Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

OBS: agora possui suporte ao FFmpeg VA-API AV1

OBS Studio é um software gratuito e de código aberto para transmissão ao vivo e gravação de tela. Ele é popular entre streamers de jogos e outros que gravam seus desktops ao vivo. Uma das vantagens do Obs Studio é que ele permite usar diferentes codecs de vídeo para codificar e transmitir seu conteúdo.

Codec AV1 agora no OBS

Um dos codecs mais promissores é o AV1, que oferece uma alta qualidade de imagem com uma taxa de bits menor do que os codecs tradicionais, como o H.264 ou o VP9. O AV1 é um formato aberto e livre de royalties, desenvolvido pela Alliance for Open Media (AOMedia), que inclui empresas como Google, Netflix, Amazon, Facebook, Microsoft e Intel.

No entanto, o AV1 também tem uma desvantagem: ele é muito mais complexo e demorado de codificar do que os outros codecs. Por isso, é necessário usar aceleração de hardware para tornar o processo mais rápido e eficiente. No Linux, uma das interfaces que permite usar a aceleração de hardware é a API de Aceleração de Vídeo (VA-API), que é suportada por drivers gráficos da AMD e da Intel.

VA-API disponível no OBS para Linux

Recentemente, o OBS Studio finalmente adicionou suporte para codificação AV1 usando a VA-API no Linux. Essa funcionalidade foi proposta em maio do ano passado, mas só foi mesclada no código principal na terça-feira à noite. O código foi testado com sucesso usando os drivers Mesa para placas gráficas AMD Radeon RX 7000 e Intel Arc.

Isso significa que os usuários do OBS Studio no Linux poderão aproveitar os benefícios do AV1 para transmitir ou gravar seus vídeos com uma qualidade superior e uma largura de banda menor. No entanto, é importante notar que nem todos os dispositivos ou plataformas são capazes de reproduzir vídeos em AV1, por isso é recomendável verificar a compatibilidade antes de usar esse codec.

Para usar o AV1 com a VA-API no OBS Studio, é necessário ter a versão mais recente do software e dos drivers gráficos instalados no seu sistema. Além disso, é preciso selecionar o codec AV1 na aba “Saída” das configurações do OBS Studio, e escolher a opção “VA-API” como método de codificação. Se você preferir temos um post sobre como instalar o OBS no Linux, um tutorial completo.

Esperamos que este post tenha sido informativo e útil para você. Se você tiver alguma dúvida ou comentário sobre o OBS Studio, ou o AV1, por favor, fale com a gente no Telegram no grupo @sitesempreupdate. Obrigado por ler! Se você quiser conhecer todos os recursos que estão no forno, acesse o fórum deles e confira tudo o que anda sendo debatido.;

O post OBS: Agora Possui Suporte ao FFmpeg VA-API AV1 apareceu primeiro em SempreUpdate.



This post first appeared on Site SempreUpdate, please read the originial post: here

Share the post

OBS: agora possui suporte ao FFmpeg VA-API AV1

×

Subscribe to Site Sempreupdate

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×