Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

O ransomware BlackCat usa nova VM Linux Munchkin em ataques furtivos

A operação de ransomware BlackCat/ALPHV começou a usar uma nova ferramenta chamada Munchkin que utiliza máquinas virtuais para implantar criptografadores em dispositivos de rede furtivamente. O Manchkin permite que o BlackCat seja executado em sistemas remotos ou criptografe compartilhamentos de rede remotos de Server Message Block (SMB) ou Common Internet File (CIFS).

Ransomware BlackCat usa nova VM Linux Munchkin

A introdução do Munchkin no já extenso e avançado arsenal do BlackCat torna o RaaS mais atraente para os cibercriminosos que buscam se tornar afiliados do ransomware. A Unidade 42 da Palo Alto Networks descobriu que a nova ferramenta Munchkin da BlackCat é uma distribuição personalizada do Alpine OS Linux que vem como um arquivo ISO.

Depois de comprometer um dispositivo, os agentes da ameaça instalam o VirtualBox e criam uma nova máquina virtual usando o Munchkin ISO. Esta máquina virtual Munchkin inclui um conjunto de scripts e utilitários que permitem que os agentes da ameaça despejem senhas, se espalhem lateralmente na rede, construam uma carga útil do criptografador BlackCat ‘Sphynx’ e executem programas em computadores da rede.

Na inicialização, ele altera a senha root para uma conhecida apenas pelos invasores e aproveita o utilitário ‘tmux’ para executar um binário de malware baseado em Rust chamado ‘controlador’ que começa a carregar scripts usados no ataque.

Esses scripts estão listados abaixo:

O controlador usa o arquivo de configuração incluído, que fornece tokens de acesso, credenciais da vítima e segredos de autenticação, bem como diretivas de configuração, listas de bloqueio de pastas e arquivos, tarefas a serem executadas e hosts a serem alvo de criptografia.

Essa configuração é usada para gerar executáveis do criptografador BlackCat personalizados no diretório /payloads/, que são então enviados para dispositivos remotos para criptografar arquivos ou criptografar compartilhamentos de rede SMB e CIFS.

A Unidade 42 descobriu uma mensagem no código do malware dos autores do BlackCat para seus parceiros, alertando contra deixar o ISO nos sistemas alvo devido à falta de criptografia para a configuração, destacando especialmente o risco de vazamento de token de acesso ao chat.

Um problema comum que afeta as vítimas de ransomware e os cibercriminosos é que as amostras geralmente vazam através de sites de análise de malware. A análise das amostras de ransomware permite que os pesquisadores obtenham acesso total ao bate-papo de negociação entre uma gangue de ransomware e sua vítima.

Para evitar isso, os afiliados fornecem tokens de acesso ao site de negociação Tor em tempo de execução durante o lançamento. Portanto, é impossível ter acesso ao chat de negociação da vítima, mesmo que ela tenha acesso à amostra utilizada no ataque. Devido a isso, os agentes da ameaça alertam os afiliados que devem excluir as máquinas virtuais e ISOs Munchkin para evitar o vazamento desses tokens de acesso.

Os desenvolvedores também incluem instruções e dicas sobre como usar o ‘Controlador’ para monitorar o progresso do ataque e iniciar tarefas.

Munchkin torna mais fácil para os afiliados do ransomware BlackCat realizarem várias tarefas, incluindo contornar soluções de segurança que protegem o dispositivo da vítima. Isso ocorre porque as máquinas virtuais fornecem uma camada de isolamento do sistema operacional, tornando a detecção e a análise mais desafiadoras para o software de segurança.

Além disso, a escolha do Alpine OS garante uma pequena pegada digital e as operações automatizadas da ferramenta reduzem a necessidade de intervenções manuais e o ruído dos feeds de comando.

Por fim, a modularidade do Munchkin, apresentando uma variedade de scripts Python, configurações exclusivas e a capacidade de trocar cargas conforme necessário, torna a ferramenta fácil de ajustar a alvos ou campanhas específicas.

Via: Bleeping Computer

O post O ransomware Blackcat Usa Nova VM Linux Munchkin em ataques furtivos apareceu primeiro em SempreUpdate.



This post first appeared on Site SempreUpdate, please read the originial post: here

Share the post

O ransomware BlackCat usa nova VM Linux Munchkin em ataques furtivos

×

Subscribe to Site Sempreupdate

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×