autoridades de segurança do país – Copyright SPUTNIK/AFP Valery SHARIFULIN

O presidente russo, Vladimir Putin, acusou na segunda-feira a Ucrânia e seus aliados ocidentais de querer que os russos “se matem” durante uma revolta de mercenários do grupo Wagner, que surpreendeu o país com uma marcha abortada em Moscou no fim de semana.

Em seu primeiro discurso à nação desde que os rebeldes recuaram, Putin Disse que emitiu ordens para evitar derramamento de sangue e concedeu anistia aos combatentes de Wagner, cujo motim representou o maior desafio até agora para seu governo de duas décadas.

“Desde o início dos eventos, sob minhas ordens, foram tomadas medidas para evitar derramamento de sangue em grande escala”, disse Putin em um discurso televisionado, agradecendo aos russos por seu “patriotismo”.

“Era precisamente esse fratricídio que os inimigos da Rússia queriam: tanto os neonazistas em Kiev quanto seus patronos ocidentais, e todos os tipos de traidores nacionais. Eles queriam que os soldados russos matassem uns aos outros”, disse Putin.

Putin também agradeceu a seus oficiais de segurança por seu trabalho durante a rebelião armada em uma reunião que incluiu o ministro da Defesa, Sergei Shoigu, um dos principais alvos do motim.

“A solidariedade civil mostrou que qualquer chantagem, qualquer tentativa de organizar turbulência interna, está fadada ao fracasso”, disse Putin.

Ele acrescentou que os combatentes de Wagner poderiam escolher entre se juntar ao exército russo ou partir para a Bielorrússia, ou até mesmo voltar para suas casas.

“Hoje você tem a possibilidade de continuar servindo a Rússia firmando um contrato com o ministério da defesa ou outras agências de aplicação da lei, ou de retornar à sua família e entes queridos… Quem quiser pode ir para a Bielo-Rússia”, disse Putin em seu discurso. .

O chefe de Wagner, Yevgeny Prigozhin, havia defendido anteriormente seu motim abortado como uma tentativa de salvar seu grupo de mercenários e expor as falhas da liderança militar da Rússia – mas não para desafiar o Kremlin.

A primeira mensagem de áudio do senhor da guerra desonesto desde que cancelou o avanço de suas tropas em Moscou foi divulgada enquanto as autoridades russas tentavam apresentar ao público um retorno aos negócios como sempre.

– ‘Assunto interno da Rússia’ –

Em Washington, o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby, disse que as autoridades estavam monitorando “muito de perto” a turbulência no país com armas nucleares.

“Tivemos e pudemos ter conversas em tempo real – por meio de canais diplomáticos – com autoridades russas sobre nossas preocupações”, disse ele.

Mas o Departamento de Estado disse que a embaixadora Lynne Tracy em Moscou entrou em contato com autoridades russas “para reiterar o que dissemos publicamente – que este é um assunto interno da Rússia no qual os Estados Unidos não estão e não estarão envolvidos”.

Os combates continuaram na Ucrânia, onde as forças de Kiev conquistaram novas vitórias em sua batalha para expulsar as tropas russas do leste e do sul do país, mas na capital russa as autoridades retiraram seu regime de segurança reforçada.

Prigozhin, que não revelou de onde estava falando, disse em uma mensagem de áudio online que sua revolta tinha como objetivo impedir que sua força de Wagner fosse desmantelada e se gabou de que a facilidade com que avançou sobre Moscou expõe “sérios problemas de segurança”. .

“Fomos para demonstrar nosso protesto e não para derrubar o poder no país”, disse Prigozhin, gabando-se de que seus homens haviam “bloqueado toda a infraestrutura militar”, incluindo bases aéreas ao longo de sua rota em direção a um ponto a menos de 200 quilômetros (125 milhas) de Moscou. .

– Opção da Bielorrússia –

Prighozin cancelou o avanço e retirou-se de uma base militar que seus homens haviam tomado na cidade de Rostov-on-Don, no sul do país, um centro nevrálgico da guerra na Ucrânia, na noite de sábado, após esforços de mediação do homem forte da Bielorrússia, Alexander Lukashenko.

Lukashenko deveria falar sobre a turbulência em breve, de acordo com seu canal não oficial do Telegram, Pul Pervogo.

Prigozhin disse que Lukashenko ofereceu a ele uma maneira de manter operacional a unidade de Wagner – um elemento-chave na máquina militar russa na Ucrânia e nos pontos críticos da África e do Oriente Médio.

A extraordinária sequência de eventos de sábado – blogueiros militares russos relatam que Wagner derrubou seis helicópteros russos e um avião de comando e controle durante seu avanço – foi vista internacionalmente como a crise de segurança mais séria da Rússia em décadas.

O Kremlin se esforçou para enfatizar que houve um retorno ao normal.

A sede da Wagner em São Petersburgo disse que continua aberta para negócios, e o ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, disse que a empresa continuará a operar no Mali e na República Centro-Africana.

Autoridades em Moscou e na região de Voronezh, ao sul da capital, suspenderam as medidas de segurança de emergência “antiterroristas” impostas para proteger a capital do ataque rebelde.

– ‘Seguindo em frente’ –

Os líderes militares ucranianos, por sua vez, insistiram que estavam progredindo no sul e no leste do país, e o presidente Volodymyr Zelensky fez uma viagem para levantar o moral das tropas que combatem as forças russas perto da cidade de Bakhmut.

“Estamos derrubando o inimigo de suas posições nos flancos da cidade de Bakhmut”, disse o comandante da força terrestre oriental, Oleksandr Syrskyi. “A Ucrânia está recuperando seu território. Estamos avançando.”

Moradores ucranianos na cidade de Druzhkivka, perto de Bakhmut, também em Donetsk, na linha de frente, disseram à AFP que quatro explosões atingiram um bairro residencial durante a noite.

As explosões romperam canos de água e esgoto, quebraram janelas e lançaram pedras que atingiram quintais e telhados, mas as autoridades municipais disseram que ninguém ficou ferido.

“Foi uma noite ‘divertida’, não tínhamos isso há muito tempo, está quieto há mais ou menos um mês”, disse Lyubov, de 66 anos, mostrando o novo buraco em seu telhado de telhas de cimento.


Putin Acusa Ocidente de querer que os russos ‘se matem’ em motim

#Putin #acusa #Ocidente #querer #russos #matem #motim



This post first appeared on Best Information For Web Designer And Web Develope, please read the originial post: here

Share the post

Putin acusa Ocidente de querer que os russos ‘se matem’ em motim

×

Subscribe to Best Information For Web Designer And Web Develope

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×