Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Falha no Google causa oscilações na classificação de sites nas buscas nos finais de semana

Janeiro parece ser um ano com muitos problemas, inclusive o Google já vem causando grandes oscilações em todos os sites no mundo todo. Sim, o Google confirmou que há um bug que faz com que sites caiam ou subam nos resultados de buscas durante o final de semana. Todos os donos de sites começaram a observar isso desde setembro de 2023, mas só agora o Google confirmou que há um problema.

Durante a semana, o Google Search parece classificar alguns sites sem problemas, mas remove essa classificação nos fins de semana. Há um foco intenso em TLDs não padrão, ou seja, aqueles novos TLDs de vaidade que você pode criar. Ainda não está claro se isso é um problema do Google Search ou se a questão está na qualidade desses sites.

A parte super interessante é que a maioria das datas dessas quedas de classificação coincide com as atualizações de classificação de pesquisa do Google no fim de semana que cobrimos aqui. Cada uma dessas quedas para esses sites aconteceu com essas atualizações de classificação de pesquisa do Google não confirmadas. Isso não quer dizer que apenas esses TLDs não padrão estão tendo problemas, perguntei às pessoas neste site, bem no fundo dos comentários, alguns dias atrás, se seus sites que foram impactados eram TLDs não padrão, e a grande maioria disse não, eles estavam em TLDs .com.

A primeira pessoa que vi cobrir isso foi Tomasz Rudzki na ZipTie. Em resumo, ele escreveu: “Nos fins de semana, algo estranho continuava acontecendo – o site perdia completamente as classificações e o tráfego. As pessoas nem conseguiam encontrá-lo quando o procuravam pelo nome.”

Vários sites populares ao redor do mundo foram impactados pelo problema, mesmo o Google informando que foi uma pequena parte de sites, mas não é bem assim. Como a situação só se agrava, agora e muitos sites estão postando nos fóruns oficiais do Google, agora já estão chamando de bug.

O que dizem sobre o bug do Google Search nos finais de semana?

A pessoa escreveu: “Desde o final de novembro, meu site tem desaparecido periodicamente dos resultados de pesquisa do Google, impactando significativamente sua presença online e tráfego. Este problema ocorreu sete vezes desde então, com meu site retornando às suas posições anteriores seis vezes, mas atualmente está ausente novamente.” Eles compartilharam este gráfico e links para reclamações semelhantes nos fóruns.

Agora, isso é algum tipo de bug com o Google Search? Sim, é.

Google diz que é a falta de qualidade dos sites

Inicialmente foi cogitado que seria um problema envolvendo o Web Core ou algo parecido, e até mesmo qualidade de conteúdo, mas acredito que não é por aí. O próprio Google disse que seria um problema de qualidade, que os sites estavam no limite de qualidade e assim o Google não acha que vale a pena indexar este ou aquele site.

Além disso, o Google também confirmou que os sites podem sair ou entrar a qualquer momento dos seus resultados de buscas, basta estarem no limite da qualidade. Isso agora é um critério para estarem ou não nas buscas do Google. Isso tem gerado muitos comentários e todos os donos de sites estão achando estranho este comportamento do Google Search.

Por fim, após idas e vindas o Google confirmou ontem 22/01/2024 que realmente é um Bug, eles disseram:

Estamos cientes de um problema muito específico que causou flutuações temporárias nos resultados de pesquisa para um pequeno número de sites. O problema já foi resolvido e os sites não devem mais estar vendo seus efeitos. É interessante porque essas estranhas atualizações de classificação do Google não confirmadas nos fins de semana pararam. O restante desta história não foi atualizado.

Já sobre o porquê que isso só acontece no final de semana, o Google optou por não comentar o assunto. Por enquanto o Google disse apenas que os donos de sites não precisam fazer nada para resolver isso, tudo será feito do lado do Google Search.

O post Falha no Google causa oscilações na classificação de sites nas buscas nos finais de semana apareceu primeiro em SempreUpdate.



This post first appeared on Site SempreUpdate, please read the originial post: here

Share the post

Falha no Google causa oscilações na classificação de sites nas buscas nos finais de semana

×

Subscribe to Site Sempreupdate

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×