Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Editor de código Zed para macOS muda licença de código para aberto!

Zed é um Editor de código de alta performance, que utiliza múltiplas threads e aceleração de GPU, e oferece uma série de recursos, como um terminal integrado, um modo Vim e muito mais. Zed foi criado pelos mesmos desenvolvedores do editor Atom e do framework de análise sintática Tree-sitter. Até agora, Zed era focado no macOS, mas com a sua abertura de código, espera-se que o trabalho para o Linux comece em breve.

Zed anunciou hoje que está se tornando um projeto de código aberto. O código do próprio Zed será disponibilizado sob uma licença copyleft, para garantir que qualquer melhoria beneficie toda a comunidade (GPL para o editor, AGPL para os componentes do lado do servidor). O framework GPUI, que alimenta o Zed, será licenciado sob a Apache 2.0. Se você não está familiarizado com o temo open source, saiba que temos um post onde explicamos o que é software livre, código aberto e gratuito.

Zed está abrindo o código porque seu modelo de negócio agora será baseado na venda de serviços, em vez de um editor proprietário. Zed pode começar a cobrar por serviços extras no futuro, bem como explorar a possibilidade de computação do lado do servidor para recursos de IA, como outra estratégia de monetização.

Hoje, estamos abrindo o código de 100% do que escrevemos até agora. No entanto, no futuro, ainda podemos oferecer produtos proprietários voltados para casos de uso comercial e empresarial, embora sempre pretendamos que o código proprietário seja uma fração minúscula em comparação com o código que abrimos. Também pretendemos garantir que nossa necessidade de gerar receita nunca interfira com sua necessidade de escrever software. Nunca vamos mostrar um anúncio em seu editor de código, e se fizermos isso, você sempre pode construir o Zed a partir da fonte.

afirmaram os desenvolvedores do Zed.

Embora nenhum detalhe sobre o Linux tenha sido compartilhado como parte dos anúncios de hoje, aqueles interessados em saber mais sobre o Zed se tornando código aberto podem fazê-lo através do blog Zed.dev. O código-fonte do editor Zed está disponível no GitHub.

O post Editor de código Zed para macOS muda licença de código para aberto! apareceu primeiro em SempreUpdate.



This post first appeared on Site SempreUpdate, please read the originial post: here

Share the post

Editor de código Zed para macOS muda licença de código para aberto!

×

Subscribe to Site Sempreupdate

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×