Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Conheça o bauh, um gerenciador de aplicativos Linux

Muitas pessoas criticam o Linux por existir muitos métodos de instalação de Software. Argumenta-se que isso cria complexidade desnecessária para o usuário Linux. Mas há ferramentas que podem te ajudar a gerenciar seus aplicativos no Linux, como o bauh, um gerenciador de aplicativos excelente.

Instalação de aplicativos no Linux

Veja a popular distribuição Ubuntu. Podemos instalar software da própria loja de Aplicativos do Ubuntu, o App Center. Muitos usuários do Ubuntu, no entanto, ainda preferem instalar software usando o apt, um utilitário de linha de comando para gerenciar pacotes deb. Mas existem muitos aplicativos interessantes que não estão disponíveis no App Center ou não possuem um pacote deb disponível.

Caso não haja um Snap ou um pacote deb, sempre há a opção de construir manualmente o programa de código aberto. Mas às vezes a vida é muito curta para perder tempo fazendo isso, especialmente se um programa tiver muitas dependências.

Além dos citados, existem outros métodos de instalação alternativos, como Flatpak e AppImage de plataforma cruzada, que são maneiras muito mais rápidas de instalar software, embora cada um tenha suas próprias desvantagens.

Se você gosta de testar software, seu sistema pode estar repleto de software instalado de uma infinidade de fontes. Isso torna mais difícil gerenciar o sistema. Você pode, portanto, querer uma maneira de unificar o gerenciamento. Neste artigo, analisamos o Bauh, uma interface gráfica que permite gerenciar seu software. Ele suporta Snaps, Flatpaks, AppImages, pacotes deb, aplicativos da web e até pacotes para a distribuição Arch.

Instalação do bauh

O pessoal do Linux Links testou o bauh no Ubuntu 23.10. Há a possibilidade de instalar o software com pip, o gerenciador de pacotes Python, ou melhor, em um ambiente isolado sem usar as bibliotecas do sistema. Há também um AppImage disponível. Eles optaram por testar o software parcialmente com o AppImage, simplesmente porque é uma maneira rápida de testar o software.

Eles testaram também o bauh com Manjaro, uma distribuição baseada em Arch. Há um pacote no Arch User Repository, mas ele não foi compilado em nosso sistema de teste. Em vez disso, instalaram o software em um ambiente isolado com estes comandos:

$ python3 -m venv bauh_env
$ bauh_env/bin/pip install bauh
$ bauh_env/bin/bauh

Abaixo, uma imagem do painel de gerenciamento do bauh. Este painel nos permite instalar, atualizar, fazer downgrade e iniciar aplicativos. Há também um mecanismo de pesquisa.

Imagem: Linux Links

Existem muitas opções disponíveis em configurações, como definição de um ícone na bandeja, suporte à internacionalização e opções úteis de interface. Existem algumas configurações avançadas, como downloads multithread, verificação de certificado de segurança e verificação do sistema. Ele pode até ser integrado ao Timeshift para backups do sistema.

O post Conheça o bauh, um gerenciador de aplicativos Linux apareceu primeiro em SempreUpdate.



This post first appeared on Site SempreUpdate, please read the originial post: here

Share the post

Conheça o bauh, um gerenciador de aplicativos Linux

×

Subscribe to Site Sempreupdate

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×